Isotilia 23/01/2015Yoga para Nervosos Li este livro em junho de 2013, não me interessei muito. Mas após sua releitura de outubro de 2013 até janeiro de 2015 (sim, quase quatro meses relendo e praticando), sou obrigada a admitir que esta leitura salvou minha vida.
"Nervoso" é usado como um termo num sentindo amplo que significa "qualquer problema mental": depressão, estresse, etc. Hermógenes era um militar que foi curado de uma doença grave através do ioga e se tornou um dos pioneiros dessa prática do Brasil.
"Yoga para Nervosos" foi escrito na década de 60, por um Hermógenes já maduro. Claramente ele foi escrito para um leitor que não tinha Google e nem Youtube para checar os termos técnicos e assistir à execução dos ásanas (posturas).
O livro se divide em 9 partes: Parte I: A Medicina receita yoga para nervosos; Parte II: Para início de conversa; Parte III: A cura: anseio ao seu alcance; Parte IV: As várias frentes; Parte V: Sádhana; Parte VI: Higiene estética; Parte VII: Alimentação sadia; Parte VIII: Técnicas e Parte IX: Vamos à prática!
As partes I a III foram muito cansativas para mim. O próprio autor se desculpa por ter sido muito técnico, citado muitos casos de cura, mas o objetivo dele era convencer um leitor leigo dos benefícios possíveis com a prática do ioga, sem criar falsas expectativas..
As partes IV a VII fala das várias frentes do ioga. Vale muito a pena ler. Principalmente a parte V: Sádhana. Eu reli essa parte pelo menos umas vezes. O próprio Hermógenes recomenda a leitura repetitiva desta parte.
A parte VIII é uma descrição detalhada das posturas, assim como seus benefícios. São práticas acessíveis a praticamente qualquer leitor devido a sua facilidade. Obviamente é mais recomendável que o leitor pratique yoga com supervisão de um professor capacitado. Mas se você estiver sem essa possibilidade, pode ler o livro e seguir as instruções. Elas são até muito redundantes em algum caso.O Professor Hermógenes tem um estilo único de explicar cada postura.
A Parte IX são fichas com sequência de posturas recomendadas para cada tipo de problema mental: Série A - Psicoterapêutica; Série B - Fisioterapêutica vitalizante (para deprimidos); Série C - Fisioterapêutica sedante (para excitados); Série D - Fisioterapêutica relaxante (para tensos). O autor recomenda executar a série A e uma série específica para o seu problema. Eu fiz e faço apenas a série B (com algumas alterações recomendadas pela minha professora de yoga) e foi o que me salvou. Estou fazendo tratamento psiquiátrico e psicológico para depressão e pude reduzir a minha medicação seguindo essa prática. Com fé em Deus, acredito que serei curada. Então, muito obrigada, professor Hermógenes!