spoiler visualizarLevine 08/04/2021
Oliver Bowden sabe o que faz: muito bem.
A história de vida de Altaïr, Mestre da Ordem dos Assassinos, contada por Niccolò Polo (pai do Marco!), que ouviu o relato da boca do próprio Mestre. A trama se passa no século XIII, durante as Cruzadas, em cidades como Masyaf, Jerusalém e Acre. Altaïr, que tem um passado trágico por cometer um erro fatal em uma missão e é obrigado pelo Mestre, al-Mualim, a assassinar nove homens que estão arriscando a paz da região. Essa busca ocupa boa parte do livro, mas tudo muda quando Altaïr mata o último alvo. A partir de então, ele parte em outra missão, da qual depende a própria Ordem dos Assassinos.
Altaïr começa o livro sendo deliciosamente babaca e vai aprendendo com os erros e suas consequências até se tornar sábio e misericordioso ou quase. Quer dizer, supostamente ele se torna misericordioso, mas em vários momentos do livro ainda o vemos matar pessoas sem necessidade. Parece que ninguém, nos livros dessa série, ouviu falar em incapacitar o inimigo.
A novelização é muito incrível, o autor Oliver Bowden tem um talento incrível de conseguir pega toda a existência do game e aprimorar muito bem nesse livro. As Estratégias e truques do jogo são bem descritas, da para sentir como se estivesse lendo uma série de um bom jogo.
Os personagens são interessantes, incoerências à parte, Altaïr tem uma jornada cheia de dificuldades e sofrimentos, e você fica com vontade de saber mais sobre Malik. Mas o destaque do livro é a incrível Maria, uma inglesa que fugiu do casamento para se vestir de soldado e se juntar às Cruzadas, e a qual, sem dúvida, mereceria um livro só dela. O relacionamento de Maria e Altaïr é bem divertido, mas a escrita privilegia a trama sobre os personagens.
A história oferece algumas surpresas (mas para aqueles que não jogou o game e claro uma boa surpresa para quem só lerá o livro) mesmo que a resolução do mistério da primeira parte seja quase imprevisível, alguns momentos engraçados e uma tragédia grega (se você conhece a história, sabe do que estou falando) Gostei muito da trama, dos personagens e do cenário dessas obras. Vale muito apenas conferir.