A Paixão de A.

A Paixão de A. Alessandro Baricco




Resenhas - A Paixão de A.


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


NAstienka.Ivanovit 31/10/2024

Mulher ideal
A. é a protagonista sem realmente ser. Ela é vista sob um olhar masculino e é, na verdade, incompreendida pelos homens, assim como almejada. Não entendemos ela, mas queremos entender. Enigmática, sagrada e profrana.

L., você que é minha A e me fez ler esse livro, Mi manchi.
comentários(0)comente



lau 20/08/2024

?Estávamos no mesmo amor, naquele momento - não fizemos outra coisa, durante anos. Sua beleza, suas lágrimas, minha força, seus passos, minhas orações - estávamos no mesmo amor. Sua música, meus livros, meus atrasos, suas tardes sozinho - estávamos no mesmo amor. O vento no rosto, o frio nas mãos, seus esquecimentos, minhas certezas, o corpo de Andre - estávamos no mesmo amor.?
comentários(0)comente



LaisVna 22/07/2024

"Assim morremos juntos ? e, até eu morrer, viveremos juntos"
Não sei muito bem por onde começar, mas esse livro é incrível. Achei ele aleatoriamente pois nunca tinha visto ninguém falando nele
(infelizmente) mas me surpreendeu bastante.

Acho que pra quem cresceu num ambiente mais religioso ele deve pesar mais(não é o meu caso) mas ainda assim consegui sentir o peso da descoberta de um mundo além da igreja para os meninos e como tudo aquilo é confuso, principalmente no momento da adolescência que já é por si só um momento de descoberta de si próprio e em relação aos outros.

Também gostei da dinâmica da relação dos garotos com a Andre, deixando claro de que ela foi uma peça importante para a descoberta de mundo deles. Mesmo que não tenho tanta partipação direta nisso, mostrando como os meninos estavam não só encantados por Andre, mas sim por aquilo que ela representava. Sendo até utilizada como um espécie de "desculpa" para os pecados e as consequências das ações de cada um deles (como na página 126 que o Santo diz:"Nunca houve antes de Andre, porque desde sempre éramos assim")

Achei que seria um livro rápido (já que é pequeno) porém me enganei. Tive que parar em muitos momentos para ver se tinha realmente entendido tudo que deveria (e provavelmente não entendi) mas acho interessante criar as minhas próprias conclusões e interpretações.

É um livro incrível.
comentários(0)comente



matersuspiriorum 26/06/2024

Assim morremos juntos ? e, até eu morrer, viveremos juntos.
Eu queria ter gostado mais. A escrita é muito bonita, mas não consegui gostar tanto da maneira com que a narrativa vai sendo construída. Achei muito a vibe de "My own private Idaho" misturado com "As virgens suicidas"
comentários(0)comente



AnunciaAAo0 23/06/2024

Gente comum. Vida de gente comum
O que mais gostei desse livro é a descoberta de um mundo que até então os protagonistas não conheciam: o mundo fora da igreja, o mundo para além dos olhos dos seus pais.
A história conta a vida de pessoas comuns, meninos comuns. A descoberta da sexualidade, da vida adulta, do que o mundo oferece (de bom e de ruim) e como inevitavelmente dos quatro amigoss acabam tomando rumos diferentes na vida.
Gostei.
comentários(0)comente



Candido Neto 16/09/2023

Impressionante
Não sei o que dizer...
Começa como uma onda recuando antes de avançar de forma avassaladora.
Escrita espantosa em seu trejeito coloquial.
Estou impressionado.
Quatro amigos de dezessete anos de famílias do proletariado de 1970.
Até que uma garota rica surge.
Pobres caem no drama, ricos na tragédia. E essa advertência no início do romance de formação em que tudo se precipita escandalosamente rápido demais se cumpre.
Surpresa maravilhosa encontrar esse tipo de leitura que ninguém conhece.
comentários(0)comente



Gabriel Nantes | JEAN 15/07/2023

E assim será
A Paixão de A. é um livro vago (e não digo isto de forma negativa), o autor não busca concluir nada. Através do narrador, o autor questiona e não questiona, responde e não responde. Não há conclusão.

Tudo é meio confuso. E isto é bom! Somos limitados e a escrita de Alessandro Baricco reflete isso. Não conseguimos entender tudo. Não temos a capacidade de compreender o que causou algumas situações. Gostamos de procurar culpados, mas na maioria das vezes não há.

O que acontece é consequência do que somos - na maioria dos casos não enxergamos! A ou B, nem C têm culpa. O que achamos, de fato, não é.

"Por quê?"

"Por que você é cego?"

[...]

"E assim será."

O livro escrito pelo autor de "Seda" não é bom nem ruim, é cru. Cru não porque é seco. Cru porque não há algo cozido para que se torne mais palatável.

Por fim, a "paixão" de A. não é desejo, é mais um martírio (como o autor gosta de utilizar noções católicas romanas de algumas palavras).
comentários(0)comente



daleriku 07/04/2023

O livro foi uma indicação da minha professora de psicologia (embora eu não chamaria de indicação, foi mais um comentário do livro que me interessou), admito que a narração e falta de organização das falas por aspas ou travessões me incomodou um pouco a princípio, mas no decorrer da obra fui me acostumando.

Luca, Bobby, O santo e o narrador são quatro jovens de fé, mas que não tem um conhecimento vasto de mundo, o que acontece muito com crianças de famílias que não falam das coisas por causa da fé e acabam escondendo o mundo para as pessoad. Andre uma menina vulgar, por assim dizer, é caricata, não desenvolvi qualquer emoção por ela, não com as falas do narrador.

O livro fala muito de religião, de pecado, suicídio.

"Assim morremos juntos ? e, até eu morrer, viveremos juntos."
comentários(0)comente



ArthurAlves 01/03/2023

Não é fácil!
Apesar de ser curto, esse livro não é fácil. Contado em terceira pessoa por um dos quatro amigos, mas de forma anônima, e levando em consideração o conteúdo do próprio livro podemos supor que seja o autor falando.

Bom, apesar da capa e o pequeno resumo esse não é um livro erótico/hot. Um grupo de amigos classe média e católicos. Uma moça rica e desinibida. O caos causado entre esses dois mundos.

Amadurecimento.
Depressão
Catolicismo
Busca e perca da fé
Adolescência.

Isso tudo em uma Itália por volta dos anos 60 e 70.

Espero que isso ajude a quem queira ler a obra.
comentários(0)comente



Fil 29/01/2023

Sinopse e título enganam
O livro é vendido como se o cerne da história fosse a história de rapazes apaixonados por uma garota - o que não pode ser dito como errado, mas certamente o foco do livro não é esse. O livro foca principalmente na amizade de 4 garotos e seu desenvolvimento junto com sua fé no catolicismo. Diria que esse livro se encaixa perfeitamente no que é chamado de romance de formação, nos apresentando o desenvolvimento desses jovens desde a perda da fé até o suicídio.
Achei a escrita do autor muito bonita, mas no começo torna-se um pouco complicada, porém, depois de algumas páginas tudo faz sentido.
Um ponto negativo que achei no livro foi a personagem feminina ser muito caricata, me lembrando Alaska (quem é você Alaska) ou a Lux Lisbon (as virgens suicidas).
comentários(0)comente



Kethelen19 18/12/2022

Meu italiano favorito
Sem sombra de dúvidas esse é um dos livros que mais gosto do autor, ele nos apresenta a depressão nua e crua, sem a romantização e adornos que costumamos ver. Apenas leiam esse livro, a A vai cativar, surpreender e machucar vocês
Fil 28/01/2023minha estante
Terminei agora e já quero ler tudo dele


Kethelen19 29/01/2023minha estante
Ele tem uma escrita maravilhosa mesmo ???a Amazon tem quase todos os títulos dele




Pixlina 19/11/2022

Razoável
Não é uma leitura ruim, porém cansativa.
Não atrai e a escrita é um pouco confusa, não te instiga a querer continuar.

Demorei alguns bons dias (meses) para terminar -até porque parei de ler por vários dias, justamente por não ter me prendido ao enredo, que veio melhorar nas 10 últimas páginas.
comentários(0)comente



Ricardo743 06/04/2022

Pequeno grande livro.
Esse livro foi uma verdadeira surpresa para mim. Havia comprado há algum tempo, lá estava esquecido em um armário, mas o desenterrei no final do mês passado.

É um livro com uma identidade própria, seja na forma de escrever, seja na forma de contar a história. Confesso que não foi tão fácil me acostumar com o estilo, mas depois de umas 10 páginas a leitura passou a fluir bem. É uma história sobre amadurecimento, sobre a passagem para a vida adulta. Através de 4 garotos e amigos, e de Andre (a enigmática moça), o livro é um relato realista da juventude em uma Itália dos anos 70, com todas suas angústias, dores e decepções. Pelas informações do próprio livro, o autor colocou na obra experiências de sua própria juventude, criando uma história única e poderosa.

Não é um livro fácil, mas valeu muito a pena, foi uma experiência muito bem-vinda. Não conhecia o autor, mas fiquei interessado na sua obra, quero ler mais livros dele.
comentários(0)comente



Dadá 20/12/2021

Incompleto
A Paixão de A conta a história de um grupo de amigos muito religiosos e inocentes que mudam completamente ao conhecerem Andre. Confesso que esperava muita reviravoltas e coisas chocantes com esse livro, a partir da sinopse. Mas a medida que fui lendo, achei um pouco chato, a paixão deles achei sem sentido, algumas coisas sem explicação, chegando a ser chatinho... Pra mim, tudo que foi relatado se resume a perda da inocência e que Andre era mera participante de um tempo da vida deles.
Mas o livro tem alguns acontecimentos que surpreendem, confesso. E por ser curtinho, a leitura é rápida.
comentários(0)comente



Karen 10/12/2021

Parece, mas não é
O livro é vendido como uma estória provocadora, quando na verdade é sobre uma experiência rasa de alguns adolescentes.
A impressão é que tentou ser um "As Virgens Suicidas" e falhou com louvor.
"... parece que tudo o que pode se tornar emocionante a aborrece.".
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR