Minha irmã, meu amor

Minha irmã, meu amor Joyce Carol Oates




Resenhas - Minha irmã, meu amor


4 encontrados | exibindo 1 a 4


taty150 14/04/2024

3,5?? pela narrativa lenta 4?? pela qualidade da leitura
Gostei bastante apesar da narrativa ser lenta. Mesmo sendo uma história de ficção tem bastante relatos/acontecimentos da história real sobre JonBenét Ramsey.
Vale a pena a leitura, bem construída e bem redondinha.
(VENHA PASSAR RAIVA COM ESSA LEITURA VOCÊ TAMBÉM! )
ElisaCazorla 18/04/2024minha estante
Taty, que bom que você gostou, mas para mim, realmente não rolou. Achei que daria pra ler as 100 primeiras páginas e as últimas 50 e, praticamente, não perderia nada relevante para a história. Para mim, os mistérios são pífios e sem graça. Tudo se resolve nas últimas 50 páginas sem qualquer relação com as mais de 400 páginas no meio do livro. Concordo com você sobre a narrativa lenta e, vou um pouco além: detestei o narrador. Sofrível e superficial. Nossa, não gostei nada desse livro. Eu li outro da autora que gostei muito e deixo como recomendação: A Mulher de Barro. Esse sim vale a pena!


taty150 18/04/2024minha estante
Sim, eu te entendo. Eu li o livro, e tenho por mim, q a narrativa lenta é mais como uma forma de desabafo do protagonista. Daria mto bem pra ter umas 200 pag, ou até menos, se fosse só escrito com os pontos relevantes. Mas o plot foi bem interessante, como foi abordado o caso e tal (juntando a mídia, os pais...). O q pegou nesse livro foi a escrita da autora não sei como são os outros mas nesse ela arrastou demais, mas a forma q ela escreve é mto interessante, como ela fala com os leitores durante a narrativa, foi um ponto mto forte ali. Mas o pior pra mim foram as notas de rodapé, meudeus é mto cansativo e os maiores detalhes estão na nota de rodapé, e isso é mto importante pra acompanhar a narrativa do Skyler. Sem elas ficaria alguns pontos soltos. As vezes isso atrapalha na leitura, pq foram mtos pontos/detalhes abordados.


taty150 18/04/2024minha estante
Mas eu posso te garantir, teve momentos de enrolação? Teve. Mas até o final, antes do plot, td o mistério envolvendo o caso, foi mantido. E falando da construção da história, mesmo sendo ficção, foi mto bem montado.
(Sim, eu montei o quebra cabeça e descobri bem antes o desfecho.)
Sim, ele tem o final fechadinho, coisa q não aconteceu até na história real da JonBenét.


ElisaCazorla 18/04/2024minha estante
Eu fui para esse livro justamente porque adorei a maneira como a autora narra as suas histórias. Em A Mulher de Barro eu fiquei muito presa no livro do começo ao fim. Se tiver a chance, leia A Mulher de Barro. Adoraria saber suas impressões sobre ele também :) Beijos


taty150 18/04/2024minha estante
Vou colocar na lista


ElisaCazorla 18/04/2024minha estante
:) Vou aguardar seus comentários!


taty150 18/04/2024minha estante
É o mesmo que o Jardim das bonecas da Darkside? Numa nova edição?


ElisaCazorla 18/04/2024minha estante
Não, Mulher de Barro é uma edição da Alfaguara (Companhia das Letras). Jardim das Bonecas é um livro de contos. Sinceramente, não sei se Mulher de Barro está disponível em livrarias, mas com certeza você encontrará em sebos na estante virtual.


taty150 18/04/2024minha estante
Não, só tem usado mesmo . Coloquei na lista


ElisaCazorla 18/04/2024minha estante
Sim, mas a estante virtual é uma rede de sebos. Eles te mandam fotos se você pedir. Eu compro em sebos com muito mais frequência do que em livrarias. Sebos são excelentes! dá uma olhada na estante: www.estantevirtual.com.br


ElisaCazorla 18/04/2024minha estante
Aliás, esse Minha irmã, Meu amor, eu comprei num sebo da estante virtual :)


taty150 18/04/2024minha estante
Eu sempre compro por lá




Priscilla Akao 12/03/2015

Horrível demais para parar de olhar
Um dos melhores livros que já li.
Baseado em fatos reais, num crime até hoje não resolvido, vai muito além do crime. E o mais horrível não é o relato do crime, mas o retrato dessa família , da sociedade em que ela está inserida e o egoísmo e futilidade dos adultos.
comentários(0)comente



luan_dal 05/03/2020

skyler entenda: vc é meu crush
É.... eu nem sei por onde começar a falar desse livro. Comprei ele meio que por impulso, porque tava meio barato e fiquei DESESPERADO pra ler. Aí passou um mês e eu ainda não tinha lido, mas ainda queria. Aí eu comecei a ler, e meu amigos.... não esperava gostar tanto.

Não sabia que ele era baseado no caso da JonBenét Ramsey, mas tem uma nota da autora no começo do livro falando que ela se baseou num crime real. Eu já sabia que a história era do assassinato da Bliss (patinadora em ascensão de 6 anos, que foi encontrada na casa) e lendo essa nota meu cérebro ficou: JONBENÉT. Ai eu fui lendo e foi ficando cada vez mais parecido e aí eu já nem me importava com nada porque só queria ficar lendo e lendo e lendo.

O livro é narrado pelo irmão mais velho da Bliss, Skyler, dez anos depois do assassinato. O Skyler de 19 anos, fudido da cabeça com vários problemas mentais, se culpando por talvez ter matado a irmã e com o cabelo cor de zinco (acho que meio raspado) se tornou meu crush e eu amo ele é isto.

O mais legal é que a gente passa 620 lendo o que o Skyler escreveu, e desde cedo ele avisa que passou quase toda sua vida na reabilitação, tomando remédios e usando drogas psicotrópicas. Quer dizer: narrador NADA confiável. Assim, dá pra acreditar em zero coisas do que tá escrito, mas quem se importa, não é mesmo??

Um dos meus livros favoritos, leiam e sofram por querer comprar outros livros da autora e serem mais de 50 reais :( :(
comentários(0)comente



Vitória 27/07/2022

Esse foi um livro que desgraçou a minha cabeça, e aqui já vou deixar uma autocrítica: preciso parar de pegar livros malucos um atrás do outro. Entre essa leitura e a que estou fazendo agora (um mar sem estrelas), tive apenas o descaso proporcionado por um romance (kyland). Se as coisas piorarem, enviarei a conta das minhas sessões de terapia às autoras, porque ainda por cima são duas mulheres que sabem como me atingir no ponto certo.
Esse foi meu primeiro contato com a Joyce Carol Oates, e sinceramente nunca vi antes algo parecido com o que essa mulher faz aqui. O livro é claramente baseado no caso real da JonBenét Ramsey, mas a autora já deixa claro numa nota que essa é uma história fictícia. Tudo é muito parecido, mas a autora conseguiu me colocar tão dentro da narrativa, foi uma experiência tão imersiva, que eu logo deixei o caso da mini miss de lado e só queria saber o que ia acontecer aqui. Inclusive, a leitura fluiu bem demais por causa disso.
O narrador dessa história foi o motivo de mais da metade dos meus surtos. Logo no início eu tive muito estranhamento com ele, porque o menino tá narrando o negócio em primeira pessoa e, do meio de uma frase pra outra, começa a se referir a ele mesmo na terceira pessoa. Eu cheguei a pensar que tínhamos mais de um narrador, e que a divisão entre eles só não estava clara pra mim, mas o Skyler em algum momento confessa o que está fazendo pro leitor. Só que esse não foi o fim dos meus surtos. Skyler não é um narrador confiável, e faz questão de deixar isso claro pra gente, então eu nem sei explicar o que senti vendo um crime ser narrado por uma pessoa que eu não sabia se estava me contando a verdade ou não. Agora, já tendo terminado tudo, eu consigo ver que grande parte das coisas que ele fala aqui são verdade, mas a autora é tão genial que coloca suposições dele no meio da narrativa, que a gente sabe que são só suposições, só pra fazer com que o leitor fique mais confuso. Quando a gente descarta uma pessoa como suspeita, o Sky começa com a conversa de "mas ela tinha motivos, ela fez tal coisa que eu não contei pra você, mas aconteceu, porque tem muita coisa que eu não tô te contando", e era aqui que o meu cérebro dava erro.
Todo o livro é extremamente bem construído. Mesmo antes de estarmos sequer perto do crime acontecer, a autora consegue deixar a história interessante de outras formas, mostrando a relação tóxica dos pais com o Skyler e a Bliss, toda a mudança que foi na cabeça do Sky ter uma irmã, a relação da família deles com a vizinhança, tentando a todo custo conseguir uma posição de destaque na comunidade, os problemas psicológicos do Sky e os relacionamentos que ele tinha na escola. Pode parecer que são só cenas de cotidiano, e vou te dizer que são só isso mesmo, mas essa mulher coloca sei lá qual coisa aí no meio, que faz com que a gente simplesmente não consiga largar o livro. Só pra vocês terem uma noção, eu levei o livro pro cinema e fiquei lendo na sala enquanto o filme (elvis) não começava.
Depois que o crime acontece, tudo que já era bagunçado vira um completo caos. Vou confessar que o ritmo caiu um pouquinho nessa parte, mas eu também já estava esperando por isso, afinal um dos grandes clímax já tinha passado, só faltava descobrir quem de fato tinha matado a Bliss, e nesse ponto eu até pensei que isso seria algo que eu nunca descobriria, porque me pareceu que o livro não era unicamente sobre isso (e de fato não é). Mesmo assim, aqui a autora faz críticas a clínicas de reabilitação para jovens (que creio que era um assunto muito mais em alta na época em que o livro foi publicado do que agora, vide Britney e as estrelas da Disney em 2007), e ao fato de pessoas tentarem lucrar em cima de assuntos que não deveriam, em momento algum, servir como ganho de dinheiro.
Confesso que a grande revelação do criminoso não foi uma surpresa pra mim, mas acho que, qualquer que fosse o assassino eu não conseguiria ficar surpresa, porque eu desconfiei de absolutamente todo mundo nesse negócio, e a culpa é do Skyler. A Joyce era uma autora que eu queria ler há tempos, mas que estou satisfeita de só ter lido agora, não sei se a Vitória mais jovem estaria preparado pra toda a carga que esse livro me entregou, ou se ela saberia digerir tudo isso da forma correta. Já tenho outros livros dela no meu radar, principalmente a biografia da Marilyn, mas acho que só conseguirei encarar esses dois volumes no próximo ano, antes preciso me recuperar desse e passar algum tempo me preparando pras outras maluquices que essa mulher tem pra fazer com a minha cabeça.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR