Victor Moreira 17/11/2024
Parabéns, você ganhou mas não vai levar...
Não sei o que você está esperando dessa história. Sendo bem sincero, eu li pelos motivos errados e isso acabou mudando a minha perspectiva de como ler esse livro.
Eu recomendo esse livro para pessoas que tem interesse em ler histórias sobre as consequências da guerra.
Nesse livro, não temos nenhuma cena sobre a guerra acontecendo, apenas vemos o que ela causou na vida dessas pessoas.
Outra coisa importante é que você acaba conhecendo muito mais sobre a cultura afegã, através dos olhos de uma família que não segue os costumes religiosos de seu povo a risca. Isso acaba trazendo uma certa aproximadade com a história, mas te surpreende ao conhecer uma cultura completamente oposta a sua e acaba te fazendo repensar até mesmo na sua própria cultura.
É uma história que não se importa com a sua opinião e desejos. Você pode não gostar, pode odiar, pode ter esperanças ou até mesmo esperar o pior de tudo aquilo, mas isso não faz diferença, a história vai seguir o seu próprio rumo, assim como a vida segue o seu.
Esse livro tem temas e debates tão reais, que eu não sei dizer se é uma história pesada ou se é muito fraco comparado com os horrores que realmente estão acontecendo.
Muitos personagens intrigantes e incomuns. Reais e falhos.
Esperança, medo, tristeza e negação, são palavras que definem a minha experiência com esse livro.
Não necessariamente nessa ordem e uns mais fortes que outros.
Eu termino esse livro só desejando que as pessoas possam ter mais empatia e aprendam a lidar com os seus sentimentos para que ninguém mais precise sofrer.