Renata 24/02/2022
Doidinho
O livro Doidinho, de José Lins do Rego, é a continuação de Menino de Engenho.
Após Carlinhos viver a infância feliz, cheia de peripécias e descobertas, no engenho do avô, ele parte para o colégio interno de uma cidade próxima ao Santa Rosa, Itabaiana.
Alegando que ele precisava de uma educação formal, a família decide colocá-lo num regime de internato, comum à época. Toda aquela liberdade experimentada no campo desaparece num passe de mágica, ao entrar no Instituto Nossa Senhora do Carmo, e então Carlinhos passa a ser Carlos de Melo, ou Doidinho, para os colegas, um apelido que logo pega devido ao seu comportamento agitado e arredio. Na verdade, ele estava muito triste e desconfiado, tentando se adaptar à nova vida e vencer a solidão.
De leitura leve e fluida como o primeiro livro, o segundo da trilogia segue o mesmo caminho. Somos cativados mais uma vez pelo protagonista, agora adolescente, que vive seus momentos de decepção, traição, revolta, mas também conhece a paixão juvenil e a lealdade de um amigo. É na escola também que ele tem o primeiro contato com a religião, coisa desconhecida para ele.
Carlos vive sonhando com a vida no engenho, contando os dias para chegarem as férias, enquanto sofre as punições severas do Dr Maciel, que desempenha o papel de professor e diretor ao mesmo tempo. Ele amadurece com o conhecimento, que vai lhe descortinando um mundo muito além das cercanias do Santa Rosa, revelando a malícia, a corrupção, a maldade e as diferenças sociais, antes não perceptíveis para ele. Um verdadeiro choque de realidade!
Da mesma forma que Menino de Engenho, a obra mostra um aspecto regionalista forte de José Lins, abordando não apenas as características dos engenhos da cana-de-açúcar, a vida rural e as cidades interioranas com suas feiras, suas quermesses, mas também a educação opressora num tempo de palmatória e humilhações, quando crianças e adolescentes não tinham direitos, apenas deveres.
Tenho certeza de que o leitor vai se apaixonar por Doidinho da mesma forma que se apaixonou por Carlinhos!
Recomendo!
Renata Saraiva @falo.leio.escrevo