Poemas

Poemas Florbela Espanca




Resenhas - Poemas


9 encontrados | exibindo 1 a 9


MC;) 19/07/2023

O livro dessa mulher simplesmente perfeita tocou o meu coração, cada palavra e tudo, não tenho o que reclamar desse livro, simplesmente um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



Sangelo.Silveira 03/07/2022

"Meu doido coração onde vais,
No teu imenso anseio de liberdade?
Toma cautela com a realidade;
Meu pobre coração olha que cais!"

Florbela Espanca deixa nas linhas de seus poemas tudo o que eu desejo em uma leitura de poemas Clássicos. Aqui você encontra exaltação à terra Natal, os sofrimentos por um amor não correspondido, a saudade de um amor que já foi, e o desejo por um novo amor.

Muito sensível ao sentimentos seus poemas tocam fundo, nos faz pensar, sonhar, desejar amores, inspirar escritas, refletir sobre a vida e a morte.

Com uma estrutura Clássica de Sonetos acompanhamos várias fases da produção e vida da autora, a mesma que não foi tão valorizada quanto merecia, quanto merece.

Fica aqui a dica desta leitura.
comentários(0)comente



Paula.Vanessa 18/03/2021

O livro da minha vida
A primeira vez que tive o prazer de ler foi em 2010 e de lá pra cá tem sido o meu refúgio mental.
A cada poema um misto de sentimentos me invadem, solidão, tristeza, saudade. É um livro misterioso, sombrio assim como a vida da Poetisa.
Esses poemas estão em mim de tal maneira que me imagino mergulhada em todos os sentimentos de Florbela Espanca.
Meu poema favorito é CEMITÉRIOS.
comentários(0)comente



@lendoaos30 09/01/2021

« (...) A minha Dor não cabe / Nos cem milhões de versos que eu fizera!... »
.
Uma verdade sobre Florbela: ela é só tristeza. Esse livro foi um achado de sebo e reúne toda a poesia de Florbela, dividida em livros e com uma introdução bastante completa sobre a vida e os escritos dessa poeta que se tornou minha favorita da vida. Sua obra poética, formada em grande parte por sonetos, versa sobre temáticas difíceis: mágoa, dor, sofrimento. Jamais vi maneira mais bela de tratar desses temas.
.
Florbela fala com o fundo de nossa alma, realiza uma transfusão de mágoas, e conseguimos sentir tudo que ela colocou em suas palavras. Seu "Livro de Mágoas", contido nessa coletânea, é o livro mais lindo, mais poético e mais sofrido que já tive oportunidade de ler. Embora maravilhoso, é também de pura tristeza e nos faz sentir uma grande compaixão por Florbela, que viveu com depressão toda a sua vida e acabou por encerrá-la através do suicídio. Foi uma leitura tocante, dolorida, inesquecível.
.
Embora não se comparem ao “Livro de Mágoas”, as outras obras reunidas nesse volume também carregam esse que é o traço mais marcante e verdadeiro de Espanca: ela é uma mulher triste. Solitária. Deprimida. Seus poemas demonstram isso, às vezes de forma mais clara, outras de forma sutil. Às vezes ela traz palavras mais voltadas para o amor, outras para um sentimento de saudade, ou ainda para a ansiedade por um retorno demorado de um ser amado. De todo modo, fica claro que não há felicidade ali, nas entranhas dessas linhas. Há sentimentos diversos, mas todos voltados para um extremo vazio que acompanhou Florbela por toda a sua vida.
.
Seus poemas são lindos, mágicos, tristes, encantadores. Impossível não se emocionar, não sentir, não amar com Florbela. Ainda me surpreendo com seu talento para colocar em versos tantos sentimentos tão belos e profundos. Sua poesia merece ser lida por todos, para propagar a genialidade, o sofrimento e a incrível escrita dessa mulher que era pura dor, tristeza e amor. Pois, como diz seu poema “Frieza”: Que viver neste mundo sem amar / É pior que ser cego de nascença!


site: https://www.instagram.com/lendoaos30/
comentários(0)comente



D.Faria 23/10/2020

Lindas palavras unificadas, que compõem um grande poema tangerina.
comentários(0)comente



Dalila 08/12/2014

Um livro com poesias que tocam e em alguns momentos deixam triste e melancólica.As poesias da primeira parte tem mais romance e as do final são mais deprimentes.Mesmo lendo o livro todo, a que eu mais gostei ainda continua sendo Eu, uma poesia profunda com a qual eu me identifico muito!
comentários(0)comente



Gi56 10/05/2013

O sentido do amor, o sofrimento, a saudade, sentimentos profundos retratados tão bem pelas palavras cortantes de Florbela. É um livro para ler tanto quando se está apaixonada, quando se está pra baixo. Decifra nossos pensamentos em palavras, as desilusões que hoje são tão superficiais, são sentidas de uma forma aguda e singela. Precursora do movimento feminista em Portugal, teve uma vida tumultuada, inquieta, transformando seus sofrimentos íntimos em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade.

"Nunca fui como todos
Nunca tive muitos amigos
Nunca fui favorita
Nunca fui o que meus pais queriam
Nunca tive alguém que amasse
Mas tive somente a mim
A minha absoluta verdade
Meu verdadeiro pensamento
O meu conforto nas horas de sofrimento
não vivo sozinha porque gosto
e sim porque aprendi a ser só..."
Florbela Espanca
comentários(0)comente



AMILENDA 02/07/2011

A alentejana Florbela traduz em seu livro as expectativas de sua vida, seus amores e separações dolorosas. Os traços de sua paixão, perpassam suas palavras, por vezes sangrando o papel. Belíssimos poemas. Vale a pena visitar o mundo de Florbela Espanca.
AMILENDA 01/12/2012minha estante
Acho que um de seus poemas retrata o quanto ela é atual. Veja esse que Fagner encantou musicalmente.

FANATISMO
Florbela Espanca
Minha'alma de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida..
Passo no mundo, meu Amor a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

Tudo no mundo é frágil, tudo passa...
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, os olhos postos em ti, digo de rastros:
AH! Podem voar mundo, morrer astros,
Que tu és como um Deus: Princípio e Fim!...




Ptah 27/11/2009

Dor do amor
Florbela, mais que qualquer outro poeta, toca a alma com seu retrato do amor. Não idealizado apenas, mas ciente que o amor que sente dói mais do que faz feliz.

Sem dúvida livro de cabeceira.
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR