Marjory.Vargas 08/09/2021"Quem semeia ventos colhe tempestades."
.
💣 O livro possui vários trechos que retratam diálogos machistas e gatilho para estupro💣
.
Encerro a primeira parte da trilogia amando ainda mais essa história. No segundo volume, continuamos acompanhando o desenrolar da Guerra Federalista n'O Sobrado, enquanto voltamos no tempo para ver como O sobrado vem a se tornar propriedade da família Terra Cambará.
.
Na primeira parte, acompanhamos a vida de Bolívar, filho do capitão Rodrigo e da Bibiana, que se casa com a enigmática Luzia Silva. É a partir desse casamento que a família Terra Cambará se torna uma das famílias mais ricas de Santa Fé.
.
Desse casamento, nasce Licurgo Terra Cambará, e acompanhamos sua vida até a derradeira Guerra Federalista que abre a saga.
.
Vemos Santa Fé ser elevada à cidade, a transição da Monarquia para a República, a abolição da escravatura, e, é claro, as eternas guerras que marcaram a história da formação do Rio Grande do Sul.
.
A escrita de Verissimo, única, poética e excepcional torna a leitura extremamente fluida e prazerosa. A última parte desse volume narra apenas um dia na vida da família Terra Cambará. São mais de 120 páginas, mas em nenhum momento a leitura fica chata ou entediante.
.
Uma história única que merece todos os elogios que recebe.