Lucas.Silva 18/10/2024
Ótima obra de Graciliano Ramos. No enredo, o livro está sendo escrito pelo personagem Paulo Honório. Ele decidiu escrever um e realmente o faz. É perceptível, no decorrer da leitura, que algum acontecimento foi essencial para despertar esse desejo, que na realidade é uma necessidade. A leitura nos leva até a descoberta disso, que mudou completamente a percepção do personagem sobre si.
Paulo Honório é uma pessoa que trabalhou por muito tempo, numa pobreza danada, foi inclusive preso. Ao sair da cadeia, passou a enriquecer através da exploração e violência de outras pessoas (como é na realidade). Para ele, todas as pessoas nasceram para o servir de alguma forma, como se fossem bichos (ele mesmo percebe isso depois), inclusive a esposa. O desejo por casamento não nasce de uma paixão, mas sim do desejo de que ele seja um senhor completo. A mulher, dessa forma, tem como única função servir para a sua imagem.
É da percepção disso que o personagem passa por uma grande crise. Soma-se a isso questões políticas, ideológicas, filosóficas, existenciais etc. Um livro maravilhoso.