shinjo 30/12/2020UauEu estava esperando bastante sobre esse livro, considerando o quão bom o primeiro livro foi. Não me decepcionou, apesar de algumas cenas terem sido arrastadas de ler.
É um livro trágico, nos faz sentir o desespero que a Tris está sentindo, e, em muitas vezes, o sentimento de não conseguir fazer nada, ou de não conseguir ajudar. É um livro que nos faz sentir tantas emoções diferentes, um livro que, em muitas partes me deixou ansiosa e muito nervosa sobre o que iria acontecer, como eles iriam sair dessa, etc. É um livro que me deixou sem CAPACIDADE DE CONTINUAR LENDO PORQUE EU ESTAVA DESTRUÍDA POR DENTRO em muitas partes, como nas mortes de personagens que eu me apaguei demais, tanto no primeiro, quanto no segundo livro (meu top 5 personagens basicamente morreu inteiro).
Esse livro, mais do que no primeiro, mostrou o poder da Tris. A sua determinação. Como ela é forte, e, principalmente como ela não quer, não foi e nunca será controlada. Esse livro me fez admirar ainda mais a Tris. Não só ela, mas como a Christina, Uriah, Lynn, Tobias, Marlene, Tori, etc.
A Tris nesse livro mostra muito mais sobre a sua parte Abnegação, o que eu achei muito bom. A culpa que a Tris sente me deixou com o coração apertado, eu sofri junto com ela.
Mostrou (ou esfregou), também o poder que a Jeanine possui e a busca incontrolável dela sobre entender e ter controle sobre tudo, e, o quão longe ela iria pra conseguir isso.
Esse livro não é um livro feliz. Esse livro é um livro tragico, emocionante e frenético. É um livro extremamente bom, mas, se você estiver esperando um livro leve e feliz, essa não é uma boa opção.
Eu estou ansiosa em relação aos acontecimentos do terceiro livro, ainda mais com o final aberto (e bem chocante) que esse livro teve. Mesmo com o baita spoiler que eu já tomei em relação a Tris, eu estou ansiosa.