@gabrielnscmt 24/02/2023
Um alerta a crise climática
Em seu livro, "Uma Verdade Inconveniente", Al Gore tenta abordar uma concepção dos problemas ambientais que a humanidade está vivenciando, as possíveis causas desses problemas e quais medidas precisamos tomar para remediar esses problemas que são associados ao aquecimento global. Fazendo uma análise de síntese, Al Gore construiu o livro a partir de uma apresentação de slides que era utilizada para fazer palestras e apresentações nas mais variadas universidades norte americanas, suas apresentações tinham intuito de alertar as pessoas sobre os impactos causados pela ação humana no meio ambiente, e as grandes consequências que elas trarão ao planeta e a humanidade.
Em modo estrutural, o livro foi elaborado com várias imagens e gráficos que estão alinhados com pequenos textos, também foi dividido em partes para ficar mais fácil a compreensão. E ao fazer o livro um de seus objetivos principais era tornar o conhecimento sobre o assunto acessível a todas as pessoas. Ainda em seu livro, Al Gore mescla dados científicos, e informações sobre os riscos do aquecimento global com as suas vivências pessoais, como a transição da infância até a fase adulta, a origem da sua família, as fases da vida em que viveu no campo com sua família e que posteriormente se tornaram imprescindíveis para ele se tornar um cidadão pensante e tão preocupado com o meio ambiente, de maneira a retratar a sua caminhada até se tornar o vice presidente dos EUA.
No livro são tratadas questões ambientais como a espessura da atmosfera, “a atmosfera terrestre é tão fina que temos a capacidade de alterar a concentração de alguns de seus componentes moleculares básicos de forma radical. Sobretudo já aumentamos enormemente a quantidade de dióxido de carbono - o mais importante dos gases causadores do efeito estufa”, os ciclos biogeoquímicos do planeta que estão interligados as estações do ano, o que são e quais são os gases de efeito estufa, os efeitos que o aquecimento global traz ao planeta terra como o derretimento das geleiras, aumento desenfreado das temperaturas e a maior frequência de fenômenos como furacões, inundações, secas, enchentes, desertificação, desaparecimento de espécies animais e vegetais, elevação do nível do mar e queimadas.
Em “1950 o professor Roger Revelle concebeu a hipótese onde a expansão econômica global pós-Segunda Guerra Mundial, gerado pelo explosivo crescimento populacional e alimentada, sobretudo, pelo carvão e o petróleo, produziria um perigoso aumento, sem precedentes na quantidade de CO² na atmosfera terrestre”. Esse aumento dos gases na atmosfera se torna perigoso principalmente por causar o super aquecimento no planeta, também chamado de efeito estufa, destruir a camada de ozônio que tem por uma das funções filtra a radiação solar nociva aos seres vivos e extinguir o elo que mantém o ambiente propício à vida no planeta Terra, além de gerar o fenômeno denominado de chuva ácida.