Ari Phanie 15/12/2020ReleituraVários spoilers logo adiante, meu anjo...
Última releitura de As Crônicas de Gelo e Fogo concluída. Ao contrário das últimas vezes que li A Dança dos Dragões, terminei dessa vez me sentindo triste. Achei sinceramente que esse era o ano do lançamento de Ventos de Inverno, mas 2020 se mostrou frustrante nisso também. Mesmo que eu já esteja cansada da espera e blá blá blá, bastou reler esse quinto livro para relembrar o trabalho de Hércules que o Martin tá tendo. Ao todo, o negócio tem uns 17, 18 pov's regulares no momento, espalhados em lugares cuja ambientação é distinta, e mais uma infinidade de outros personagens, e é muito, muito difícil você encontrar um personagem parecido com outro. Portanto, apesar do meu anseio (e de todos os fãs) não há como cobrar o Martin para que ele seja mais rápido - nem adianta. A história é muito intrincada e complexa para que se escreva sem paciência. Afinal, ninguém quer NADA semelhante ao que aconteceu na série.
Apesar desse ser meu segundo livro favorito da saga, ele e O Festim são pontes, não respondem nada e só aumentam as perguntas. Pra mim, não é um defeito porque não duvido que o Martin vá respondê-las adequadamente; ainda sim, ele tem MUITO pra concluir em dois livros, o que deve levar aí quase duas mil páginas. Muito mais do que em O Festim, as dúvidas (e as surpresas) em A Dança são gigantescas. Logo no começo nós temos um pov de um warg (Varamyr) que nos dá algumas respostas, mas também levanta outras perguntas.
"Eles dizem que você esquece. (...) Quando a carne humana morre, seu espírito vive dentro do animal, mas a cada dia suas memórias desaparecem, e o animal se torna um pouco menos warg, um pouco mais lobo, até que nada do homem reste e apenas o animal permaneça."
Jon foi traído por ser considerado um perjuro, um selvagem. Viver na pele de Ghost por um tempo com certeza vai mudar ele. O menino finalmente morreu, mas que tipo de homem ele vai ser ao renascer?
Para lá de Westeros, surge um "Jovem Dragão". Quaithe avisa Daenerys para não confiar em nenhum dos homens vindos por ela, e se refere a Aegon como "dragão de pantomimeiro". Isso já induz o leitor a pensar que ele é falso; eu mesma acredito nisso. Mas no final (algo que eu não lembrava), vemos que Varys estava envolvido no segredo de Aegon, e o que pensar disso, então? Eu achei que ele e Illyrio trabalhavam por Daenerys, até Aegon surgir e tudo mudar de perspectiva.
Voltando para Westeros, toda a saga de Bran para se tornar o Corvo de Três Olhos me era muito querida, mas a série infelizmente passou os livros, e a partir da sexta temporada nós sabemos coisas que eu preferia não saber. Jon é um Targaryen? Eu adorava a ideia antes da série, sério! Eu amava, fazia todo o sentido. Agora eu só quero que Jon seja feito um Stark completamente. Tenho plena confiança de que se Martin revelar R+L=J e as repercussões, vai ser ser muito melhor feito do que foi na série, mas cacete, a possibilidade não me anima mais como antes. Culpa de D&D, cretinos. Fora isso, Bran também é um personagem que gosto muito, mas se ele se tornar aquele pseudoancião meio morto que não faz NADA, vai ser muito frustrante. Eu quero ver ele VOAR, porra! E eu quero um dragão de gelo, de pedra, whatever.
Como fica bastante claro, estou ainda traumatizada por D&D, mesmo sabendo que o Martin vai fazer muito melhor do que aquilo. Mas o medo tá lá.
Enfim, o que eu espero pro próximo livro: Jon muito vivo, amém glória a Deus. Quando ele pereceu, ele iria confrontar Ramsey, então talvez em Ventos de Inverno tenhamos Battle of the Bastards que o Martin e Miguel Sapochnik fizeram muito bem na série (não, não dou crédito nenhum a D&D, foda-se). Daenerys com um novo khalasar pra varrer Mereen de novo. Sansa de volta ao Norte. Arya se transforma em uma sacerdotisa (assassina) do Deus de Muitas Faces, o que me dá receio. Assim que Arya fizer isso, ela não vai poder agir por vingança, como quer tanto. Acho que Arya pode acabar comprando uma briga muito perigosa em Braavos. Cersei não morre e causa mais desgraça no Reino, James também não morre, mas acho que ele não escapa fácil de Lady Stoneheart. Por favor, mais Freys e Boltons mortos! Com as Serpentes de Areia na Corte, espero um pouco de terror. Não quero Tyrion como Mão de Daenerys. Não sei o que esperar de Tyrion. E o exército dos Outros finalmente dão as caras. Agora o bolão de apostas de mortes: Brienne :( , Ramsey :D , Victarion :D , Jon Connigton :( , Doran Martell :( , Stannis :D , Sor Barristan :( , Mindinho :D , Sor Jorah :( e Jojen :(
Isso é tudo, pessoal!Ventos de Inverno tá vindo, fé nos deuses.