Olhai os lírios do campo

Olhai os lírios do campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



valen ! 06/07/2024

Novamente, estou encantada pela escrita de Veríssimo. O livro em si, é muito bem desenvolvido, os personagens são bem inscritos e a história de Eugênio Fontes encanta todos os leitores.
A obra me fez repensar em vários aspectos da vida com as frases impactantes de Olivia e do próprio Eugênio. Acredito que todos deveriam ler esse livro, pois ele reflete muito a sociedade de anos atrás e consegue fazer com que o leitor se sinta dentro da história do livro.
comentários(0)comente



Carol 02/07/2024

Livro muito reflexivo e por esse motivo, muito parado
Tive dificuldade de me conectar com a história em alguns momentos, mas livro muito interessante
comentários(0)comente



Mateus 30/06/2024

O sermão da montanha
Essa leitura foi meu primeiro contato com a obra do Erico Verissimo, inicialmente eu sabia que seria uma leitura ao estilo novela das seis, romance de época com algumas questões sociais abordadas dentro do contexto do livro, mas percebi que existia mais ali naquela história, sinto que existe uma mensagem religiosa dentro de vários aspectos dos debates entre a cristã Olívia e o Ateu (ou não) Eugênio.

O Eugênio não se pode traduzir apenas como um jovem rapaz ambicioso, ele carrega consigo o contexto social no qual cresceu, a pobreza, a falta de recursos e os sonhos grandes para caber em sua realidade cruel, um personagem complexo, assim como é a vida, nada de preto e branco, os dias reais são cinzas, mesclados de tudo que é complexo e simples.

Sinceramente me apaixonei pela personagem Olívia (nome de minha bisavó), uma mulher de carisma, forte e sábia, mesmo em partes que ela não está fisicamente na história, consegue ocupar toda narrativa com sua beleza que assim como o sol ilumina tudo ao redor, sinto que todas as partes que citavam cartas ou falas dessa personagem, ali foram as melhores partes do livro.

Preciso ser sincero que a primeira parte do livro é ÓTIMA, mas o livro cai um pouco na segunda parte, se torna um novelão mesmo, por isso tirei uma estrela da avaliação, mas para um romance de 1938, ele traz temas difíceis até os dias atuais, fala sobre o aborto, o atendimento médico de pessoas carentes, falou sobre a guerra (a primeira e a segunda que estava para começar), inclusive tem um personagem com discurso muito familiar no Brasil dos últimos tempos que acusa todos de comunistas, taxistas, e tudo que termina em istas. Enfim, recomendo sim essa leitura, por ter gostado da escrita, já comprei O tempo e o vento, e sinto que ali serei totalmente entorpecido pela escrita do velho gaúcho.
comentários(0)comente



Andréia 27/06/2024

Primeiro grande sucesso de Érico Veríssimo esse livro é um mergulho na busca do sentido da vida. É um romance de formação que acompanha a trajetória do menino Eugênio, desde a sua infância sofrida até a idade adulta. Veríssimo narra com uma linguagem fluida, por vezes parece que estamos lendo um roteiro de um filme.
Me incomodaram algumas falas racistas e machistas de alguns personagens.
comentários(0)comente



Lara.Reggiani 26/06/2024

Olhai os lírios do campo
O livro conta a história de Eugênio, um personagem invejoso e com um terrível complexo de inferioridade, que passará o resto da narrativa tentando superar seus pecados e imperfeições. Além disso, teremos junto a ele uma série de outros personagens importantíssimos, como Olívia, Filipe, Dora e Dr. Seixas que trazem consigo outras características e reflexões extremamente atuais.

Se você pensa sobre o nosso lugar no mundo, reflete ou já refletiu sobre a natureza humana eu indico a você esse livro. Érico Veríssimo nessas 288 páginas expõem muito bem algumas dessas visões de mundo e a partir dos seus personagens nos mostra as mais diversas faces desses pensamentos.

Se tivesse que fazer uma recomendação antes de iniciar a leitura seria ler o sermão do monte, ele percorre toda a narrativa e saber do que se trata antes de começar o livro talvez seja uma boa ideia.

Boa leitura.
comentários(0)comente



Hellas 25/06/2024

Suprassumo
Sem dúvidas, um dos melhores clássicos que já li e me arrependo de não tê-lo lido antes! Quanto tempo perdido? Todos os personagens são tão impactantes, tão reais, Eugenio e sua fria esposa, os amigos ricos, Olívia e suas filosofias cristãs contrastando com o materialismo e ganância de Eugênio. Apenas Leiam e se arrependerão de não terem feito isso antes
comentários(0)comente



Angelica185 25/06/2024

Olhai os lírios do campo
Um marco na obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, escrita em 1938, é um romance urbano que narra a história de um jovem humilde que se torna médico e se casa por interesse com uma moça rica, porém, se vê diante de um dilema moral ao ter que escolher entre dedicar a salvar vidas ou manter -se longe das lutas humanitárias.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Diego 20/06/2024minha estante
Como tinha spoiler, confesso que não continuei lendo a sua resenha, mas já informo que encomendei este livro (foi meio chatinho de comprar) por influência de seus comentários durante a leitura.
Tive de ler no tempo da escola (faz muuuito tempo...) e não lembro mais nada.
Estou aguardando chegar.


Aryana 20/06/2024minha estante
Bravo! ?




Beatriz3345 19/06/2024

Obra intensa
A obra apresenta divergentes ideologias sobre o conceito de ambição, sucesso, progresso profissional, diferença de classes. A obra retrata situações da condição humana miserável (que sabemos que ainda é presente na sociedade). Tornou-se uma leitura difícil, por trazer de um modo tão descritivo cenas que chocam (e que ainda acontecem ?). Há trechos reflexivos contrapondo ideologias baseadas em ciência e baseada em doutrina religiosa. É uma obra fantástica, mas que pode causar comoção/angústia, afetar o leitor.
comentários(0)comente



gabi_rp 18/06/2024

Lindo livro
Este livro me emocionou pela forma com que apresenta as diferentes facetas da consciência humana e como ela pode se modificar com os acontecimentos que ocorrem em nossa vida. Adorei conhecer esta obra de Érico Veríssimo!
comentários(0)comente



horoymato 17/06/2024

"O dinheiro é uma coisa nojenta"
Fantástico...amei cada parte desta história, desde o início ficamos fascinados e ansiando por mais e mais. A história de Eugênio foi muito bem contada, o começo triste, o recomeço mais ainda, mas depois vemos que tudo na vida tem um motivo, quando perdemos algo, ganhamos outro. O amor que ele sente por sua amada é tão grande...tão lindo, mesmo depois da morte ele não a esquece. Por conta de traumas, ele decide mudar, ser uma outra pessoa e isso se torna o foco de sua vida, onde ele se perde, enquanto se torna o que não queria. Seu coração diz algo, mas a mente sabe que não pode recorrer a isso...ele precisa de uma vida melhor, fugir da miséria. Tem muitos pontos tristes, frases lindas e outras nem tanto...um livro que nos trás muitas reflexões e fica a certeza de que seguir o que "te faz sentir vivo" é o melhor caminho. Seguir com medo, pois isto é coragem. Senti um conforto gigantesco ao ver um filme lendo estes capítulos, lindos, lindos...Me apaixonei pela escrita de Erico Veríssimo e espero não me decepcionar ao descobrir sobre as suas outras histórias. Eu recomendo e MUITO este grandioso livro, leiam!
comentários(0)comente



Sabrina 12/06/2024

Primeiro grande sucesso do Érico Veríssimo, o romance narra a história de um homem (Eugênio) dividido entre o amor (Olívia) e a ambição (Eunice). É um livro com muitas camadas, aborda os reflexos na vida dos personagens da desigualdade social, cultural e ideológica em contraponto a desumanidade de quem (só) tem dinheiro. Em alguns momentos achei melodramático demais, mas é incrivelmente bem escrito. Um clássico da literatura que vale muito a leitura.
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR