layedme 10/11/2024
Opinião Polêmica
Não sei se essa opinião é de fato polêmica, mas vamos aos fatos.
Eu li esse livro pela primeira vez em 2016, com 13 anos, e achava ele extremamente incrível e revolucionário. Mas, ao pegar o livro para ler novamente, percebi que muitas coisas não me agradavam mais.
A leitura continua fluida e rápida como da primeira vez, a autora sabe como abranger o leitor.
Porém, eu tinha esquecido (ou pelo menos nunca percebido) o quanto a Tris é muito infantil. E sim, eu entendo a infantilidade por conta da sua idade, mas? não sei, acho que mesmo com 16 anos, as atitudes dela são muito pouco pensadas, ainda mais pra uma personagem que tem tanta força e é tão desconstruída. Ela reclama da instabilidade emocional do Tobias, mas é tão instável quanto.
Também não entendi a necessidade da autora de sempre, e quando digo SEMPRE é SEMPRE MESMO, ressaltar que a Tris é baixa. Nossa, me deu uma raiva, o tempo todo salientando isso me fez sentir como se eu estivesse lendo uma fanfic do wattpad escrita por uma pick me girl. UM SACO.
E, por fim, eu chego num ponto em que não sei como elaborar, mas o que senti lendo foi que: a autora aprofundou e, ao mesmo tempo, não aprofundou o suficiente tanto a história quanto os personagens em si. Eu esperava um pouco mais da relação da Tris com o Tobias, acho que esperava um pouco mais de desenvolvimento na própria Tris. Inclusive, acho que gostava mais da christina do filme do que do livro, mas seguimosss?
Enfim, talvez eu tenha sido dura demais? Talvez. Mas é o que senti! vou continuar a saga pra ver como a autora vai desenvolver o resto da história.