Kemuel.Joo 05/10/2021Um dos primeiros textos escritos na humanidade, A Ilíada narra alguns acontecimentos da parte final da guerra de Tróia. Essa guerra teve início após Páris, príncipe de Tróia, sequestrar Helena, a mulher de seu seu albergueiro.
Apesar de a guerra ser o pano de fundo do texto, Homero escolhe um acontecimento específico do conflito para desenvolver na narrativa, A CÓLERA DE AQUILES. Em determinado momento da guerra, Aquiles, O melhor guerreiro dos Aqueus, discute com Agamêmnon, principal Comandante do exército grego, e decide se retirar da batalha com todas as suas tropas.
O poema foi escrito na forma de versos tradicionais da literatura épica grega, o hexâmetro dactílico. No entanto, na edição da penguin, o tradutor optou pelos versos livres, tendo por finalidade apresentar um texto mais fluido para leitores iniciantes de Homero.
A Ilíada é sem dúvidas um dos textos essenciais da humanidade. O estilo homérico, o uso de digressões para retomar outros momentos da guerra ou deixar subentendido acontecimentos pós-ilíada, além do uso da mitologia grega são pontos que tornam a experiência de leitura única. Eu tive o primeiro contato com essa história através do filme Troy, apesar de conhecer parte do enredo, achei a leitura do livro indispensável.
No entanto, nem tudo no texto me agradou. A parcialidade do Homero em prol dos gregos é compreensível, visto que é um livro grego, mas em alguns momentos me incomodou, porque parecia que ele os troianos estavam sempre se dando mal. Além disso, algumas das intermináveis cenas de guerras por vezes eram cansativas, mas eu entendo que tudo isso faz parte do estilo homérico.
site:
https://www.instagram.com/p/CUdiJRdLmTp/