Olhai os lírios do campo

Olhai os lírios do campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |


Marlonbsan 01/12/2020

Olhai os Lírios do Campo
Eugênio Pontes é um rapaz de origem humilde que busca mudar sua vida, desde pequeno vê a pobreza como algo a ser deixada para trás. Com muito custo, se forma como médico e dali em diante faz suas escolhas pensando em entrar na elite da sociedade.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos a vida de Eugênio, desde a sua infância, até parte da sua vida adulta. De maneira geral, é uma leitura fluída, porém há trechos de debates da época que são bem densos.

A filosofia do livro é bem interessante, falar sobre os desejos que uma pessoa pode ter e se contentar com aquilo que se tem, suas escolhas e os caminhos que a vida o leva por meio delas. É muito do ser humano ficar insatisfeito com suas escolhas e mudar a opinião. Aqui o debate é muito bem feito, assim como a imersão no contexto.

Alguns aspectos narrativos não me agradaram muito, principalmente nas partes de monólogos com discussão sobre o contexto político e da sociedade da época, pois são estendidas por meio da opinião de determinados personagens e não influenciam tanto na progressão da história principal, talvez a menção mais objetiva desse uma dinâmica mais ágil nessas partes.

Eugênio é um personagem bem complexo, como vemos o seu crescimento e as suas atitudes, podemos perceber as várias camadas e a sua personalidade, já os outros que aparecem, também são bem característicos, contribuem muito para a história e também há bastante excentricidade neles, assim como apresentam aspectos comuns para a época.

Há algumas histórias de background que envolvem Eugênio e que são bem interessantes, ainda mais sabendo do contexto do livro e as questões que eram debatidas, tudo isso de forma bem concisa e bem escrita. O livro termina com aquele gosto de que leria mais sobre Eugênio e o que se passava no seu entorno.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan
Larissa 09/12/2021minha estante
Muito lindo?. ????


Beatriz 13/01/2023minha estante
É uma boa história, retrata coisas reais, que aconteciam e ainda continuam, o começo é um pouco parado vc tem que insistir é uma obra muito boa


Nick185 09/06/2024minha estante
Alguém me conta o resumo do que acontece depois que a Olívia morre?




Lidi 30/11/2020

Uma narrativa muito bonita, faz o leitor refletir sobre a vida, sobre valores como: compaixão e amor ao próximo. Não dei cinco estrelas porque em alguns momentos achei um pouco repetitivo e cansativo. Mas um livro que vale sim muito a pena ser lido!
Aylana Almeida 01/12/2020minha estante
Perfeito esse livro!! Amei demais ?




Lavinia Teodoro 30/11/2020

Siga @euliv.ros no Instagram
Resenha ? Olhai os Lírios do campo, Érico Veríssimo.
.
Literatura Brasileira.
Publicado em 1938.
Páginas: 294
.
Érico Veríssimo é um escritor sensível e hoje vou resenhar o romance que o fez famoso nacional e internacionalmente.

O livro é dividido em duas partes:
1° O protagonista Eugênio recebe ligação de um hospital, dizendo que uma pessoa chamada Olivia está morrendo. Ele decide viajar durante 3h até lá. Na viagem ele relembra toda sua vida. Uma infância pobre e difícil, ele sentia vergonha dos pais pobres. Relembra que fez medicina para tentar subir na vida e não gostava de atender pessoas pobres. As desprezava por remeterem ao passado dele. Por conta dessa vida miserável, ele queria status e glamour, o que foi influência para a vida amorosa. Eunice, sua esposa, que não lhe dava felicidade, apenas nome no meio social.

2° Tratará da vida atual do personagem. Eugênio se descobrindo e revendo seus valores. Olivia o ajuda, mesmo que na sua imaginação. A moça trabalhava e estudava, naquela época. Única mulher na turma de medicina. Ela era livre. Personagem forte, mas doce e meiga que sempre dava palavras de conforto. Era uma grande amiga.
Ela era tão perfeita, que o Érico falou que a Olívia não existe e por isso o livro é ruim. Mas a Olívia cria um contraste com o Eugênio e isso a torna incrível. Uma personagem adorável.

O livro trás reflexão e questionamento. Te fará pensar se o que você planeja é o que vai te deixar feliz, vai te trazer felicidade. O livro vai te tirar da zona de conforto.

No contexto histórico: o livro foi escrito numa época ditatorial, governo Getúlio. As pessoas estavam preocupadas em construir coisas enormes, prédios e casas. Época de boom da industrialização no Brasil. As pessoas só pensavam em dinheiro e ascensão. Será que isso era felicidade?

Romance que segue atual por falar de sentimento, por tratar do interior das pessoas.

O título faz referência a uma passagem bíblia, que é o sermão das montanhas. Nessa passagem Jesus Cristo crítica as pessoas que ficam presas no material e não se importam com o espírito.
comentários(0)comente



Alê Guimarães 29/11/2020

Retorno para a efemeridade.
Uma obra dolorosamente bela. Veríssimo parte do sermão da montanha, explícito no texto, para uma reflexão sobre outra passagem bíblica, de que vale o homem ganhar o mundo e perder a alma? Não se trata, no entanto, de uma narrativa religiosa, antes é filosófica. O diálogo entre Eugênio e Seixas é um embate entre a política da fé e a política do ceticismo, entre o ufanismo e o niilismo. Livro bom para nos afastar da crescente deificação humana e nos trazer de volta à nossa efemeridade.
comentários(0)comente



Haime 29/11/2020

Olhai os lírios do campo
Nesse livro encontramos a estória de Eugênio intercalada entre presente e o seu passado, desde de sua infância até vida adulta.
O autor trabalha temática de complexo de interioridade, ambição , egoísmo em meio ao plano de fundo histórico de nazismo e a triste realialidade dos judeus na década de 30.
É importante caro leitor entender contesto histórico brasileiro da revolução de 30 e a tão famosa Era Vargas para que a leitira se torne mais rica pois neste contesto tendo em vista a grande repressão da liberdade de expressão vemos que autor aborda termos políticos de forma neutra com pouco posicionamento dos personagem o que deixa o leitor querendo mais.
Lançamento 1938 , leitura de média fluidedade .
comentários(0)comente



Jessica858 25/11/2020

Livro maravilhoso
Um livro pra ser lido e relido com os anos. História envolvente e que te faz pensar sobre a vida e os planos que temos nela.
comentários(0)comente



Suzanne Raely 25/11/2020

"Só a vida ensina a viver"
Uma história bonita, que faz o leitor refletir sobre os verdadeiros valores da vida, tais como compaixão e amor ao próximo.

A narrativa conta a história de Eugênio Fontes, intercalando entre sua infância e a fase adulta. Eugênio, criança humilde e que cresceu com complexo de inferioridade, vai descobrindo com o passar do tempo o significado dos valores fundamentais do ser humano.

O livro tem um encanto que prende o leitor de imediato, foi minha primeira experiência com o autor e AMEI ler essa história!
comentários(0)comente



Ãndrea 21/11/2020

Olhai os lírios do campo...
Uma leitura muito reflexiva, apesar de ser, em algumas partes, arrastada... O conhecimento do autor surpreende o leitor ao analisar o ano de sua escrita.
comentários(0)comente



Aylana Almeida 21/11/2020

Escrita poética, encantadora e emocionante!
Que felicidade conhecer esta obra, conhecer este autor tão renomado e importante para a literatura nacional! Reconhecer o talento deste poeta é reconhecer o valor da literatura nacional e do que ela trás consigo enquanto expressão de uma cultura, de um povo. Que livro, meus amigos! Quantas lições, reflexões e sentimentos este livro me remeteu! Queria ter tido a oportunidade de ter lido antes pra conhecer essa obra prima e ter vivido estas emoções! Mais um livro nacional FAVORITADO COM SUCESSO ?
comentários(0)comente



Carol 18/11/2020

Nesse livro, conhecemos a vida de Eugênio desde sua infância, a narrativa é intercalada entre o passado e o presente. Conhecemos todas as suas crises existenciais, desejos, decepções e remorsos. Eugênio teve uma infância muito difícil, sua família era muito pobre e a forma como ele enxergava seus pais e culpava o pai pela situação em que eles viviam, foi muito difícil de ler.
Eugênio sempre se sentiu muito inferiorizado, até mesmo na vida adulta.
Entretanto, a maneira como Olívia muda sua visão da vida e faz com que ele reavalie as suas prioridades é muito bonita.

"Considerai os lírios do campo. Eles não fiam nem tecem e no entanto nem Salomão em toda a sua glória se cobriu como um deles"
comentários(0)comente



Priscila.Freitas 16/11/2020

A história é até interessante mas o protagonista divaga demais. Foi a minha primeira experiência com Érico, vou tentar outro livro dele depois.
comentários(0)comente



Anienne 11/11/2020

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO
Para min é sempre difícil fazer uma Resenha sobre as obras de Érico Veríssimo porque são muito, muito, muito boas...

Eu amo Veríssimo!

Gostei bastante desse livro, mas se for fazer uma avaliação, dentre todos os que li dele até o momento, é o que menos me identifiquei.

Vai trazer uma parte da vida de Eugênio, garoto pobre e ambicioso, que se torna médico com muito sacrifício dele e da família.

A partir desse cerne, a vida deEugênio vai se desdobrando e vamos ter uma série de reflexões profundas sobre a vida, a sociedade posta e seus acontecimentos, as injustiças sociais, o comportamento das pessoas, o bem, o mal, machismo, racismo, preconceitos... Assuntos frequentes e que se repetem em seus livros!

Eu gostei muito e indico esse livro com força.
comentários(0)comente



Karina Paidosz 06/11/2020

Uma esperança desde sempre se faz, onde alguém quer mudar a vida do outro, deixar um mundo melhor, uma convivência mais harmônica;
Mas por onde começar se tudo o que vemos, necessita de âmparo e cuidado?
Linda história de um médico que se depara a sair do seu mundinho a querer ajudar o próximo.
Adorei esse primeiro contato com Érico Veríssimo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 481 a 496
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 |