Vanessa - @livrices 05/07/2019S. Bernardo é o nome de uma fazenda no interior do nordeste, cuja propriedade foi adquirida por Paulo Honório, antigo funcionário, já por meios fraudulentos...
O livro é narrado pelo próprio personagem principal e tem como pano de fundo o Brasil de 30, pós crise de 29, borbulhando em aspirações políticas de todos os lados. O pensamento de Paulo Honório reflete, na fazenda, o espírito capitalista e industrial vigentes no governo Vargas.
O personagem apresenta a si e a seus amigos, que são, basicamente, representantes do judiciário, da igreja católica, do jornalismo, da educação, da militância... Quanto a ele, logo percebemos seu caráter extremamente objetivo, prático, frio, violento e machista. Paulo Honório, nascido pobre, maltratado, mal amado, conseguiu enriquecer na vida à custa de trapaças, mortes e mentiras. Agora, sendo patrão, reproduz com os outros tudo que sofreu em sua juventude, e mais. Acredita que todos, além de seus próprios empregados, devem obedecê-lo e se curvar às suas vontades. Todo o seu cotidiano e planejamento de vida é baseado em produzir e acumular mais riquezas, relacionando-se com as pessoas apenas com o fim de retirar delas alguma vantagem.
Assim, as coisas começam a lhe perturbar quando, arranjando uma esposa apenas para fins de ~constituição de família~ e geração de um herdeiro para seu patrimônio, casa-se com Madalena, professora, com pensamentos totalmente divergentes dos seus: Madalena adora ensinar, Paulo Honório diz que escola é perda de dinheiro e tempo (mas mantém uma em sua fazenda, visando parcerias políticas que o beneficiem). Madalena ajuda os empregados da fazenda, doa roupas e mantimentos, Paulo Honório acha isso um absurdo, inadmissível. Madalena fica enfurecida quando vê Paulo Honório batendo e xingando um funcionário que atrasou o trabalho, ao passo que o marido não entende tamanha ~tempestade em copo d’água~.
Tudo piora quando Madalena entra em contato com os ideiais socialistas de Padilha (inicialmente dono de S. Bernardo, mas, vítima das falcatruas de Paulo Honório, se afunda em dívidas e torna-se empregado da fazenda). Com toda a afinidade de pensamentos entre sua esposa e a ~ameaça socialista~, Paulo Honório inicia um ciúme doentio, que desaguará em muitos spoilers nessa história viciante.
Graciliano conseguiu se superar nesse romance. Sem dúvidas, o meu preferido até agora!
site:
https://www.instagram.com/p/Bzil-0tj8z3/