S. Bernardo

S. Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


507 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Rodolfo.Barbosa 25/08/2022

Uma obra de arte nacional
" A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. "

Tô Impactado com esse livro. Um obra de arte Brasileira.

S. Bernardo nós mostra o nordeste cru, o verdadeiro nordeste de 1920. A vida sofrida, precária e desumana das pessoas que ali viviam. E conta a estória de Paulo Honório. Humilde Nordestino do sertão, vai construindo sua vida com dificuldade, mas a vida sofrida lhe torna alguém que ele mesmo, se arrependeria depois...

A escrita é espetacular, Graciliano usa uma escrita informal daquela época, o que faz você adentrar no Nordeste/Brasil de 1920. A linguagem é muito semelhante a linguagens dos nossos avós e bisavós, é bonito de se ler.

Com várias passagens que te colocam em reflexões com o personagem principal; muitas vezes nos colocamos no lugar do personagem, sentimos sua dor.

A estória traz reflexões, como superação, jornada, arrependimento...

10, nota 10.
comentários(0)comente



Perdida_nas_Estrelas 05/09/2022

Típico patrão explorador que vive às custas de vidas alheias
O enredo em primeira pessoa mostra alguns anos da vida de Paulo Honório, desde sua ascensão social à sua ruína, mas essa ascensão vem de uma exploração normatizada de muitas outras vidas. Paulo conta sobre a bondade de sua esposa em querer ajudar seus empregados e de sua desconfiança em relação a ela ser comunista, e a partir desta e de outras desconfianças podemos acompanhar o declínio da vida de um homem assombrado por suas inseguranças e talvez alguns arrependimentos. Ele consegue a propriedade de seu sonho, S. Bernardo, à base de enganação e enriquece explorando empregados que vivem em condições sub-humanas, conhece uma moça bonita, se casa com ela e quando ela começa questioná-lo sobre seus métodos para com os empregados Paulo sente raiva pois é isso e isso apenas que ele conhece, para ele não há outra maneira de se tratar as pessoas que o servem; Madalena, sua esposa começa entristecer e adoecer naquele local, enquanto Paulo desconfia de suas inclinações políticas e mesmo de sua fidelidade matrimonial.
comentários(0)comente



AnaBia 13/09/2022

Por incrível que pareça é bom
Apesar de ser um livro antigo, a leitura fluiu bem mais rápido do que o último que eu li da literatura brasileira. A linguagem não é muito difícil (tem várias expressões que eu conheço por morar no Nordeste), a história é bem interessante e tem momentos engraçados.
comentários(0)comente



Beca.Borges 14/09/2022

São Bernardo
Este é o segundo livro do Graciliano Ramos que tenho contato, sendo o primeiro vidas secas.
Honestamente comecei o livro sem dar muito para ele, esperando uma leitura chata e que não fluísse tanto, mas para a minha surpresa me enganei completamente.
A leitura não só flui muito bem te fazendo querer ler cada vez mais do livro como você se prende na história do personagem principal.

Paulo Honório um homem solitário e amargurado nos conta sua história de vida de sua perspectiva bruta e gananciosa. É uma história cheia de contradições, romance, ciúmes, violência, ganância, que o personagem percebe (e as vezes não) ser o motivo de sua ascensão e de sua queda.

É um livro que recomendo de se ler e que definitivamente daqui alguns anos quero relê-lo para ter uma nova perspectiva dessa história.
comentários(0)comente



Layla 16/09/2022

Bom
Gostei da leitura de certo modo. Não digo que me prendeu de início a fim, mas deu pra aproveitar. Paulo Honório é certamente o ?homem agreste? que se diz ser, e a leitura aparenta representar bem a vida de um homem como ele, endurecido pelos caminhos que tomou e por suas escolhas de vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Davi.Paiva 28/11/2022

Interessante.
Conheci este livro por conta da faculdade e fiz a aquisição de um exemplar justamente porque ele seria estudado na aula de Literatura Brasileira - Prosa. Infelizmente tivemos um problema com a grade de aulas e tal obra nunca foi analisada. E só resolvi fazer a leitura quase 10 anos depois de formado (uau! Como o tempo passa!) porque coloquei a minha edição à venda.

Em termos de técnica de escrita eu fiquei muito surpreso porque embora a sua abertura seja regular (não é excelente, mas também não é ruim), o livro só começa de fato no capítulo 3 porque o narrador vai contando a ideia do protagonista de querer contar a sua vida e se dá ao luxo de dizer que os dois primeiros capítulos foram jogados no lixo.

E em termos de literatura, fiquei muito satisfeito.

Para quem nunca ouviu falar da obra, conhecemos a vida de Paulo. Um rapaz que vai galgando degraus na vida até ser proprietário de terras em S. Bernardo e virar um importante fazendeiro, que tem o seu apogeu e queda.

Durante toda essa jornada temos muitos registros de fala, pensamentos de época (sendo que nem todos mudaram) e um protagonista autoritário, que gera antipatia no leitor ao ponto de suas perdas não gerarem pena no leitor exceto aquelas que envolvem mortes de outras pessoas.

Foi uma leitura interessante e que me aproximou da região e do autor.

Recomendo!
comentários(0)comente



Sah 04/12/2022

Esta obra nos faz pensar, pelo menos me fez pensar em como as pessoas tratam as outra e criam pensamentos sem saber o que esta acontecendo, como Paulo Honório estava com ciúmes da Madalena sendo que ela não estava fazendo nada.
Eu gostei sendo bem sincera ela é uma leitura complicada e precisa ser atualizada mas o contexto da história é bem interessante
comentários(0)comente



Amigo 09/12/2022

Eu sinto Paulo Honório
É um livro fantástica, em certos ponto me lembra Noites Brancas do Fiodor. Fala muito sobre o eu, sobre a dor da vida, a solidão do ser, principalmente quando Paulo Honório está sozinho e podemos ver o seu verdadeiro eu, que não é um homem cruel como aparenta, mas somente o ser humano frágil e solitário, que criou essa casca de hostilidade para de defender da vida, para sobreviver. É incrível o tal do Graciliano Ramos, leitura importante.
comentários(0)comente



Nath 08/10/2023

Surpreendente e excelente
Que experiência foi esse livro. Não sabia da história, começou de um jeito, terminou de outro e terminou me encantando. Definitivamente irei ler de novamente no futuro.
comentários(0)comente



Costa 17/12/2022

Uma mente brilhante
Graciliano Ramos é uma das mentes que acho mais brilhante da época conhecida por "romance de 30". É um clássico do modernismo brasileiro, carregado de reflexões e que tem um final maravilhoso.
comentários(0)comente



adm.felipemoura 28/12/2022

Muito bom
Esse livro conta a história de Paulo Honório, escrito por ele mesmo aos 50 anos. É uma autobiografia que gera autoconsciência no personagem sobre sua vida vivida de forma bruta, mesquinha, materialista. Nas próprias palavras deste: ?Creio que nem sempre fui egoísta e brutal?e a desconfiança terrível que me aponta inimigos por toda parte?Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.?
comentários(0)comente



iS2ronan 31/12/2022

não esperava gostar tanto, o prefácio dessa edição só deixou o livro melhor e me fez ver um outro lado da escrita do graciliano ramos, quero ler outros livros dele agora.
comentários(0)comente



gabriel.a.brumatto 07/01/2023

Livro maravilhoso!!!
Bem, vamos falar um pouco sobre este livro maravilhoso, que é São Bernardo, de Graciliano Ramos!! É um livro com personagens maravilhosos, com um enredo muito bom e escrita repleta de regionalismos e gírias do Nordeste do séc. XX. Recomendo à todos a leitura!!
comentários(0)comente



jbones 07/01/2023

São Bernardo
?Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos? Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
comentários(0)comente



507 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR