Minha querida Sputnik

Minha querida Sputnik Haruki Murakami




Resenhas - Minha querida Sputnik


383 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Julio.Almeida 12/06/2023

Inexplicável
Não foi meu primeiro livro lido do Murakami mas ainda não consigo entender como me surpreendo, com certeza esse eu vou ler novamente qualquer dia desse e vai parecer uma história completamente diferente. Acho fantástico o mundo de metáforas e interpretaçoes e a forma que ele faz isso!
comentários(0)comente



Cesar Garcia 11/06/2023

Interessante mas confuso
O livro começa muito bem e depois vai ficando instigante e interessante.
Mas o final deixa a desejar e não sei se gostei ou não.
Valeu a experiência da leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruxinhaa 25/05/2023

Gostei
Esse foi o primeiro livro que li do Haruki e eu tive um turbilhão de sensações em relação a essa história, e até tenho teorias em relação ao sumiço da sumire mas creio que posso estar errada, então guardarei para mim.

? É um livro devagar mas não de um jeito ruim, ele é muito gostoso e é para ser lido com calma.

? Em várias paginas e capitulos eu me encontrava conectada com a Sumire ou com o K; achei os dois muito intensos, principalmente a sumire que passou uma vibe de viver tudo ao "pé da letra"

? Eu conseguia visualizar e quase sentir a brisa das noites que foram descritas em algumas paginas desse livro e o mesmo aconteceu em relação a algumas outras sensações .


? Adorei os capítulos que eles falavam sobre músicas e coisas relacionadas a cultura, por que eu simplesmente tratei como indicações e ouvi a maioria das musicas.
comentários(0)comente



david andriotto 23/05/2023

Dessa vez, murakami me surpreendeu positivamente.
Foi minha segunda experiência com suas ideias fora da caixinha e, neste caso, mais sóbrias. creio que gostei mais assim. ainda tenho severas críticas em certos pontos, mas isso vai de encontro a certo conservadorismo de minha parte.
comentários(0)comente



ariane169 23/05/2023

Minha querida Sputnik
"Mas o que você está vendo, não sou eu realmente. É apenas a sombra do que eu fui. Você está realmente viva. Mas eu não. Até mesmo estas palavras que digo agora me soam vazias, como um eco."

Foi o meu primeiro livro desse autor e já queria a um tempo começar a ler os livros dele. Me surpreendi de mais! A escrita é perfeita, a história, o desenvolvimento, tudo! No começo achei que ia ser um romance entre as duas personagens principais, mesmo sendo pelo ponto de vista do outro personagem principal. Realmente, tem um romance por parte da Sumire, mas os três personagens são tão diferentes e profundos com seus segredos e histórias, que seria impossível esse livro ser "apenas" sobre um romance e ter um final feliz.
No começo do livro é uma coisa, então acontece algo que muda completamente o desenvolvimento do livro e que inicia toda essa reflexão profunda e meio que uma "grande tristeza". E eu realmente não esperava que ia acontecer tudo aquilo que aconteceu no livro. É tudo tão profundo, triste e reflexivo.

"Não que haja muita diferença entre os dois, entre pensar e não pensar. Acho que não consigo mais distinguir entre uma coisa e outra, entre as coisas que existiram e as que não existiram."

Eu vi algumas pessoas dizendo que achou sem pé e sem cabeça ou que as coisas não fazem sentido, mas ao meu ponto de vista essa é a intenção. A intenção é mostrar que nem tudo há uma explicação, que muitas coisas fazem parte da grande reflexão da vida e da solidão e do vazio de cada um.
Acho que a minha parte favorita é quando conta o que aconteceu com a Miu. Algumas pessoas viram como "algo sobrenatural", mas acho que é uma grande metáfora, dentro e fora do livro.
É um livro diferente e também nem todo mundo vai gostar justamente por isso, mas eu achei incrível e realmente não estava esperando tudo isso. Esperava um romance profundo mas recebi uma reflexão gigantesca sobre a dor e os acontecimentos da vida.
comentários(0)comente



Li 10/05/2023

Não sei o que dizer sobre este livro
É o primeiro livro que leio do autor. Nunca tinha ouvido falar dele. Caí no livro por acaso e achei a plot interessante.
No começo até 75% dele, achei a história cativante e fiquei curiosa para descobrir o final, embora tenha pulado algumas partes descritivas de que não gosto. Mas, em determinado momento, entrou em uma vibe delirante, que eu não estava esperando. Tipo essas coisas meio sobrenaturais, meio poéticas e que você fica boiando e não entende no final? Pois é.
Não gostei do livro. Não recomendaria, apesar de ler várias avaliações boas. Depende do estilo de cada leitor. Definitivamente não é o meu.
Dei 3 estrelas porque, apesar disso, o livro foi bem escrito e é de uma leitura fluida.
Desculpe-me, mr. Murakami. :)
comentários(0)comente



Willian 07/05/2023

Poderia ser melhor
Gostei até certo ponto, acho que Murakami não acertou muito bem a mão na inclusão do sobrenatural e de acontecimentos inexplicáveis que está sempre presente em suas obras, a obra entregou outra coisa totalmente diferente do que eu esperava. Em contrapartida o desfecho acabou me surpreendendo positivamente, sem aquelas conclusões prematuras presente em algumas obras mais fracas do autor
comentários(0)comente



Maria 02/05/2023

?Não havia nada sólido de que pudéssemos depender. Éramos praticamente zeros ilimitados, apenas pequenos seres lamentáveis levados de roldão de um tipo de esquecimento a outro.?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kaka 23/04/2023

Olha, sinceramente......
Não entendi uma linha do que esse livro tentou passar, com o passar do tempo nem fiz questão de querer entender.

No decorrer do livro, a história foi se mostrando entediante e cheio de enrolações que me tiravam do sério. Umas descrições desnecessárias e de uma poesia irritante, vários parágrafos poderiam ser retirados que não fariam diferença nenhuma.
Pelo que percebi pelas resenhas de outras pessoas, o livro é cheio de metáforas com significados e tals, mas eu já estava de saco cheio pra querer entender.

E cara, me incomodou profundamente toda vez o autor ficar enfiando coisas sexuais ou sexualização nas personagens femininas, umas descrições bem desconfortáveis, que me fizeram começar a detestar ainda mais essa história.

Não entendi o porque de colocar o "k" como narrador, simplesmente irrelevante isso, a relação delas ser contada pelo ponto de vista dele, ele não tem nada a ver com a história. Não me interessa a vida dele, e nem seu ponto de vista.
E o livro quando vai chegando no final, vai tomando um rumo totalmente diferente, e sinceramente, bem pior que antes, com essa vibe mais sobrenatural e mística, tirada do absoluto nada.
A sinopse entrega uma proposta totalmente diferente do que o livro realmente é, fiquei meio decepcionada, em partes pela expectativa, e outras por ele ser um livro ruim.
comentários(0)comente



Matheus.Correa 21/04/2023

Obrigado pelo cuidado
Geralmente, quando nos deparamos com triângulos amorosos em obras, vemos uma imaturidade narrativa, complicações convenientes demais ao roteiro sem valor simbólico. Aqui, bem aqui, nessa parte descabida de apreciação, vemos profundidade. Somos os olhos de alguém que ama Sumire, uma japonesa de 21 anos, que ama falar e escrever. Vemos os olhos de um admirador, que por consequência é seu amigo. E como é lindo.
E ao passar dos capítulos, somos ambientados nos casos amorosos dele, pela frustração e pelo medo de ser rejeitado por Sumire e ao ponto em que isso vai acontecendo; a jovem conhece Miu, uma mulher casada que a instiga pensamentos que ela nunca havia comentado e aqui está o nosso triângulo, ele a ama, ela ama outra e a outra é apenas alguém que está distante o suficiente pra gente desejar que suma (risos a parte) que história linda e que me preocupou muito em alguns momentos. Principalmente com o receio de tornar Miu uma personagem unidimensional, coisa que não acontece e ufa. Ela tem partes lindas, mas tem as complicadas. Tem traumas e necessidades e tem consciência do seu egoísmo e tá tudo bem. Ela é humana o suficiente para deixar de ser aquela personagem que a gente quer longe.
Falar mais sobre essa jornada é dar spoiler, e não quero fazer isso, não aqui. Leia. Abra seu coração e seja impactado pelos devaneios de Murakami. Esse livro é necessário.
comentários(0)comente



383 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR