Filhas das Estrelas

Filhas das Estrelas Renato A. Azevedo




Resenhas - Filhas das Estrelas


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Leitor Cabuloso 06/10/2012

Filhas das Estrelas nos apresenta contos sobre extraterrestres. Diferente de uma antologia, os contos são todos do mesmo autor. Na maioria dos contos são casos investigados sobre um mesmo grupo de ufólogos e de certa forma eles são interligados.

Em A Marca, uma família do interior é visitada por seres estranhos, pequenos e cinzas e tais criaturas deixam marcas no chão muito complexas e estranhas. O grupo de ufólogos composto por Marcos, Kássia e Leonardo, se une a Roberto no local para tentar descobrir o que está acontecendo, mas além de ser algo difícil, um dos proprietários da fazenda visitada está longe de querer cooperar. O conto é bastante misterioso e o clima continua até o final. O que me deixou mais curiosa foi com relação a marca e algumas crianças afetadas pelas criaturas…

Já em Traição, Fred, um assassino de aluguel recebe a missão peculiar de entregar certo “pacote”. Disseram que era um material biológico, mas pelo jeito vai muito além disso. O conto é sobre conspiração e por isso você fica se perguntando: Será que é isso mesmo? Alguns ufólogos do conto anterior são citados.

O Senador é praticamente uma continuação do conto anterior, só que anos mais tarde. Conta sobre políticos que estão envolvidos na Operação Prato de 1996. O conto mistura presente e passado e é separado por datas, o que o deixou mais envolvente.

O conto Irmãos envolve o chupa-cabras. Não tinha visto muitas associações do chupa-cabra com extraterrestres. O mesmo grupo de ufólogos vai a região tentar entender o que está acontecendo e se deparam com duas crianças um tanto estranhas.

O conto que dá nome ao livro é muito envolvente. Fala sobre aquelas seitas loucas onde o líder foi chamado pelos extraterrestres e por algum motivo contam a ele tudo sobre a vida, o universo e tudo mais. Seria uma seita como qualquer outra, não fosse pelo fato de duas meninas gêmeas participarem do culto e supostamente terem o dom da cura, as Filhas das Estrelas. O grupo de ufólogos está de volta, junto com a polícia federal e a FAB, todos com seus interesses, alguns bem intencionados e outros nem tanto…

O Clone de Sara Bernardes é o melhor conto, na minha opinião. Ele é narrado em uma São Paulo futurística, em 2027. O futuro é bem colocado – a questão da poluição e superlotação por exemplo. O conto narra a missão de três mulheres – duas delas não são completamente humanas – que recebem um chamado estranho. Descobrem o clone de uma famosa escritora, feito para dar lucros a uma grande editora.

E por último, no conto bônus, conhecemos Zé da Pinga, um famoso bêbado que sai contanto histórias bizarras e fantásticas, só que pelo jeito não é tão fantasia assim e Zé da Pinga não é só um homem alcoólatra. Durante todo o livro, é citado o jornal clandestino O Farol, onde são divulgadas notícias estranhas sobre ufologia e outros. O Zé da Pinga é uma dessas notícias que é até citada no primeiro conto.

Os contos de Filhas das Estrelas são simples, fáceis de ler. Como o tema é bastante comentado, não me deparei com nada novo. Então o livro fica de certa forma preso ao clichê na maioria dos contos. Pra quem gosta do tema FC e Ufologia, recomendo o livro por ser daquele tipo que te desperta para um assunto que você já viu e ouviu, mas nunca deixa de gostar.
comentários(0)comente



Cláudia 19/06/2012

Gostei muito da forma como foi desenvolvido o assunto aqui, sempre com um toque de mistério e ação. O livro traz sete contos, achei que todos têm um bom tamanho, e desfecho satisfatório, não tive aquela sensação de que algum acabou na melhor parte, acabou mesmo e parti para outro. Agora vou comentar bem brevemente cada um:

A Marca – Em uma cidadezinha um grupo de ufólogos tenta investigar uma estranha marca que surgiu no terreno de uma fazenda.

Traição – Um homem é contratado para levar uma encomenda até Foz do Iguaçu, o pacote contém um material biológico não identificado.

O senador – Um profissional é contratado para matar um senador. Esse é o presente, o leitor é levado a alguns acontecimentos no passado para saber o motivo do “trabalho”.

Irmãos – Grupo investiga estranho ser que suga o sangue dos animais de uma fazenda – para piorar a situação, o comprador da propriedade ameaça atrapalhar os planos e destruir uma possível grande descoberta – o tal chupa-cabra.

Filhas das estrelas – Ceita faz apresentações com garotas abençoadas, nelas prometem curas milagrosas.

O clone de Sara Bernardes – Em um cenário futurístico grupo de mulheres descobre o clone de uma famosa autora que morreu antes de completar sua obra.

Bônus: Zé da Pinga - Grupo de ufólogos investiga estranhas aparições no interior de São Paulo.

Resolvi não escrever sobre os personagens especificamente, pois isso revelaria demais sobre o desenvolvimento do livro, vários personagens participam de mais de um conto, o que faz lembrar um seriado – os mesmos personagens em dias/situações diferentes.
Os meus contos favoritos foram os dois últimos, O clone de Sara Bernardes - além de ter adorado toda estranheza do futuro apresentado, ainda tem o enredo sobre a escritora e a ideia da Editora tentar finalizar sua grande obra por meios bem duvidosos, faz pensar no valor de uma vida. O outro é o do Zé da Pinga, mesmo tendo vários personagens dos outros contos, ele se destacou por lembrar mais os mitos sobre alienígenas, eu sei, é estranho ter curtido mais esse do que os outros que são mais criativos, porém tem algo de bem carismático no personagem.

No geral, as histórias são muito bem boladas por irem além dos ETs, tem todo um clima de conspiração, e jogos de poder – os políticos querem encobrir as descobertas ou lucrar em cima delas enquanto os ufólogos querem saber mais, provar a existência desses seres, só que mesmo com a união injusta de alguns poderosos contra a causa, fica a dúvida sobre as motivações e objetivos desses pesquisadores, jornalistas. Em alguns momentos parece que eles fariam qualquer coisa para conseguir o que desejam, e isso parece tão perigoso quanto os planos do grupo rival. Claro que tudo isso são as minhas especulações – bem coerentes com a minha natureza cética, imagino que outros leitores vão ficar bastante entretidos criando as suas. Procuro avaliar cada livro dentro da sua proposta e acho que esse foi além da minha expectativa, é um prato cheio para fãs do gênero e por não ter nenhum conteúdo muito forte e linguagem acessível, pode agradar jovens e adultos.

[http://www.concentrofoba.com.br]
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2