labbacchio 27/11/2021
Life is only precious because it ends
Cara, com toda sinceridade do mundo, que livrinho cansativo.
O Filho de Netuno não é, nem de longe, um livro ruim. No entanto, Rick, com todo respeito, pra que tanta enrolação? Eu demorei uma semana lendo isso ? o que pra mim é muito, sinceramente ? de tão cansativo que foi. Particularmente, acho que o livro poderia ter tido metade ? ok, talvez mais que metade ? do tamanho que realmente tem.
O Filho de Netuno, da mesma forma que O Heroi Perdido, passa uma vibe bem introdutória, o que acaba contribuindo para a falta de acontecimentos mais "wow" ? logo, prendendo menos ainda a atenção.
Sendo bem sincera, eu também não me envolvi muito com nenhum dos personagens novos ? claro que isso vai de pessoa para pessoa, mas, particularmente, achei os personagens do primeiro livro BEM melhores. Hazel é, sim, uma garota legal, porém não foi aquela personagem que quando fazia algo eu gritava coisas do tipo "MEU DEUS, LINDA, PERFEITA, EU TE AMO, NUNCA ERROU". Frank, bem, pode-se dizer que gostei mais dele. Frank tem uma personalidade muito pitiquinha, ele é um amor de pessoa e um amigo incrível. Todavia, apenas gostei mais dele comparando com o quanto gostei de Hazel, não dá pra dizer que foi um personagem que adorei nem nada do tipo. E bem, Percy eu já conhecia ? falando o óbvio aqui ?, não tenho muito a falar sobre ? eu poderia citar o quanto amo esse menino, mas irei poupá-los.
Bem, vamos à questão da enrolação agora. Olha, sendo bem honesta, eu adoro um bom desenvolvimento, mas, no meu ver, esse livro mais enrolava que desenvolvia. Eu entendo que apresentaram muitas coisas novas relacionadas aos romanos ? inclusive o próprio Acampamento Júpiter ?, porém, particularmente, acho que poderia ter enrolado bem menos. Talvez tenha sido a forma como explicaram tudo, sabe? Quero dizer, se não tivesse como resumir, poderia ter sido distribuído melhor pelo livro. Enfim, na minha opinião, foi muito enrolado e acabou ficando cansativo.
Ok, acho que foquei demais no lado ruim, tenho altas tendências a focar no negativo, perdão. Como eu disse no início, o livro não é ruim, apenas enrola demais. Com todas as novidades e com a presença de um novo acampamento para semideuses ? agora romanos ?, O Filho de Netuno tem um aspecto bem diferente de todos que havia lido até agora ? Percy Jackson e os Olimpianos e O Herói Perdido. Acompanhar o desenvolver da relação de Percy com os romanos, além da experiência de desvendar os vários mistérios com Hazel e Frank torna a leitura bem melhor. Bem, talvez a parte boa tenha ficado meio vaga, mas acho que resumiu tudo.
Sobre recomendação, não tenho como definir se recomendo ou não, porque aqui estamos falando de uma saga, não é? Olha, sinceramente, se fosse pra recomendar *só* esse livro, eu não teria tanta certeza. Entretanto, vi bastante potencial na ideia da saga, então realmente acho que vale a pena ? ok que eu não li os outros ainda, mas isso é apenas um detalhe.