A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada

A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada Gabriel García Márquez




Resenhas - A INCRIVEL E TRISTE HISTORIA DA CANDIDA ERENDIRA E SUA AVO DESALMADA


8 encontrados | exibindo 1 a 8


SsCleo 17/09/2024

.
"[..] dissesse em catorze línguas, olhem lá, onde o vento é agora tão manso que dorme debaixo
das camas, lá, onde o sol brilha tanto que os girassóis não sabem para onde girar, sim, lá é o
povoado de Estêvão."

site: https://www.instagram.com/leiturasturvas/
comentários(0)comente



Isaque.Cabrera 26/08/2024

Cândida Erêndira
"A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada" é mais uma prova do gênio de Gabriel García Márquez. Amei cada página, mergulhando na magia e no realismo que só ele consegue tecer com tamanha maestria. A narrativa é ao mesmo tempo poética e brutal, nos prendendo em uma trama carregada de simbolismo, onde a inocência e a crueldade convivem lado a lado. Márquez me encanta pela forma como transforma histórias trágicas em verdadeiras obras de arte, e essa não é exceção.
comentários(0)comente



marcellaaa 15/08/2024

Realismo mágico não é para todos...
Conheci o autor através deste livro e foi a primeira vez que li algo desse gênero literário. A princípio, gostei do primeiro conto e achei que os próximos seguiriam o mesmo padrão, com uma leitura mais linear, porém não seguiram.

Alguns contos tive dificuldade para entender sobre qual parte da história ele mencionava ou qual personagem ele estava falando, até mesmo por conta do tipo de gramática usada, mesmo para a época em que foi escrita.

Apesar de fugir totalmente do meu gosto literário, os contos "Um senhor muito velho com umas asas enormes" e "Blacaman, o bom vendedor de milagres" foi os que pude compreender melhor e gostar minimamente, mas não será um livro que devo indicar por aí.

Para quem já conhece o autor ou goste desse tipo de leitura, aconselho a ler e tirar suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



Rafael 10/09/2023

Um convite a sonhar
O realismo fantástico de Gabo é um bálsamo em tempos ainda conturbados. Quem dera pudéssemos vivenciar realidades mágicas para superar as incongruências do nosso sistema político e social. Nesta obra, chama atenção a conexão criada por García Márquez com o mar, personagem coadjuvante em todos os contos e que ganha até uma justa comparação com o deserto, pois ambos são, em certo aspecto, idênticos, ou seja, um tem "só" areia, o outro "só" água. Interessante, também, foi a conexão entre os contos que compõem o livro com aquele que lhe dá o título e é, por assim dizer, o principal do conjunto. Personagens que nos divertiram ou espantaram nos outros contos habitam o universo de Cândida Erêndira e sua presença implica em alguma significação para a estória. Assim como em "Cem anos de solidão", Gabo nos brinda com o seu melhor nessa deliciosa coletânea. Recomendo a leitura, pois não é todo dia que temos a oportunidade de conhecer uma mulher que queria ser enterrada viva para ter certeza de que seu destino final seria esse em vez de ter o seu corpo morto lançado no mar; ou nos depararmos com Estevão, que na sua individualidade expansiva cativa pessoas que sequer conhecia depois de sua morte; e não se pode olvidar de Blacaman em suas duas versões, a boa e a má; enfim, aventure-se.
comentários(0)comente



OssosDePapel - Instagram 10/08/2022

Os livros do Gabo são contos de fadas para adultos. Enquanto os leio, sinto a magia me envolvendo, e quando terminam, fico nostálgico. Eles me remetem às sensações que eu tinha, quando criança, nas noites de Natal.

Essa obra é composta por sete contos que, embora sejam independentes, acabam se entrelaçando subjetivamente. Esta sutileza proporciona agradáveis surpresas.

García Márquez, não por acaso, é o meu autor favorito e por isso me dói admitir que não gostei de um conto, mas foi unzinho só: "Blacaman, o bom vendedor de milagres". Este, na minha humilde opinião, não estava à altura dos outros.

Fora esse probleminha e o fato de que o livro é menor do que eu gostaria, a leitura está recomendadíssima.
comentários(0)comente



lia 09/02/2022

contos
não sou tão fã de contos fantasiosos, prefiro coisas mais realistas. porém, é impossível negar a genialidade do autor e sua criatividade.
comentários(0)comente



Nil 03/10/2020

O livro é composto de 7 contos, sendo 6 muito bons e um bom, que tiveram o poder de fazer com que se desfizesse a má impressão que eu tinha tido do Gabo contista depois de ler Olhos de cão azul. Em todos eles, o Gabo escritor de realismo fantástico aparece com força e com maestria.
O conto que dá nome ao livro é gigante, mas é um dos melhores.
comentários(0)comente



LG 24/04/2018

Gabo, com uma escrita primorosa, cruza todas os pequenos contos deste livro e traz um desfecho inusitado para a historia de Cândida. So lendo para saber e entender os acontecimentos.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR