A Ilíada

A Ilíada Homero...




Resenhas - Ilíada


485 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Cello 06/11/2021

Não sei bem por que, mas sempre temi ler Homero, e por isso adiei esta leitura por muito tempo. Mas me surpreendi de forma muito agradável! Esta edição da Penguin é muito gostosa de se ler, possuindo até mesmo mapas de onde se desenvolve toda a ação, o pequeno glossário no final também é bem útil. Resumindo, é uma obra prima da humanidade que todos deveriam ler, principalmente esta edição da Penguin.
comentários(0)comente



sof 04/11/2021

muito confuso
gente pelo amor de deus, não tá escrito a raiva que eu passei lendo esse livro?
a escrita do autor foi uma luta pra mim, a maioria das palavras eu não entendia nada, a ordem dos fatos tava mais confuso que a minha vida e a história tb ficou confusa

eu amo mitologia grega mas foi um sacrifico ler isso
comentários(0)comente



Camillo 21/10/2021

Destino
Uma leitura magnífica,mostrando a atuação dos deuses em meio aos homens, os anseios e desejos tanto dos deuses como também dos homens,recomendo muitoo. Ao mesmo tempo em que eu estava no trem à caminho do trabalho também estava no campo de batalha em meio aos soldados e deuses observando angústias, brados e berros contra os inimigos.
comentários(0)comente



DTK 08/10/2021

Para falar bem a verdade: eu ADOREI a obra. E isso foi MUITO inesperado. Comecei a ler só para acompanhar o namorado no clube de leitura, enquanto ele desanimou e parou nas primeiras páginas, eu segui pleníssima.

Já começo elevando meus agradecimentos à editora Penguin e ao tradutor Frederico Lourenço por terem criado uma tradução tão acessível ao mesmo tempo que agradável de ler e acrescida de introduções e prefácios tão bons, que apenas acrescentam à leitura.

Para os leigos, como eu, sugiro ao início assitir alguns vídeos de especialistas e comentários sobre a obra através dos séculos porque abre muito a mente, fez a minha leitura ainda melhor.

Tratando-se da obra em si: Ilíada tem uma abordagem engraçada a meu ver, é uma história sem início e fim de fato, é necessário descobrir como cada um deles se dá através das páginas, ou seja, pelo meio mesmo (isso se você já não tiver tomado os spoilers clássicos). Acho que o livro vale MUITO a pena ler, as referências são incríveis e ver por si mesmo vale cada momento.
Mas, por favor, não desanima nos pedaços em que fulaninho divino fica matando fulanos iguais de Ares ou então quando as Musas descrevem quem foi para a guerra e quantas nau levou, se o cansaço bater só passa o olho e foca nas partes com mais sustância, elas valem a pena.
Thiago275 05/11/2021minha estante
"Fulaninho divino fica matando iguais de Ares". Gargalhei pois é realmente assim! Estou na metade do livro e amando!




Kemuel.Joo 05/10/2021

Um dos primeiros textos escritos na humanidade, A Ilíada narra alguns acontecimentos da parte final da guerra de Tróia. Essa guerra teve início após Páris, príncipe de Tróia, sequestrar Helena, a mulher de seu seu albergueiro. ⁣

Apesar de a guerra ser o pano de fundo do texto, Homero escolhe um acontecimento específico do conflito para desenvolver na narrativa, A CÓLERA DE AQUILES. Em determinado momento da guerra, Aquiles, O melhor guerreiro dos Aqueus, discute com Agamêmnon, principal Comandante do exército grego, e decide se retirar da batalha com todas as suas tropas.⁣

O poema foi escrito na forma de versos tradicionais da literatura épica grega, o hexâmetro dactílico. No entanto, na edição da penguin, o tradutor optou pelos versos livres, tendo por finalidade apresentar um texto mais fluido para leitores iniciantes de Homero.⁣

A Ilíada é sem dúvidas um dos textos essenciais da humanidade. O estilo homérico, o uso de digressões para retomar outros momentos da guerra ou deixar subentendido acontecimentos pós-ilíada, além do uso da mitologia grega são pontos que tornam a experiência de leitura única. Eu tive o primeiro contato com essa história através do filme Troy, apesar de conhecer parte do enredo, achei a leitura do livro indispensável.⁣

No entanto, nem tudo no texto me agradou. A parcialidade do Homero em prol dos gregos é compreensível, visto que é um livro grego, mas em alguns momentos me incomodou, porque parecia que ele os troianos estavam sempre se dando mal. Além disso, algumas das intermináveis cenas de guerras por vezes eram cansativas, mas eu entendo que tudo isso faz parte do estilo homérico.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CUdiJRdLmTp/
comentários(0)comente



Thiago Gadelha 01/10/2021

Clássico
Achei um dos textos mais difíceis de acompanhar, mas nem por isso torna o livro chato. Pelo contrário, esse livro é pré-requisito pra quem gosta de história antiga, tem que ler por que vale a pena.
comentários(0)comente



Otto.Barros 22/09/2021

Canta-me a Cólera - ó deusa! - funesta de Aquiles Pelida...
Este é um livro que dispensa apresentações, então não as farei, há gente mais inteligente e capacitada que eu para fazê-lo de modo muito mais interessante.

Partindo ao que interessa, impressões sobre a obra...fantástica! E eu explico pq: apesar de ser em verso, e da tradução que tenta simular os hexâmetros gregos antigos de Carlos Alberto Nunes, o traço de oralidade é forte e quando se capta o ritmo de cada verso a estética sintática e semântica do texto acabam por dar um ar quase místico na leitura.

Não posso negar que há momentos onde a narrativa se torna enfadonha e cansativa, vide Canto II com a contagem das Naus...é morte lenta, desculpe-me os estudiosos. Mas a quantidade de momentos nos quais a narrativa brilha em áurea ardente, como Aquiles desejoso de vingar Pátroclo, são muito superiores. É possível sentir o gosto do drama que é a vida personagens como Heitor, Priamo, Andrômaca, Aquiles, Helena e os demais.

Homero é tão especial que nomeia cada guerreiro, não importando se sua primeira e única aparição seja frente a lança de Eneias, a flecha de Teucro ou a espada de Ajax; eu nunca tinha visto isso em qualquer outra narrativa...é incrível!

Aos afobados: não há cavalo de madeira aqui...o que não é um ponto negativo visto que o 24° e último canto é tão lindo que suplanta totalmente a descrição da queda de Troia(que se não me engano vai ser narrada na Odisséia).

No mais, leiam a Iliada. Mas leiam de cabeça livre e peito aberto para ser arrebatado pela magnanimidade desta obra de quase 3 mil anos, ela não sobreviveu a toa, há muita beleza nessas palavras!!
comentários(0)comente



Rodrigo 19/09/2021

Um dos melhores livros que já li
Por já ter uma noção da história, sempre deixei a leitura deste livro pra depois. Mas isso foi um grande erro! Não tinha noção do qual denso, profundo e espetacular é a obra de Homero. Como me arrependo.

Essa tradução é a única que me agradou, pois está na medida, pois não é simplista, nem extremamente enigmática de tão complexa como foi outras traduções que tentei.
comentários(0)comente



natalianvn 12/09/2021

meu deus, QUE experiência ???
é emocionante entrar em contato com a poesia de Homero e acompanhar os heróis e deuses nessa batalha.
amei, me emocionei em várias partes. sensacional. ?
comentários(0)comente



Gloria.Araujo 02/09/2021

A Ilíada (em grego antigo: ?????, AFI: [i?liás]) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos decorridos no período de 51 dias durante o nono e penúltimo ano[1] dos dez anos da Guerra de Troia, conflito empreendido para a conquista de Ílio ou Troia, cuja gênese radica na ira (?????, mênis) de Aquiles.
comentários(0)comente



Criadordej 25/08/2021

Diomedes é melhor do que o Aquiles kkkkk.
Devo dizer que ao ler a obra me encantei com a magnifica construção de personagens sei que é um pouco exagerado de minha parte, mas adorei o Diomedes, fico pensando como nunca ouvi falar dele antes, um baita guerreiro.
comentários(0)comente



Henry 24/08/2021

Leitura rápido.
Pra quem gosta de uma aventura - contada não em forma de poema, como é a obra original- esse livro é um prato cheio. O autor conta toda a estória de Troia e um pouco (pouquinho mesmo) dos personagens, só pra te situar na estória. Ele tem uma escrita simples, porém te atrai e te prende de forma mágica. Deve ser o encanto de ler, não sei. Recomendo.
comentários(0)comente



Malu_zanetoni 22/08/2021

Ilíada : Guerra de Tróia
Conta um pouco de como a guerra foi ocasionada , desde o começo menciona personagens marcantes da mitologia como : Zeus , Atena , Ares ,Discórdia , Hércules , Heres ?. E também Paris ,Heitor ,Menelau , Agamêmnon , Odisseu , Helena ? é uma história super interessante e muito válida a leitura !
comentários(0)comente



Marcella 22/08/2021

A cidade de Tróia está sitiada pelos aqueus, que buscam recuperar Helena, esposa do Rei Menelau, sequestrada por Páris. No exército grego, Aquiles, semideus e principal soldado, é insultado por Agamenon e, em sua fúria, decide não mais lutar. Com sua retirada, os troianos, liderados por Heitor, conquistam diversas vitórias em batalha, e a situação dos aqueus se complica. Aqui começa a narrativa de Ilíada, um épico sobre guerra e vingança, que se desenrola através dos dias finais do conflito entre essas cidades.
O personagem principal é Aquiles. Apesar de ele aparecer efetivamente em poucos cantos, toda a história gira em torno de sua tragédia, e todos os acontecimentos levam ao seu confronto final com Heitor.
Desde o canto I, nós leitores já sabemos a sorte dos personagens principais, através da reunião dos deuses no Olimpo. Quem decide tudo aqui são eles, a ponto de quase não existir livre arbítrio. Na verdade, os heróis até tem opção de mudar o seu caminho, mas sabem que, se não seguirem a vontade dos deuses, seu futuro será terrível. E acima de tudo, quem decide o destino de cada um é Zeus. Não importa a habilidade dos exércitos ou a qualidade individual de cada soldado. Não importa a presença de Apolo e Atenas no campo de batalha, lutando cada um por seus preferidos. Quando Zeus decide por um lado, este será o vencedor. O máximo que pode acontecer é algum outro deus interceder por um ou outro herói, como Afrodite frequentemente o faz para salvar Páris.
A descrição das batalhas é crua e direta, e as mortes são bem detalhadas ao ponto da carnificina. Não há romance na morte de um homem trespassado por uma lança, com seus intestinos jorrando para fora do corpo.
A maneira como Homero escreve é muito interessante. Por ser um poema estruturado em cantos, há muita repetição de frases, que compõem uma harmonia rítmica à história. Claro que, com a tradução, não há a melodia original de um canto, mas é possível perceber essa estruturação sonora.
Por fim, a tradução da editora Penguin é excelente, tornando o texto de fácil compreensão apesar de seu estilo.
A leitura não é tão difícil quanto parece. É um clássico que merece ser lido em algum momento da vida.
comentários(0)comente



EduardoCDias 22/08/2021

Gregos e troianos.
Contando a Guerra entre Gregos e Troianos, na tentativa daqueles resgatarem Helena, sequestrada por Páris, filho do rei de Troia. Muito sangue, muita violência nas descrições, mas extremamente gostoso de ler. A intervenção dos deuses na guerra muda o curso desta por várias vezes. Mas onde está o famoso cavalo de Troia?
comentários(0)comente



485 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR