Mariana Dal Chico 29/05/2024“O país das Neves” de Yasunari Kawabata, autor laureado com o Nobel de Literatura em 1968, foi publicado no Brasil pela @estacaoliberdade com tradução do japonês por Neide Hissae Nagae.
Shimamura é um homem casado que uma vez ao ano deixa sua família na agitada Tóquio, onde leva uma vida monótona às custas da herança recebida dos pais e parte para o País das Neves. Um recanto de águas termais nas montanhas onde visita Komako, que no ano anterior era apenas uma aprendiz de gueixa, mas agora completou sua preparação e atende algumas casas.
O relacionamento de Shimamura e Komako é complicado, propositalmente indefinido e fica ainda mais caótico com a presença discreta de Yoko, que entra na narrativa com uma bela passagem sobre seu rosto refletido na janela do trem se fundindo à natureza externa.
Algo que parece estar sempre presente na escrita do autor é o esmero pela descrição da natureza, ele o faz como se fosse possível pintar a paisagem na mente do leitor e, a partir daí, conecta e cria com esmero suas personagens femininas. Já os personagens masculinos, sabemos apenas o básico para a história ser contada.
Essa não é uma história fechada, com certezas, começo, meio e fim. Ela é abstrata, nostálgica repleta de flashbacks, com abertura para ser interpretada por cada leitor a partir das suas vivências. O que mais me tocou foi a forma como a efemeridade, solidão e a hesitação diante da perspectiva de mudança são abordadas.
O autor parte do princípio de que seus leitores têm conhecimento básico sobre a cultura japonesa, principalmente sobre as gueixas, já que ele não explica nada sobre elas, a não ser a descrição do quotidiano especificamente de Komako. Por isso, deixo aqui a dica de pesquisar um pouco sobre o assunto antes de começar a leitura e durante ela, procurar saber um pouco mais sobre temas que desconheça, isso vai enriquecer sua experiência de leitura.
Gostei da leitura, mas ainda prefiro “A dançarina de Izu”, o próximo do autor já está escolhido: “Mil Tsurus”.
site:
https://www.instagram.com/p/C7kFTIrv5rp/