Genealogia da Moral

Genealogia da Moral Friedrich Nietzsche




Resenhas - Genealogia da Moral


78 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


gaturna 28/02/2023

Um livro curto mas denso, mostrou a caminhada de conceitos e valores (moral) desde o início da civilização até o homem moderno, e como aos poucos tal homem foi adoecendo, tornando-se uma vítima da ma consciência
comentários(0)comente



C9 02/11/2020

Reflexivo e complexo.
Por que temos essa vontade pela verdade? afinal o que é a verdade? O bom é o que se assemelha ao perfeito? mas a perfeição não seria a negação da vida como ela é? negar a própria humanidade e com criar isso uma divida eterna com a perfeição?
Obra grandiosa, ele nos faz refletir se todas as nossas bases morais não são artificiais, será que existe um ressentimento dos fracos para se vingarem dos fortes? Leiam meus amigos, vale a pena para quem gosta de colocar a prova todos os seus conceitos sobre as questões da vida.
comentários(0)comente



matlima 29/12/2019

Denso e complexo
Livro pequeno composto de aforismos reunidos em três dissertações interligadas: 1) bom e mau; 2) culpa é má-consciência; 3) ideais ascéticos. O livro é pequeno, mas de leitura pesada, dada a complexidade do pensamento desse culto autor. De um modo geral, a obra tenta descrever que interesses estão por trás da ideia de moralidade. Para o autor, o pecado não seria necessariamente uma ação má em si, pois a própria noção de mau é discutível. Para ele, na concepção católica/cristã dominante no mundo ocidental, a moral foi criada com o objetivo de aprisionar o homem, invertendo a lógica de valores que deveria verdadeiramente imperar.
comentários(0)comente



Nena 04/07/2016

Ler Nietzsche nunca é fácil, por mais habituado q já esteja à sua escrita. Já li alguns livros e sempre me pego discordando e concordando com seus pontos de vista. Mas uma coisa é fato, ele era uma pessoa q conseguia posicionar-se e defender suas ideias como poucos. Mesmo em uma época de tanto moralismo e conservadorismo. O Bom vs Mal é amplamente e brilhantemente explorado em aforismos. Livro q vale a pena ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paulo Silas 24/02/2016

Denso, complexo e muito profundo. Em que pese a aparente pequenez da obra, é um dos livros em que Nietzsche mais disseca os temas abordados. Para que a leitura possa fluir e ser melhor compreendida, é necessário que o leitor esteja habituado com os escritos do filósofo. O alerta em tal sentido é dado pelo próprio Nietzsche no prólogo do livro:

"Se este livro resultar incompreensível para alguém, ou dissonante aos seus ouvidos, a culpa, quero crer, não será necessariamente minha. Ele é bastante claro, supondo-se - e eu suponho - que se tenha lido minhas obras anteriores, com alguma aplicação na leitura: elas realmente não são fáceis."

O livro é dividido em três dissertações, cada qual com uma análise filosófica/psicológica/antropológica profunda de questões atreladas à moral e sua genealogia.

A primeira parte da obra (""Bom e mau", "bom e ruim"") se aprofunda em sobre como o ser humano chegou à sua condição atual, preso à moral arraigada na sociedade, de modo que o autor acaba buscando respostas na origem da cultura. A instituição de agrupamentos das pessoas (comunidades) ganha um respaldo na pesquisa do filósofo, a fim de constatar as origens das definições morais. É uma busca pela valoração dos valores. O que originou e definiu o bom como sendo bom e o mau ou ruim como sendo mau ou ruim? Não obstante a dissecação explorativa feita por Nietzsche, há conjuntamente a destruição dos valores constatados na pesquisa do autor.

A segunda dissertação (""Culpa", "má consciência" e coisas afins") demonstra que há um forte liame entre os impulsos do homem e as conquistas culturais. Os instintos produzem a consciência (ou má consciência), as quais são responsáveis pelas formalizações culturais das comunidades: direito, religião, trabalho e política. Nesta parte do livro há uma notória análise psicológica-antropológica da história da cultura e seus reflexos e consequências até hoje existentes.

Na terceira e última parte da obra ("O que significam ideais ascéticos?") está a conclusão que levam as duas primeiras dissertações do livro. O ideal ascético é destrinchado, exposto e novamente estruturado a fim de compreendê-lo integralmente. É a ânsia pelo nada, a necessidade de se criar algo para que possa haver um conforto e supressão dos instintos. O ideal ascético é personificado no sacerdote, o qual reúne e direciona todo o ressentimento dos fracos, dos escravos, do rebanho para dentro dos próprios, se insurgindo contra os dominantes e adotando os ideias da moral de acordo com a criação destes próprios. A profundidade da exposição feita em tal ponto é surpreendente.

"Genealogia da Moral: uma polêmica" foi escrito originalmente para complementar a obra anterior, "Além do Bem e do Mal", vez que Nietzsche retoma e cita inclusive passagens do outro livro. É uma escrita robusta, profunda, erudita e em vários pontos complicada. Cada parágrafo da obra gera muita reflexão e interessantes interpretações. É um livro que deve ser lido e relido, cada vez mais com o intuito de tentar melhor compreender o turbilhão de mensagens transmitidas pelo filósofo.

