Patrick41 21/08/2023
Primeiro contato com Graciliano Ramos.
Primeiro contato com Graciliano Ramos, romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro. É considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, de todas as suas obras, a mais conhecida é “Vidas Secas”. Faleceu no dia 20 de março de 1953.
“S. Bernardo” é o segundo romance de Graciliano Ramos, lançado em 1934, um ano após a publicação de “Caetés”. Foi através dessa obra que Graciliano Ramos se tornou um dos maiores romancistas de toda a literatura brasileira.
A história de “S. Bernardo” se passa na década de trinta. O narrador, Paulo Honório, com cinquenta anos, tenta revisitar dramas da sua vida e conflitos internos que até o momento permaneciam inexplicáveis. Nada que ele possuiu ou adquiriu durante sua vida deram-lhe o sossego que tanto buscava, restante apenas um único meio, uma única saída para buscar uma forma de ressignificar sua vida; a escrita. Em função desse tipo de narrativa, uma constante transição entre passado e presente.
Graciliano Ramos faz isso de um jeito mágico, onde o leitor se vê na obrigação de devorar o livro imediatamente, sem pausas. Do mesmo modo que Graciliano Ramos escreve, seu personagem, Paulo Honório, também sente-se obrigado a escrever; chegando na conclusão que os dias perdidos o são apenas em relação à escrita.