Vanessa França 16/02/2017https://geeklivroseresenhas.blogspot.com.br/Minha coisa favorita sobre este livro é provavelmente o prefácio. As histórias não eram o que eu esperava que fossem. Eu estava esperando por um monte de leituras assustadoras, mas isso é apenas uma coleção aleatória de contos curtos.
Suas idéias são muito originais, inspiradoras e interessantes, mas de nenhuma maneira o que o título Pesadelos E Paisagens Noturnas sugere. Você não vai encontrar nada remotamente assustador aqui, a maioria são apenas contos sobre pessoas estranhas com objetivos estranhos, mas assustador é uma coisa completamente diferente.
No entanto, eu gosto do estilo de escrita de King em certa medida. É fácil e rápido de ler, mas eu acho que ele excede com a construção do personagem. É também por isso que a maioria de suas histórias têm começos muito fracos e lentos que fazem você querer parar antes que que realmente tenha chegado à história. Especialmente para histórias curtas, você não precisa saber sobre os pais do protagonista e avós, ou qualquer outro elemento de construção de caráter específico. Eu estava esperando histórias para me aterrorizar do começo ao fim, mas a maioria das histórias só entregou algo misterioso e são 90% de detalhes para mim sem relevância.
Inclusive os dois livros viraram série que inicialmente foi transmitido pela TNT em 2006 e, depois pela Warner e SBT em 2010. Então temos mais um sucesso de King nas telas da TV.
Segue resuminho dos contos:
O CADILLAC DE DOLAN: Um homem vinga o assassinato de sua esposa pelas mãos de um bandido rico enterrando ele e seus guarda-costas vivos no deserto de Nevada dentro de seu Cadillac.
Esta é uma das melhores histórias nesta coleção. É quase uma novela em mais de 70 páginas. Gostei bastante do Cadillac de Dolan. Acho que é uma grande história. King oferece algo muito original e emocionante.
O FIM DA CONFUSÃO TODA: Um gênio descobre o que ele acredita ser uma cura para a natureza humana na água de uma pequena cidade do Texas e infecta a água do mundo. Infelizmente, esta cura causa a doença de Alzheimer de início avançado e a outra doença similar, além de exterminar a raça humana da terra.
Esta também é uma das histórias mais fortes da coleção. Eu acho que é original, grande e também muito triste. Eu gosto da maneira como o fim da confusão inteira é escrito. O gênio está morto depois de ser injetado com a "cura" por seu irmão que, em seguida, injeta-se. O irmão escreve a história do que aconteceu e gradualmente começa a sucumbir aos efeitos. A adaptação para TV é muito boa também.
QUE SOFRAM AS CRIANCINHAS: Uma professora idosa começa a acreditar que pode ver as crianças em sua classe se transformar em monstros. Ela consegue matar doze deles antes que ela seja parada e trancada em Juniper Hill, um sanatório.
Eu acho que esta é uma grande história também. Eu achei
SOFREM AS CRIANÇAS até um pouco triste. King não deixa claro se o professor é louco ou se as crianças realmente estão se transformando em algo desagradável. Eu gosto desta área cinzenta. O final da história sugere que o professor pode realmente ter visto algo.
O PILOTO DA NOITE: Um repórter de tablóide investiga uma série de assassinatos brutais em aeroportos em todo os EUA. Ele acredita que o assassino tem uma licença de piloto e um avião particular e descobre que isso está correto, mas o assassino é um vampiro.
Esta é uma das boas histórias da coleção. Eu gosto da torção original de King sobre vampiros para um assunto estável de ficção de horror. Eu só não estava muito impressionado com a história e eu não sou muito certo por quê. Um vampiro com um avião particular? Mesmo? Eu pensei que eles poderiam voar?
POPSY: Um homem que sequestra crianças e as entrega a um pedófilo em troca de dinheiro leva uma criança cujo avô é um vampiro. O vô acompanha o homem e o faz pagar por tocar no garoto. Ao contrário, The Night Flier, eu pensei que esta história era grande. Eu encontrei achei engraçado.
A GENTE SE ACOSTUMA: Um grupo de velhos em Castle Rock discute a infame casa de Newall, uma lenda local. A casa foi construída por um homem para sua esposa gorda e rica e tem sido o cenário para a miséria, desastre e suicídio. Um homem se lembra de Cora Newall piscar para ele uma vez quando ele era um adolescente e como isso o fez ejacular em suas calças. Ele comparou cada experiência sexual com aquele momento. O homem sonha com isso e tem um grande ataque cardíaco quando ele tem uma ereção. Uma nova ala começa a subir na casa, embora não tenha sido ocupado por anos.
Acho que essa história é muito boa. Eu achei esta história bastante arrepiante e inquietante em alguns momentos.
A DENTADURA MECÂNICA: Um vendedor de viagem ganha uma enorme dentadura do dono de uma loja no meio do nada. Ele se interessa pelo objeto porque ele amava essas coisas quando ele era criança e ele acha que seu filho pode gostar também. Ele oferece uma carona que puxa uma faca para ele. Ele se recusa a cumprir as exigências do jovem de entregar seu carro e bate em vez disso. Os dentes ganham vida e libertam o vendedor do veículo esmagado antes de arrastar o carona para o deserto para comê-lo.
Esta é uma história bem escrita, mas eu não acho que é muito bom. A adaptação do filme é horrível.Eu acho que King é capaz de escrever algo muito melhor.
DEDICATÓRIA: Uma empregada negra está encantada quando seu filho publica seu primeiro romance e parece destinado ao sucesso e ao estrelato literário. Ela diz a sua amiga e colega de limpeza que o pai biológico não era seu falecido marido que a espancava, mas um homem branco, também escritor. Seu conto toca a magia negra envolvendo comer o esperma ejaculado do homem branco e alimentar o homem com um cogumelo estranho.
Achei que essa história é ótima. King oferece algo bastante original com esta história. Eu achei muito triste e tocando às vezes. Em suas notas de acompanhamento sobre algumas das histórias King menciona esta história é um julgamento para seu conto de Dolores Claiborne.
O DEDO SEMOVENTE: Um homem luta para manter sua sanidade quando um dedo emerge da pia do banheiro. O dedo não está ligado a nada mais e é mais longo cada vez que ele vê. Ninguém mais pode vê-lo. Ele é incapaz de usar o banheiro por causa disso e tenta várias maneiras de se livrar dele.
Os eventos que acontecem nesta história soam como o pior tipo de ficção de horror e a história seria apenas isso nas mãos de outro escritor. King faz desta uma grande história. Achei que foi muito engraçada e também um pouco má. Pergunto se Howard realmente viu o dedo ou alucinou a coisa toda?
PAR DE TÊNIS: Um homem vê um sujo par de tênis no quarto dos homens do estúdio de gravação onde ele trabalha. Cada vez que ele os vê, há mais e mais moscas mortas ao seu redor. Ele descobre que o estúdio deve ser assombrado pelo fantasma de um traficante de drogas que foi assassinado e cujo braço foi cortado para que sua pasta contendo um bolo de dinheiro pudesse ser roubada.
VOCÊ SABE QUE ELES TEM UMA BANDA DO INFERNO: Um jovem casal se perder no meio do nada e acabam no que parece ser uma cidade perfeita chamada Rock and Roll. Eles percebem que a cidade é povoada por famosos músicos mortos, incluindo Janis Joplin e Roy Orbison. Eles tentam escapar, mas são capturados e forçados a assistir a um show na cidade. Torna-se claro que eles nunca vão ser autorizados a sair.
Esta é uma de minhas histórias favoritas nesta coleção inteira. King oferece algo de tirar o fôlego e original. Os níveis nesta história são muito engraçados, mas há um frio sombrio que dá arrepios.
PARTO EM CASA: Uma viúva grávida, ainda lamentando a morte de seu marido, luta pela sobrevivência quando os mortos começam a surgir por todo os EUA. Ela vive em uma pequena cidade e seus vizinhos do sexo masculino fazem o seu melhor para protegê-la quando a epidemia os atinge. Seu marido retorna e ela é forçada a matá-lo mais uma vez. Ela se preocupa com o que o futuro vai reservar para o seu feto.
Vale 3/5