S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


509 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Davi.Paiva 28/11/2022

Interessante.
Conheci este livro por conta da faculdade e fiz a aquisição de um exemplar justamente porque ele seria estudado na aula de Literatura Brasileira - Prosa. Infelizmente tivemos um problema com a grade de aulas e tal obra nunca foi analisada. E só resolvi fazer a leitura quase 10 anos depois de formado (uau! Como o tempo passa!) porque coloquei a minha edição à venda.

Em termos de técnica de escrita eu fiquei muito surpreso porque embora a sua abertura seja regular (não é excelente, mas também não é ruim), o livro só começa de fato no capítulo 3 porque o narrador vai contando a ideia do protagonista de querer contar a sua vida e se dá ao luxo de dizer que os dois primeiros capítulos foram jogados no lixo.

E em termos de literatura, fiquei muito satisfeito.

Para quem nunca ouviu falar da obra, conhecemos a vida de Paulo. Um rapaz que vai galgando degraus na vida até ser proprietário de terras em S. Bernardo e virar um importante fazendeiro, que tem o seu apogeu e queda.

Durante toda essa jornada temos muitos registros de fala, pensamentos de época (sendo que nem todos mudaram) e um protagonista autoritário, que gera antipatia no leitor ao ponto de suas perdas não gerarem pena no leitor exceto aquelas que envolvem mortes de outras pessoas.

Foi uma leitura interessante e que me aproximou da região e do autor.

Recomendo!
comentários(0)comente



Sah 04/12/2022

Esta obra nos faz pensar, pelo menos me fez pensar em como as pessoas tratam as outra e criam pensamentos sem saber o que esta acontecendo, como Paulo Honório estava com ciúmes da Madalena sendo que ela não estava fazendo nada.
Eu gostei sendo bem sincera ela é uma leitura complicada e precisa ser atualizada mas o contexto da história é bem interessante
comentários(0)comente



Amigo 09/12/2022

Eu sinto Paulo Honório
É um livro fantástica, em certos ponto me lembra Noites Brancas do Fiodor. Fala muito sobre o eu, sobre a dor da vida, a solidão do ser, principalmente quando Paulo Honório está sozinho e podemos ver o seu verdadeiro eu, que não é um homem cruel como aparenta, mas somente o ser humano frágil e solitário, que criou essa casca de hostilidade para de defender da vida, para sobreviver. É incrível o tal do Graciliano Ramos, leitura importante.
comentários(0)comente



Rodrigo.Rodrigo 15/12/2022

Mais uma obra do mestre Graciliano Ramos, fundamental para conhecer o nordeste e seus personagens típicos da primeira metade do século XX. Os bens materiais não são tudo.....
comentários(0)comente



Costa 17/12/2022

Uma mente brilhante
Graciliano Ramos é uma das mentes que acho mais brilhante da época conhecida por "romance de 30". É um clássico do modernismo brasileiro, carregado de reflexões e que tem um final maravilhoso.
comentários(0)comente



adm.felipemoura 28/12/2022

Muito bom
Esse livro conta a história de Paulo Honório, escrito por ele mesmo aos 50 anos. É uma autobiografia que gera autoconsciência no personagem sobre sua vida vivida de forma bruta, mesquinha, materialista. Nas próprias palavras deste: ?Creio que nem sempre fui egoísta e brutal?e a desconfiança terrível que me aponta inimigos por toda parte?Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.?
comentários(0)comente



iS2ronan 31/12/2022

não esperava gostar tanto, o prefácio dessa edição só deixou o livro melhor e me fez ver um outro lado da escrita do graciliano ramos, quero ler outros livros dele agora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paulo Santos 03/01/2023

Do riso fez-se pranto
Comecei a leitura do romance rindo das artimanhas de Paulo Honório, mas terminei indignado com a sua desfaçatez. Citação favorita: "É o processo que adoro: extraio dos acontecimentos algumas parcelas; o resto é bagaço".
comentários(0)comente



carloseduvrdo 04/01/2023

conciso.
li o livro em um dia e isso me deixou surpreso, porque nos primeiros capítulos eu jurava que demoraria semanas para conseguir terminar.
a obra aborda algumas críticas ao cenário político da época, comparação e ciúme excessivos no personagem principal, falta de amor próprio ao extremo, suicídio, relacionamento abusivo, a miséria do nordeste e tudo isso de uma maneira que flui tão bem a ponto de você não perceber que leu tudo isso em 260 páginas.
amei a forma como a história é contada, através de alguém que aos 50 anos resolveu escrever um livro a fim de voltar no tempo e consertar todos os erros e pecados.
recomendo a leitura, entretanto, é necessário estar atento a todos os períodos, porque em um parágrafo lido sem atenção você se perde por um capítulo inteiro.
comentários(0)comente



Pâm :) 05/01/2023

o Paulo Honório é um 🤬 #$%!& eu juro ele faz uma coisa que eu nunca imaginei, devido seu controle de tudo e seu ciúmes exacerbado com Madalena.
comentários(0)comente



jbones 07/01/2023

São Bernardo
?Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos? Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 07/01/2023

Livro maravilhoso!!!
Bem, vamos falar um pouco sobre este livro maravilhoso, que é São Bernardo, de Graciliano Ramos!! É um livro com personagens maravilhosos, com um enredo muito bom e escrita repleta de regionalismos e gírias do Nordeste do séc. XX. Recomendo à todos a leitura!!
comentários(0)comente



Isabella.Arrais 08/01/2023

Importante obra da literatura nacional.
A história de Paulo Honório e suas atitudes questionáveis são o enredo dessa obra que é imprescindível para a literatura. Os personagens e as historias são muito bem trabalhadas e prende o leitor com essa construção. Ótimo livro para debate de classe e relações de poder.
comentários(0)comente



carolpereira 09/01/2023

personagem muito bem feito
o autor representou todos os problemas do nordeste brasileiro em uma só pessoa
se Paulo Honório existisse nos dias de hj, com certeza seria bolsominion, se eu fosse Madalena eu tbm me m
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR