Mario Miranda 14/03/2020
?O Amor do Soldado? é mais uma prova da capacidade multiliterária de Jorge Amado: consagrado como Romancista, já havia a época escrito biografias, Roteiros, escreveria ainda autobiografia, literatura infantil... E em O Amor do Soldado, temos sua única peça teatral.
A obra é única por diversos motivos: por ser sua única peça, por ser uma rara obra com cenário fora do nordeste, por ter sido uma obra escrita para ser representada, enquanto outras obras puramente literárias foram representadas - ou televisionadas - diversas vezes.
A obra narra a história do amor do poeta Castro Alves com a atriz Eugênia Câmara. O relacionamento é fadado ao fracasso desde o início, em razão do amor - e compromissos - que o poeta assume com a Liberdade.
Escrito em um período onde o mundo conhecida o horror da 2ª Guerra mundial, e o Brasil era governado pela ditadura de Vargas, Jorge Amado usa da luta de pela liberdade como um eufemismo pela luta pela liberdade em seu tempo, algo que também Jean Paul Sartre o fará em sua obra ?As Moscas?