Isa 18/12/2016
"Mas agora ela não podia negar o que a estava encarando claramente: os cães na China comiam melhor do que os médicos da Coréia do Norte".
Honestamente, a Coréia do Norte me fascina. Eu adoro assistir documentários, filmes e ler livros sobre o país. É loucura pensar que atualmente ainda existe um país tão isolado do resto do mundo.
No entanto, mesmo que eu gosto de ler sobre isso, esse tipo de livro pode ser mais difícil de ler devido às explicações detalhada de fatos históricos. 'Nothing to Envy', porém, é contado a partir da perspectiva de pessoas reais que viveram na Coréia do Norte - agora desertores - e suas estórias. Isso fez o livro muito mais fácil e agradável de ler, mas ao mesmo tempo os fatos históricos ainda estavam lá para explicar como as coisas chegaram a esse ponto, o que foi ótimo.
Mesmo já tendo lido muito sobre este tópico, este livro me deu novas informações que eu não conhecia, incluindo mais detalhes sobre as dificuldades que os desertores encontram quando chegam na Coréia do Sul. No geral, este foi um livro incrível.
"A Coréia do Norte convida paródia. Rimos dos excessos da propaganda e da credulidade do povo. Mas considere que seu doutrinamento começou na infância, durante os dias de quatorze horas passados em creches de fábrica; Que durante os cinquenta anos seguintes, cada canção, filme, artigo de jornal e outdoor foi projetado para deificar Kim Il-sung; Que o país estava hermeticamente fechado para manter fora qualquer coisa que pudesse lançar dúvidas sobre a divindade de Kim Il-sung. Quem poderia resistir?"
site: https://www.goodreads.com/review/show/1781459867