Recomendo!
comentários(0)comente



Mickael 13/01/2024

Genealogia da obra
Certa vez um professor recomendou iniciar a leitura de Nietzsche por este livro. Não foi o que fiz, mas agora que li concordo com meu professor. Esta obra contém o cerne do pensamento de Nietzsche. Os preconceitos contra as mulheres também estão presentes, então é necessário essa ressalva. Outro ponto importante é o perigo da obra: é muito fácil ser mal interpretado por fascistas.
comentários(0)comente



Artur.Ravette 10/01/2023

Proibido para quem tem pressa
Um livro denso, com muitas declarações.
Os sentimentos do autor sublima os textos e é extremamente perceptível sua sagacidade na fala.
Assim como se espera de um filósofo, recheado de reflexões.
comentários(0)comente



Gabriel 02/05/2014

Não me cativou
Apesar de citar um tema interessante, a leitura do livro é muito densa e complicada, e não consegui me cativar, então o abandonei nas primeiras páginas. Tinha-o comprado mas me arrependi, então, como bom leitor, doei o exemplar para a biblioteca da escola, pois sei que alguém tirará bom proveito dele.
comentários(0)comente



David 04/01/2016

Um filósofo polêmico!!
"Genealogia da Moral" é um livro provocador e muito polêmico, onde Nietsche cutuca a raça humana com suas questões extraordinários . Uma obra que todos deveriam ler antes de morrer.
comentários(0)comente



RicardoDM 31/01/2016

Genealogia da moral
Em "Além do bem e do mal", Nietzsche escreve: "Gradualmente foi se revelando para mim o que toda grande filosofia foi até o momento: a confissão pessoal de seu autor, uma espécie de memórias involuntárias e inadvertidas." O mesmo se pode dizer da obra dele: seu intenso sofrimento corporal (foi vítima de inúmeros problemas de saúde) parece tê-lo feito olhar o sofrimento não mais do ponto de vista da filosofia idealista e do cristianismo, mas da fisiologia -- e aqui se mostra também a influência de ideias muito correntes na época, como a da hereditariedade.

Ao longo das três dissertações de "Genealogia da moral", ele levanta hipóteses para a origem das oposições "bom x ruim" e "bom x mau" (o primeiro par, de acordo com ele, seria a moral dos senhores e o segundo, a moral dos escravos), a origem das noções de "culpa", "castigo", "pecado", "má consciência"..., e o desenvolvimento do ideal de vida ascético (de negação da vida terrena) -- ideal que ele encontra vivo inclusive no espírito cientificista. Na conclusão da terceira dissertação, sobre o ascetismo, ele escreve: "O homem preferirá ainda querer o nada a nada querer."

Sem entrar na questão de concordar ou não com as proposições de Nietzsche, achei fascinante o "modus operandi" dele: a maneira como, ao propor outra leitura para o mundo, ele faz ver a artificialidade das demais leituras (que se querem como "a verdade em si") -- artificialidade que não significa irrealidade; as leituras são artificiais, mas, uma vez que regem um modo de vida, elas se tornam extremamente reais, sendo muito difícil conseguir se descolar delas.
comentários(0)comente



Renata 01/08/2020

Alavanca
Como sempre que adquirimos uma obra desse autor ficam questionamentos difíceis de serem respondidos.
comentários(0)comente



Fernando.Lovato 04/01/2024

Crítica sólida e polêmica à moral cristã
Nietszche escreve nesse livro uma crítica aos ideais ascéticos cuja expressão máxima é o cristianismo e propõe uma moral para substituí-la. Encare o livro como uma laranja passada do ponto: possui gomos doces e gomos podres.

-- Pontos positivos:
. Na época de lançamento (final do séc 19), a obra foi corajosa e polêmica, pois ataca diretamente conceitos dados como certos e eternos.
. Excelente argumentação contra morais fundadas na metafísica
. Excelente análise filológica
. Fácil de ler. Não precisa ser filósofo de carreira para entender

-- Pontos negativos:
. Nietszche usa/bebe do conceito de darwinismo social (que é uma asneira, porém ainda era aceito na época dele). Logo, a parte que ele propõe conceitos é lixosa. Ex: propõe coisas que o Nazismo algumas décadas depois iria por em prática.
. Datado. Hoje, algumas críticas que ele propõe já foram incorporadas ao senso comum devido ao enfraquecimento religioso no séc 21. Assim, tem poucas novidades para o leitor contemporâneo. Ex: cristianismo renega a vida terrena em prol de uma aposta de vida em outro plano.
comentários(0)comente



CharlesSouto 22/07/2023

Fechando o ano com Nietzsche...!
Eu cito:
?Tampouco me agradam esses novos especuladores em idealismo, os antissemitas, que hoje reviram os olhos de modo cristão-ariano-homem-de-bem, e, através do abuso exasperante do mais barato meio de agitação, a afetação moral, buscam incitar o gado de chifres que há no povo?

Diria mais que atual.

?O homem preferirá ainda querer o nada a nada querer...?
comentários(0)comente



78 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR