Daniel.Ribeiro 10/07/2023
Doidinho. José Lins do Rego. Características do regionalismo da Literatura
Desde o ano passado, quando decidi aprender mais sobre a literatura nacional, que sou um adepto da literatura regionalista. Na literatura regionalista, as principais características são focalizar traços de uma região especifica. Dentre os autores brasileiros está José Lins do Rego.
Depois do lançamento de Menino de Engenho, Doidinho é praticamente uma continuação. A história mostra o menino Carlos de Melo, em suas incursões pelo colégio interno a que é submetido. Inscrito pelo seu avô materno Coronel Zé Paulino, tinha esperanças que o menino se tornasse um pessoa de estudo. Mas, na verdade, Carlos de Melo, ou Carlinhos, vai compreender outra visão de mundo, numa época que os estudos eram tidos como obrigatórios, haja vista, o dono do colégio, Seu Maciel, tinha uma linha punitiva, para educar seus alunos.
Carlinhos, dentro do colégio, vai ser conhecido como Doidinho, devido a um triste fato sobre seu pai, que perdeu a vida. Enfrentando diversas adversidades, confrontando sentimentos de amizades, amores, raivas com amigos e pessoas, e também desavenças entre o diretor do colégio, o que ele mais deseja é uma vida de liberdade, poder nadar no riacho, andar a cavalo.
A liberdade roubada pela prisão do colégio, a vontade de voltar a fazenda do avô, toda a narrativa regionalista que transcreve José Lins do Rego, mostra sua característica em transportar memórias da própria infância do autor para o mundo literário.
site: https://pontoscriticos-danielribeiro.blogspot.com/2023/07/resenha-doidinho-jose-lins-do-rego.html