A Hora da Estrela

A Hora da Estrela Clarice Lispector




Resenhas - A Hora da Estrela


7110 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Majuusr 13/11/2024

Fora do eixo
Suspeito que todos os livros da Clarice sejam assim, mas como é o meu primeiro, preciso ressaltar.
É admirável a forma com que grandes reflexões são inseridas ao longo do texto como palavras quaisquer.
Mas, a história em si, de nada me impactou.
Rodrigo e Macabéa eram, na verdade, Clarice personificada em sentimentos e vida. Mas não achei nada comovente.
Uma linguagem rebuscada, já esperada, porém que não dificultou a leitura, só a enriqueceu.
Enredo totalmente ok, nada demais, e por isso um tanto quanto decepcionante.
Mas valeu a pena conhecer o que se passa na cabeça de Clarice, amei as indagações e auto reflexões do tal Rodrigo ao narrar a vida da mulher e amei a descrição filosófica contida em cada parágrafo.
De resto, só mais um.
o que não deveria ser, talvez eu não seja feita para esse estilo, não quero menosprezar.
comentários(0)comente



Caroline838 13/11/2024

Achei bom sabe, não é o tipo de leitura que estou acostumada e adoraria ter achado ela O BICHO sabe mds CLARICE Lispector a maior a mais mais

Entendi as críticas, a ingenuidade da personagem e como todos se aproveitam dela, achei o Olímpico o maiiiioooorr 🤬 #$%!& super arrogante, o narrador criticando a fudida um horror e a AMIGA dela uma cachorra enfim né coitada ela meio q só se fode pra 🤬 #$%!&
comentários(0)comente



Tricilongui 13/11/2024

Todas nós meio Macabéa
"Quanto à moça, ela vive num limbo impessoal, sem alcançar o pior nem melhor. Ela somente vive, inspirando e expirando, inspirando e expirando. Na verdade ? para que mais que isso?"

Meu primeiro contato com Clarice Lispector foi através de A Hora da Estrela, e que experiência incrível foi essa leitura! A história demora um pouco para realmente começar, o que inicialmente exige paciência, mas ao mesmo tempo já nos introduz ao estilo único e introspectivo de Clarice. Essa construção lenta cria um ambiente que nos prepara para o impacto final.

Macabéa, a protagonista, é uma personagem que cativa pela sua simplicidade e representa a vida sofrida de tantas mulheres brasileiras. Ela é delicadamente real e triste, e é impossível não sentir empatia por ela e refletir sobre sua existência quase invisível.

A narrativa, ao mesmo tempo crua e poética, me deixou curiosa para explorar mais da obra de Clarice. Recomendo muito para quem quer sentir o peso das palavras e das histórias que revelam o Brasil em sua face mais humana e sofrida.
comentários(0)comente



Raquel :) 13/11/2024

Em A Hora da Estrela, fui envolvida com a protagonista de uma forma que não sei explicar. Macabéa não parece ter consciência de tudo que falta na vida dela, mas a gente sim, a gente sente cada ausência e cada vazio por ela. Ela é tão acostumada à invisibilidade que não se questiona sobre o que poderia ser ou ter, e isso torna ainda mais dolorosa a forma como ela vai aceitando tudo o que o mundo lhe dá, sem se rebelar ou pedir mais. Esse livro foi realmente uma experiência. É profundo, muitos sentimentos à cada trecho, e cada vez mais confirmo que não se lê Clarice, tem que sentir, tem que se entregar completamente à história e personagens. A escrita pode ser complicada, mas vale a pena, juro.

Pro final, o último trecho: ?E agora ? agora só me resta acender um cigarro e ir para casa. Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.
Mas ? mas eu também?!
?Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.?
Sim. ?
comentários(0)comente



Tha 13/11/2024

Nunca tinha lido nada da Clarisse. Acabei criando muita expectativa e me decepcionei um pouco.
Primeiro que o narrador passa a maior parte do tempo falando de si mesmo ou tentando convencer o leitor de que a história que vai ser contada é uma m*rda.
Muito me incomoda tbm como a personagem principal é descrita. A qualquer oportunidade ela é depreciada, sendo chamada de fedida, de Zé ninguém, de feia, de azarada? kkkkk.
Achei a Macabéa uma personagem interessante em suas peculiaridades e queria ter visto como seria a jornada dela depois do ?renascimento?.

Sinceramente, o livro seria melhor se fosse direto ao ponto e contasse somente a história de Macabéa, sem os devaneios do narrador.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bulba5 12/11/2024

Macabéa
Ok.

Primeiro coisa que tenho que comentar sobre é sobre a escrita de Clarice Lispector. Mesmo que para muitos pode ser confuso, eu achei uma escrita muito interessante e divertida, além de ser uma escrita única que deixa a marca da autora.

Falando sobre a história agora, o começo é muito tedioso e eu sinceramente me arrependi de não ter pulado ele, pois foi extremamente cansativo. Mas tirando isso, eu gostei do livro, embora não tenha sido uma das minhas leituras favoritas.

Esse livro de Clarice é um livro que faz você sentir muitos sentimentos. Tédio, ódio, crise existencial, tristeza e esperança; além de falar também sobre a desigualdade social e outros temas.

É um bom livro, mas não se tornou um dos meus favoritos como eu havia dito anteriormente, e eu não acho que eu leria denovo.
comentários(0)comente



Leh 12/11/2024

A Hora da Estrela
Meu Deus do céu acho que eu não tenho o raciocínio mínimo necessário pra entender esse livro KKKKKKKKKK
Too much pra mim, não funcionou
comentários(0)comente



Rafaela1243 12/11/2024

Meu primeiro de Clarice
?A Hora da Estrela? foi um daqueles livros confusos, principalmente de início: fala, desfala, um assunto, pula para outro, volta, dá voltas?
No final, a escrita é como nossa mente: confusa. Ler dá uma certa agonia, em meio a tantas palavras a gente encontra uma pérola que se identifica, e reflete, e relê, reflete novamente e, passa para a próxima.
Tem livros que me dão a sensação de ?estou perdida?, e esse foi um deles. Parece que estou perdida em pensamentos e sensações e isso faz com que muito me aproxime do livro. Parece que estou dentro da mente de alguém.
Como posfácio de Paulo Gurgel Valente: ?nada e tudo são pensados, intuitiva e sugestivamente envolvendo o leitor.?
Realmente, não há nada como Clarice. Mexe com nosso âmago de um jeito que ainda não sei explicar.
Sobre o conteúdo em si (kkk) há muito do social, do vazio, da solidão, pobreza capital e espiritual, busca, malícia e inocência. Mas no fim, sinto que a autora cumpriu sua missão comigo pra quando ela pergutam ?Então, por que você escreve??

?A gente só pode fazer bem as coisas que ama realmente. Os meus livros não se preocupam muito com os fatos em si porque, para mim, o importante não são os fatos em si, mas as repercussões dos fatos no indivíduo. Isso é o que realmente importa. É o que faço. E penso que, sob este aspecto, eu também faço livros comprometidos com o homem e sua realidade, porque a realidade não é um fenômeno puramente externo.?
comentários(0)comente



Claudia 12/11/2024

Não sei exatamente o que senti, mas sei que foi algo bom.
Esse foi meu primeiro contato com Clarice, mãos-de-obra se foi uma boa opção ou não, mas durante toda a narrativa - um pouco confusa, do livro eu achei extremamente interessante a escrita dessa mulher, incrível, curiosa e por varia - muitas vezes - difícil de entender.

Pela primeira vez ouvi um áudio book, queria dizer que o desse livro é incrível, me ajudou muito pela questão do tempo, apesar do livro ser curto a vida adulta maltrata um pouquinho kkk. Enfim, estou ansiosa para outras leituras da autora, crônicas sei que são várias, livros? Também, mas um paço de cada vez e esse primeiro paço me foi ótimo.
comentários(0)comente



Beatriz.Vicente 12/11/2024

Do início ao fim
3 tapas na cara, ódio a homem a gosto e realidade pura e escancarada. Tudo isso banhado com crise existencial
comentários(0)comente



beatriz3550 11/11/2024

?eu vou ter tanta saudade de mim quando morrer?
Mt bom o livro, macabéa é uma personagem fascinante, e a crítica a desigualdade social é certeira, porém acho q pelo livro ser mt curto fiquei com aquele sentimento de estar esperando por alguma coisa q no fim não chegou. eu sla acho q a cartomante me iludiu junto e fiquei esperando um final diferente pra nossa diva
comentários(0)comente



Marta Reis 11/11/2024

Amei!
Gostei muito do livro. Crítico e reflexivo por trás de uma história cotidiana.

Queria destacar um trecho do prefácio que me marcou e representa parte da mensagem da obra; esquecemos que muitos brasileiros passam fome, seus sintomas não são características pessoais como muitos de nós confundimos
comentários(0)comente



diorjisoo 11/11/2024

Clarice, the woman that you are...
A Clarice é um sentimento. Não tem como dar review pra esse livro, nao tem como postar o trecho que eu mais gosto, não tem como explicar Clarice Lispector.
comentários(0)comente



Carol.6 11/11/2024

Nada a declarar
é, eu entendi a mensagem do livro, mesmo não entendendo quase nada dele kkk, esse olímpico não sei não, terrível!
comentários(0)comente



7110 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |