S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


509 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


cabeca falante 21/02/2023

"Se fosse possível recomeçamos... Pra quê enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige"

Minha primeira leitura de Graciliano Ramos e com ctz foi uma leitura q só vai me incentivar a querer ler mais livros dele.
S.Bernardo foi muito fácil de ler, mas ao msm tempo lia devagar por prestar atenção em cada emoção/ação de Paulo Honório. O final não me surpreendeu, era como se o destino dele desde o começo já tivesse sido contado, mas me trouxe um sentimento de tristeza. É intenso e sutil.
comentários(0)comente



Edneia.Monteiro 20/02/2023

São Bernardo, de Graciliano Ramos
Conta a história de Paulo Honório, que com muita objetividade, energia e força de vontade, alcança seus objetivos. Leitura fluída e rápida.
comentários(0)comente



renata1004 19/02/2023

?Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.?

Incrivelmente, esse foi o primeiro livro de Graciliano Ramos que eu li por inteiro, e a única coisa que eu me arrependo é de ter demorado tanto a me aprofundar mais nesse escritor incrível.

Como costumo dizer, não farei aqui uma análise profunda de um livro clássico, porque são muitas nuances pra colocar num pequeno comentário como esse. Mas gosto de deixar minha impressão mais forte: é uma história incrível. A narrativa de Paulo Honório, que por mais que seja crua, ainda nos deixa ansiosos pra saber se o que ele pensa é verdade ou não, se o que ele conta aconteceu desse jeito mesmo ou não, se os seus ciúmes são infundados ou não (pra mim, é óbvio que são). O final é arrebatador e extremamente impactante. E lindo.

Como todo clássico, há suas passagens ?chatas?? que na verdade são apenas alguns momentos mais lentos ? mas isso não me incomoda em nada. Narrativa crua e bonita, majestosa; personagens profundos, humanos. Exatamente o que se espera de Graciliano.
comentários(0)comente



Giuliane.Souza 04/02/2023

Sou suspeita
Eu amo a escrita do Graciliano sou suspeita pra falar. Mas S. Bernardo é uma obra que retrata o Brasil e retrata tbm as consequências do Capitalismo e da revolução industrial para o Sertanejo.
Ele apresenta ideias sobre política que até hoje são discutidas quase da mesma maneira o que eu achei engraçado e triste ao mesmo tempo, porque não evoluímos muito nesse campo pelo que parece.
Enfim S.Bernardo é uma obra prima que apresenta muitas coisas a serem discutidas na sociedade.

Esse livro foi o primeiro que li depois de ter lido Como ler literatura do Terry Eagleton, e foi muito legal ler com as estruturas que ele fala no livro, consegui ter uma visão mais ampla do livro.
Pode fazer uma análise dos personagens, de como o Paulo Honório é um narrador- personagem, que começa um livro sempre agindo e termina com reflexões. Consegui ver que o espaço da obra é sempre S. Bernardo, a fazenda, que é além de espaço também personagem, não a toa da título ao livro.
Consegui perceber na obra o tempo histórico que faz referência a primeira revolução industrial, o marxismo e todo o pensamento sociológico-politico da época.
A questão da linguagem que o autor aborda, quando ele escreve que quer um livro com a linguagem que se fala, não na língua de Camões.
É um livro cheio de coisas a se discutir e só uma resenha não bastaria para falar de tudo que ele trata.
comentários(0)comente



zchvanna 26/01/2023

Um dos melhores do Graciliano
Depois de ter lido Angústia e ter achado razoável no meio de todos os livros de vestibulares, dei uma chance pra esse cara depois de ter lido uma resenha e peguei esse livro. Sem dúvidas é melhor do que Angústia em questão de conforto para ler. A história sobre um homem ganancioso que se casa por interesse com uma moça com pensamentos bem à frente de sua época é simples, fácil de entender e bastante interessante.

É impossível não sentir empatia em relação à Madalena, mesmo com a forma que Paulo a descreve. A moça é inteligente e tem bom coração, seu fim foi triste para qualquer um. Paralelo a isso, achei até empolgante a transição que Paulo passou durante todo o livro, de uma figura confiante e dura para um homem extremamente inseguro por causa dos ciúmes que tinha da esposa. Muito bem construído, Graciliano é muito bom nisso.

Com certeza recomendo mais do que Angústia.
comentários(0)comente



Luiza 25/01/2023

Seco e profundo
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Graciliano, e agora compreendo a paixão da academia por ele.
Essa obra tem uma linguagem simples,crua, direta e ao mesmo tempo poética e representativa
Me remete um pouco ao João Romão (do cortiço) e acho interessantíssima essa análise psicológica e moral das personagens.
comentários(0)comente



Vivian210 21/01/2023

S. Bernardo
Durante toda a história o autor deixa claro que Paulo Honório é um mau-caráter, e honestamente, em praticamente todo o livro eu senti ódio dele, mas é inegável que retrata de forma coesa como a sociedade e principalmente os homens agiam em 1930, o que evidencia que em alguns assuntos o país não evoluiu muito, o livro vale muito a pena ser lido.
comentários(0)comente



ana 19/01/2023

um grande lacre. mto saboroso ler esse livro (ainda mais pode do acompanhar as aulas de analise de jaime ginzburg). lacre mto lacre
comentários(0)comente



Maria Clara 18/01/2023

Gostei mas
Eu amo Graciliano Ramos, meu autor nacional favorito e, como sempre, não ele decepciona (se é que posso falar isso, já que a literatura não deve nada a mim, ela é por si só). As 3 estrelas foram pois não consigo deixar de compará-lo com Vidas Secas, minha obra favorita do autor.
comentários(0)comente



maalumedeiros 15/01/2023

?e encontro-me aqui em S. Bernardo, escrevendo?
eu gostei muito do livro.
demorei para engatar na leitura, mas depois de certo ponto fluiu muito bem.

a história de Paulo Honório conta o nordeste em tempos de coronelismo. Ele próprio, se torna um latifundiário, dono de terras, que maltrata os funcionários, que manda na política, que acha que mulher não tem voz ou capacidade de pensar, que tem que ter a última palavra em tudo.

mas, ele, aos 50 anos, decide escrever sua história e nisso ele reflete. Sozinho, ele imagina, ele alucina, sua aparecia física vai se transformando de acordo com suas atitudes, ele perpassa muitos dos momentos de sua vida e decide compartilhar com o leitor. o fato dele ser um ?senhor de terras? que ao final percebe que isso não o fez feliz, monstra uma sensibilidade muito grande no personagem.
o que eu achei que foi um toque muito sensível do graciliano.

enfim, gostei muito do livro, gostei muito da história, acho o último capítulo, o que ele reflete sobre o motivo dele escrever o livro, um dos melhores que já li .

parabéns aos envolvidos !!! recomendo a leitura!
viva o modernismo brasileiro !
comentários(0)comente



Eduarda.Segatti 11/01/2023

todo Paulo é sarna
o livro é incrível, acho ele apenas um pouco acelerado em algumas partes e pacato em outras

o cara é simplesmente INSUPORTAVEL como que pode um homem ser tão chato.
comentários(0)comente



elen5 11/01/2023

Eu gostei da leitura. Foi legal conhecer São Bernardo e a conquista da propriedade por Paulo Honório. O livro foi sem graça até a entrada da Madalena, logo depois engatou. Amei a controvérsia de pensamentos dela com o marido a propósito, botando opiniões políticas diferentes, principalmente a dela - sendo uma mulher -, e tendo seus pés no marxismo.
Em alguns pontos me perdi pela quantidade de personagens e nomes. Paulo é um homem insuportável e o puro suco do capitalismo e latifundiárismo.
Amei Madalena de todo meu coração e fiquei muito triste com o desfecho.
comentários(0)comente



carolpereira 09/01/2023

personagem muito bem feito
o autor representou todos os problemas do nordeste brasileiro em uma só pessoa
se Paulo Honório existisse nos dias de hj, com certeza seria bolsominion, se eu fosse Madalena eu tbm me m
comentários(0)comente



Isabella.Arrais 08/01/2023

Importante obra da literatura nacional.
A história de Paulo Honório e suas atitudes questionáveis são o enredo dessa obra que é imprescindível para a literatura. Os personagens e as historias são muito bem trabalhadas e prende o leitor com essa construção. Ótimo livro para debate de classe e relações de poder.
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 07/01/2023

Livro maravilhoso!!!
Bem, vamos falar um pouco sobre este livro maravilhoso, que é São Bernardo, de Graciliano Ramos!! É um livro com personagens maravilhosos, com um enredo muito bom e escrita repleta de regionalismos e gírias do Nordeste do séc. XX. Recomendo à todos a leitura!!
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR