Lucas Malta 24/02/2022
Uma visita ao interior
Eis que me termino mais uma obra do Mestre Graça, a segunda pra ser mais exato, com sua linguagem bem peculiar e trazendo consigo um pedacinho das características da sua terra.
Em São Bernardo encontramos um romance regionalista, daqueles do interior do nosso país, com figuras como coronel, empregados, delegado de polícia, entre tantos outros personagens de uma pequena e pacata cidade.
Assim como o primeiro livro que li de Graciliano Ramos (Caetés), me chama atenção um vocabulário muito ligado ao nordeste, mas ao mesmo tempo com uma escrita refinada, com colocações que para o tempos de livros atuais, podem ser tido como de difícil entendimento. Todavia, ressalto a importância que de tempos em tempos mergulhemos nesse tipo de leitura.
Ao ler esse clássico, me veio muitas lembranças da escola, não que me identifiquei com a história, mas vi o quanto uma obra dessa, caso eu tivesse lido ela no passado, poderia (ou até não) me ajudar a entender melhor nossas relações do passado e também o olhar dos nossos escritores.
Ao terminar, já fiquei com vontade de folhear a próxima obra do Mestre Graça. Na sequência de lançamento, o promoção livro deverá ser ?Insônia?. Que venham mais obras primas do nosso saudoso imortal alagoano.