Olhai os lírios do campo

Olhai os lírios do campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Dani 28/11/2022

Olhai os lírios: tudo ao seu tempo
Eu comecei a ler esse livro e parei pra ler Clarissa
Eu comecei a ler esse livro e parei pra ler o tempo e o vento (ainda não terminei)
Esse mês me vi com ele em mãos pra ler em uma leitura conjunta mas acabei seguindo mais sozinha.

Acho ruim que o prefácio traga o Érico xoxando-se, eu me vi lendo tentando concordar com ele que esse livro não era lá tudo isso.
Eu acho q nada de Érico será melhor que o tempo e o vento (conheço pessoas que preferem o incidente em Antares) mas é um livro bom! Muito bom!
Tem tanta coisa que queria falar sobre ele? mas acho q mais sobre Érico, sobre a coragem de mostrar coisas tão ?modernas? num livro de 1930: uma mulher cursando medicina, vivendo a vida como ela quer, o aborto sendo falado, saúde pública, caraca tem muita coisa atual sendo discutida aqui.
Erico conseguiu retratar muito bem o Brasil dessa década (que tá querendo voltar a tendência) e mesmo parecendo um tanto inverossímil dar-nos
esperança de presente.
comentários(0)comente



Maria.anamariaprof 28/11/2022

Na minha releitura achei bem mais ou menos
Já tinha lido na adolescência e tinha uma ótima lembrança dele. Mas na minha releitura achei um pouco abaixo de minhas expectativas. A segunda parte do livro é muito chatinha e não acho que todas as narrações do autor acrescentem a obra.
comentários(0)comente



arqueofarias 25/11/2022

Obra maravilhosa de Veríssimo. O contexto com a revolução de 30, os dilemas da vivência médica, de amores impossíveis e uma ?lição? de como o ego, o orgulho e a ganância podem levar nossa vida a caminhos improváveis.
Temas como fascismo, política, classes sociais, modernidade e ciência são frequentemente esboçados ao decorrer da narrativa.
Leitura fluída. Muito bom.
Olívia, a melhor personagem ???
comentários(0)comente



Tuts 25/11/2022

Não me agradou
Apesar de ser um dos clássicos da literatura brasileira,os quais tenho muito apreço já que li vários deles e gostei bastante,como Dom Casmurro,O Cortiço,Capitães da Areia,o Grande mentecapto,Vidas secas,dentre outros,?Olhai os lírios do campo? definitivamente não foi uma história que me agradou.

No começo eu estava achando interessante,a história tinha me chamado a atenção tanto é que estava lendo bastante rápido,mas por volta da página 100 o ritmo ficou cada vez mais lento e no final eu já não aguentava mais.

Como já falei,o livro começa bem,contando a história do nosso protagonista Eugênio de uma maneira bem interessante que você tem um certo interesse,de maneira não-linear,ou seja,alternando vários períodos de sua vida. Conhecemos também Olívia,a namorada do protagonista que sem dúvidas é a personagem mais interesante da obra pelas reflexões que ela gera. No entanto,acho que ela ficou muito preterida depois da sua morte(não é spoiler),e mal apareceu na segunda parte da história.

A conclusão que eu chego é que a narrativa perde muita força a partir da página 100,chegando a um ritmo vagarosíssimo na parte 2. Se torna uma leitura entediante,chata e sem nenhum atrativo. Além disso,a segunda parte desvia muitas vezes o foco da narrativa principal para dramas secundários e personagens extremamente irrelevantes e chatos. Alguns diálogos racistas me incomodaram também.


Apesar de eu não ter gostado da obra de forma geral,ainda tenho interesse em ler ?Incidente em Antares?,do mesmo autor, a qual só escuto falarem bem.
comentários(0)comente



Jéssica 23/11/2022

Em ?Olhai os lírios do campo? Erico Verissimo narra a história intima de um homem dividido entre os caminhos da ambição e os labirintos do coração.

Ao caminhar em ambição ele mantinha adormecido o ??medo de fazer uma análise íntima, de olhar para dentro de si mesmo, pois seria cruel descobrir que a represa estava seca, ou que continha apenas mágoas, incertezas, gritos de espanto e dúvida, velhos recalques?? (pág. 65).

Ao se deixar perder-se nos labirintos complexos do coração ele descobre que ?fazer alguma coisa, não ser apenas??, isso sim é a vida (pág 273).

Dividido em duas partes, sendo a primeira delas um convite a leitura ávida e apaixonada, este romance projeta o autor nacionalmente de forma a tornar as suas palavras eternas no coração de seus leitores.
comentários(0)comente



Adriana1161 23/11/2022

A vida começa todos os dias
Foi uma releitura, achei tão bom quanto da primeira vez que li. Percebi alguns clichês, mas nada que diminuísse a obra.
Fiquei impressionada com a lucidez com que o autor aborda alguns temas como antissemitismo, ditadura Getulista, fascismo, o Terceiro Reich, mesmo este último sendo contemporâneo à época em que o livro foi escrito.
Romance social, romance psicológico, com um ritmo cinematográfico.
Narrado em terceira pessoa, porém contaminado pela perspectiva de Eugênio.
Deixo aqui, o que escrevi sobre o livro, na primeira leitura:
Livro lindo, história linda, daquelas que ficam na memória, personagens que ficam colados na gente!
A primeira parte, alterna passado e presente, a vida de um adolescente um tanto ingênuo, com sentimento de inferioridade. Parece até ser um romance de formação.
A segunda parte, aborda só o presente do personagem.
Faz ótimas críticas sociais e políticas, pertinentes até os dias de hoje. Tem discussões sobre a política mundial, tratando dos acontecimentos mais efervescentes e relevantes da época.
Gostei de várias frases: "A vida começa todos os dias", "Tinha tido apenas a ilusão de viver, mas na verdade andara morto por entre os homens", "A bondade não é uma virtude passiva", "A gentileza podia melhorar o mundo"
Como todo bom clássico, é atemporal! Gostei muito!
Complementando, achei Eugênio um personagem bastante complexo, me pego pensando sobre algumas coisas que ele também pensava!
Personagens: Eugênio, Ernesto, d. Alzira, Ângelo, Olivia, Honorio, Eunice, Anamaria, Seixas, Filipe, Isabel, Dora, Simão, Castanho, Cintra, Hans e Frida Falk
Local: Porto Alegre - década de 30
@driperini
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dalton 19/11/2022

Meu livro preferido
Eu não gosto muito de literatura nacional, e fui ler esse livro porque achei o título bonito, mas me surpreendi muito.
Nas primeiras páginas já sentimentos toda a profundidade da escrita, e o misto de emoções que ela causa; confesso que chorei em cada capítulo, nunca um livro tinha me tocado de tamanha maneira, por isso é meu livro preferido e que sempre recomendo.
É um daqueles livros que muda uma vida, que desperta algo novo em você. Não quero contar detalhes sobre a trama para não estragar a experiência. LEIAM!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Drika 07/11/2022

Que o mais simples fosse visto como mais importante.
Romance de Érico Veríssimo, escrito em 1930. Nesse romance vamos acompanhar a vida de Eugênio Fontes, um homem que tinha a ambição de ser rico, por sofrer complexo de inferioridade. Eugênio consegue com muita luta formar em medicina e durante o curso se apaixona por Olívia, que carregava serenidade no olhar e tinha um grande conhecimento de mundo. Olívia é um ponto chave nessa obra, é através dela e por ela que ele consegue enxergar que o simples é o que realmente traz felicidade. Porém, até q ele consiga ter essa epifania, passa por momentos de que o dinheiro e a alta sociedade é o que importa, e por esse motivo casa-se com Eunice, filha de um homem rico e por isso bem sucedida. Mimada e que com a influência na sociedade que continha, conseguiu realizar o suposto sonho de Eugênio: ser um doutor famoso. Porém com o passar do tempo, o protagonista vai percebendo que andar entre a alta sociedade , ter dinheiro e todo o conforto não o satisfaz.
Bom, através das filosofias de Olívia, o protagonista começa a fazer um mergulho no seu interior e percebe o que realmente traz felicidade e com certeza não é uma vida embasada em superfluidade. Entretanto, para chegar aqui muitas perdas foram conquistadas no caminho e, claro, não são perdas materiais ? O único problema encontrado no livro é o fato de Olívia ser quase inumana, infelizmente, é impossível um ser humano ter tamanha áurea.
Tamires Durães 07/11/2022minha estante
Amei!!!




Andressa 05/11/2022

O misto de emoções que esse livro desperta!
Nao costumo ler literatura nacional, mas esse livro me despertou o interesse em ler mais autores nacionais. Eugenio, o personagem protagonista do livro, nos desperta os mais diversos sentimentos : ora amor ora decepçao. Gostei muito da escrita e da história!
comentários(0)comente



ana 03/11/2022

"A vida começa todos os dias."
Olhai os lírios do campo foi uma leitura super fluída para mim! O livro explora a simplicidade, a vida? nos fazendo refletir muito!! Uma história muito bonita de ser ler!
??????
comentários(0)comente



Milena.Saleh 28/10/2022

Desde que ouvi falar nesse livro, no cursinho, desejei lê-lo. Erico Veríssimo é um autor prestigiado em meu estado e a temática envolvendo ambição e Medicina me chamou bastante atenção.
Sobre a estrutura, ele inicia com duas linhas do tempo, o agora e o passado, e alterna entre elas. Mais tarde no livro, ele foca no presente e intercala com passagens de acontecimentos relembrados pelo personagem, ou pequenas consultas médicas estruturadas como uma mistura de conto e crônica, uma tentativa de Erico de militar, mostrar os problemas de saúde da época. Achei que essa alternância entre estilos narrativos foi confusa e muitas vezes lia páginas achando que ainda estava no presente e não era o caso.
Sobre o enredo, Eugenio é um médico de origem muito pobre que não quer mais ser pobre. Ele tem sua paixão amorosa e laboral, e abre mão delas por status e dinheiro. E o livro é sobre o sofrimento e a ambivalência que isso desperta dentro dele. Há também muitas discussões filosóficas sobre querer salvar o mundo VS o homem não merecer/querer. E tudo se passa em Porto Alegre.
Não achei o livro artificial ou forçado, como disse o autor em uma entrevista. Me identifiquei muitas vezes e já vi muito do que há na história na vida real. E as partes médicas estão, apesar de obsoletas, todas corretas nos mínimos detalhes! Isso foi a cereja do bolo!
Recomendo a todos.
Reginaldo Pereira 28/10/2022minha estante
Show Milena!!!!! Muito obrigado!!! ;-)




784 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR