SamellaFonseca 12/03/2020Resenha original para o ig @sonhandoaosvinteEu conheci esse livro quando ele ainda nem tinha editora, e logo quis lê-lo. Ao ser enfim publicado, a vontade continuava, mas outros livros passaram na frente, até que em 2019 surgiu a oportunidade de adquiri-lo. Não demorei a começá-lo, e o saldo disso foi uma leitura que me prendeu e cativou de um jeito mais especial do que eu esperava.
Antes desse livro, eu já havia lido um conto da autora lá em 2013 ou 2014, e tinha gostado, mas não me lembrava muito de sua escrita. Ela é leve e envolvente na medida certa, narrada diretamente pela própria Brenda, e logo me identifiquei com o jeito tímido e sonhador dela - não é à toa, afinal, que o ig se chama "Sonhando aos Vinte", rs. Os primeiros capítulos levam um tempinho para engatar, tendo em vista que eles introduzem o leitor à história, mas uma vez que a leitura engata, não dá vontade de parar.
Os personagens principais são bem carismáticos. Cada um tem sua personalidade marcante e me fizeram sentir como parte do grupo de amigos. Também gostei da forma como a autora foi precisa com as cenas, avançando em vários momentos para mostrar mais o que era relevante para a história - o que, em outras situações, poderia ter me desagradado, mas gostei nesse caso por ela não "perder tempo" com cenas corriqueiras demais. E então tivemos o romance, em doses certeiras que me fizeram suspirar bastante.
O ápice da leitura para mim, porém, foram os sonhos misteriosamente realistas da protagonista. Por muito tempo, pairam as dúvidas sobre o que está acontecendo, até que elas começaram a ser respondidas e foram se revelando mais do que o esperado. Isso levou a um final tanto lindo e esperado, quanto até inesperado. Confuso? Eu sei, mas só lendo para entender e ser tão surpreendido como eu fui, por algo que sequer tinha cogitado ser possível, e isso sem perder a coerência e, principalmente, a mensagem da história. Assim, a leitura se concluiu como mais do que eu esperava, virando mais uma favorita!
Destaque ao acabamento lindo da editora, cada capítulo iniciado com uma ilustração lindíssima do Kazumi Takashi, seguindo o padrão da capa, que ele também ilustrou.