Lucas 21/01/2023
A cólera de Aquiles
"Canta o deusa, a Cólera de Aquiles... "
Assim começa a Ilíada, epopeia homérica de grade importância para entender o pensamento da antiguidade. Muito se sabe que a narrativa demonstra um pequeno pedaço da Guerra de Troia, de 10 anos, a epopeia retrata o vigésimo ano, como falado pela própria Helena, uma personagem principal da guerra, mas não da narrativa.
.
O poema homérico vai ter por personagem principal, Aquiles que por orgulho e irá, decide não lutar ao lado dos Aqueus. O herói grego filho da deusa Tétis com o mortal Peleu, tem um desentendimento com o Atrida Agamenon, comandante dos Aqueus, tal fato faz com que Aquiles não participe da história por um bom pedaço por causa de sua raiva. O Pelida, só vai aparecer lá pro final da narrativa por causa de seu 'amado' companheiro de guerra, Pátroclo, filho de Menécio; A muitas interpretações do que seria a relação de Aquiles e Pátroclo que Homero descreve com sentimentos, afeto, segurança e confiança. Algumas interpretações ainda na própria Grécia antiga por poéticos, dramaturgos e Platão, interpreta como amantes, algo normal para a época, viajando para um ocidente pós surgimento do cristianismo, interpreta a relação como uma fiel amizade. O fato é que eram grandes companheiros (amantes).
.
Pátroclo faz com que Aquiles vá para a guerra, mas antes que ele vá, Pátroclo morre pelas mãos de Heitor (troiano) que faz Aquiles sentir mais ódio, não como outrora por Agamenon, mas contra os troianos e especialmente, Heitor causador da perda de seu grande amor.
A mistura de orgulho por Aquiles ser um dos "grandes heróis " e a cólera carregada em seu peito, faz com que ele mate Heitor e não somente isso, como também sinta um certo prazer de ver o causador da sua grande dor, morto.
.
Não vejo os gregos como crianças, mas o fato dos deuses interferirem nas suas vidas faz com que de alguma maneira os acomode como Heitor fez, por trazer em mente sempre a ajuda externa em favor daquilo que anseio, dando poder aos mortais, assim culmina sentimentos um tanto que infantis como o de Aquiles que mata Heitor para pagar a morte de Pátroclo e assim de alguma maneira, desaparecer o sentimento melancólico e florecer o de satisfação. A paixão por Pátroclo é evidente, e paixão com toda certeza, faz com que o homem saia de si.
.
A paixão, o ódio e o terrível destino traçado pelos deuses, mexem na mente humana de Aquiles, que por natureza, não suporta.