1961 - o Brasil Entre a Ditadura e a Guerra Civil

1961 - o Brasil Entre a Ditadura e a Guerra Civil Paulo Markun...




Resenhas - 1961 - o Brasil Entre a Ditadura e a Guerra Civil


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Vitor Hugo 07/10/2023

AH, OS GOLPISTAS!

Entre o quase golpe de 1954, evitado literalmente pelo sangue de Vargas, e o golpe consumado de 1964 (sem falar no "abortado" golpe de 1955, que queria evitar a posse de JK, democraticamente eleito), 1961, e "o Brasil entre a ditadura e a guerra civil".

O livro aborda (principalmente, mas não só) os dramáticos momentos vividos desde a surpreendente renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto, até a posse presidencial de Jango, que era o então vice-presidente, em 7 de setembro, cumprindo-se a Constituição de então.

São dezoito capítulos detalhando a sucessão de fatos ocorridos naquele período, bem como apresentando valiosas pequenas biografias dos principais personagens envolvidos.

Claro que um dos pontos altos da obra é mostrar os bastidores da Campanha da Legalidade, liderada pelo então governador gaúcho Leonel Brizola a partir do Palácio Piratini, inclusive com a montagem da Rede Nacional da Legalidade, por meio das emissoras de rádio.

Enfim, mais uma obra fundamental, que bem poderia ser conhecida por todos, mormente porque, como se vê em pleno 2023, 35 anos após a promulgação da CF de 88, os golpistas estão sempre prontos para macular o regime constitucional e democrático, supostamente defendendo a "pátria", cuja história, no mais das vezes, nem sequer conhecem.
comentários(0)comente



lice46 05/02/2023

Esse livro traz bastante sobre a história do Brasil e sobre como tudo levou ao caos que o país passou em 1964.
comentários(0)comente



Edson Camara 24/06/2020

UM DOCUMENTO HISTÓRICO QUE TODO BRASILEIRO DEVE LER.
Este é um livro documento que todo brasileiro deve ler. Os autores narram com precisão de detalhes os principais acontecimentos ocorridos no país em 1961 entre a renúncia do presidente Jânio Quadros até a posse do vice-presidente João Goulart.
Houve muita negociação, argumentação e pressão, para os legalistas que queriam cumprir a constituição e dar posse ao vice e aos contrários que não queriam que João Goulart assumisse.
O vice assumiu, mas ficamos à beira de uma guerra civil em muitos momentos. Isso só não aconteceu devido a coragem de alguns oficiais que se recusaram a obedecer determinadas ordens e a habilidade e persistência de alguns políticos.
Este livro mostra a importância dos três poderes em regime democrático.
Infelizmente, 3 anos após os eventos ocorridos neste livro, aconteceu o golpe militar de 1964. Mas isso é tema para outro livro.
Para quem gosta de biografias como eu, os autores nos presentearam com m9ini biografias de todas as personalidades importantes envolvidas na renúncia do presidente e no processo de posse do vice
comentários(0)comente



Tiarajú 22/06/2020

Um ano tenso
O livro apresenta o ano de 1961, seus acontecimentos e seus personagens: a renúncia de Jânio Quadros, a Campanha da Legalidade com Brizola de metralhadora na mão, a quase guerra civil naquele ano, a solução parlamentarista e o acirramento de ânimos que resultou em 1964. Muitas semelhanças com 2020.
comentários(0)comente



Yúri Batista 05/09/2015

Uma introdução à ditadura de 1964
Este livro é ótimo para todos aqueles que gostam de história. Com ele podemos compreender um pouco melhor o que foi um dos períodos mais polêmicos da história do Brasil: a ditadura militar de 1964.
A ditadura começou em 1964, mas muita coisa precisou acontecer antes. E 1961 é um ano cheio dessas coisas.
Neste livro, simplesmente viajamos para um ano em que o Brasil quase enfrentou uma guerra civil. Onde o Rio Grande do Sul mais uma vez se opôs ao restante do Brasil, porém, desta vez, sem derramar sangue.
comentários(0)comente



Luan Simões 02/11/2013

Chato
Peguei emprestado com minha prima porque quero saber mais sobre a história do meu país. Quero entender melhor algo que não ganha muito destaque nas escolas pois sei mais sobre a história dos EUA do que a do Brasil.

O problema desse livro é que ele se apega a detalhes totalmente desprezíveis. Parece mais uma biografia de Jânio Quadros do que um documento sobre o período entre a "ditadura e a guerra civil".

Nomes demais, partidos demais, cargos demais. Sei que nomes e órgãos precisam ser ditos, mas esse livro não possui o mínimo de didática. Para alguém como eu, que não é um especialista em História, o livro se torna massante e de natureza dispersiva.

Se História é sua praia e se sente à vontade com o meio político, vá em frente. Senão, procure um livro didático pois será mais instrutivo.
comentários(0)comente



Bruno T. 19/04/2012

Um ano determinante para o Brasil
Relato detalhado e bem escrito dos quinze dias que decorreram entre a renúncia de Jânio Quadros, no dia 25 de agosto de 1961, até a posse de João Goulart, no dia 7 de setembro, episódios determinantes para a eclosão, três anos depois, do movimento revolucionário de 31 de março de 1964, que instaurou a ditadura militar no Brasil .
Difícil de acreditar como um país inteiro elegeu um maluco de carteirinha como Jânio para Presidente, cuja renúncia inesperada causou um estrago que levou trinta anos para ser (mais ou menos) consertado.
Em destaque, no livro, as principais personagens daquele período da história nacional:o próprio Jânio, os governadores do Rio de Janeiro, Carlos Lacerda, e o do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, Jango Goulart, os ministros militares (dignos representantes da então República das Bananas), Tancredo Neves e vários outros congressistas (aparentemente bem melhores que os de hoje).
Leitura muito recomendada para quem deseja conhecer um acontecimento que mudou os rumos do Brasil.
Bruno T. 04/08/2018minha estante
Seis anos depois, reformulo meu comentário. O país ter eleito Jânio não foi tão absurdo quanto eleger e reeleger uma aberração como Dilma Roussef, com sua estocagem de vento e homenagem á mandioca.




Marc Kat 09/04/2012

Uma época complicada e esquecida

O livro traz a tona uma época importante para o nosso país. Conturbada e esquecida por muitos os autores explicam quais as razões que levaram os militares a tomar o poder e as fatídicas consequências que poderia ter havido caso houvesse uma forte resistência em vários estados e não somente no Rio Grande.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR