Olhai os lírios do campo

Olhai os lírios do campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Marcela 10/06/2024

Ksksksnsnns
Nabsbshehehehehehehehhehehehwhwhhehehwhhshehehehehehehhehenenndbdbdbdbrbrbrbbrbrbrhdhrhrhrhfhfrhrhrhdhhfhfhdhd
comentários(0)comente



Leandro 09/06/2024

"Só a vida ensina a viver, genoca. É preciso a gente ver primeiro tudo que a vida tem de mau e de sórdido, para depois podermos descobrir o que ela tem de belo e de bom, de profundamente bom."

A Leitura carrega muitas reflexões sobre a vida e de como podemos vivê-la pra sermos pessoas melhores. Uma das melhores leituras do ano.
comentários(0)comente



Sofia 09/06/2024

Li por causa da escola
Esse é um dos livros que geralmente caem na fuvest por isso minha professora indicou a leitura e na verdade fui bem surpreendida. O livro é muito bom e tem uma história legal, é cheio de lições de vida e muito gostoso de ler
comentários(0)comente



Tinoco 09/06/2024

Olhai
Essa obra magnífica de Érico Veríssimo nos deixa grandes lições e mensagens. A trajetória de um médico e o peso de suas escolhas desde a profissão, companheira, amizades e o modo de enxergar a vida depois de perdas e acontecimentos dos mais diversos em seu caminho. Uma história daquelas que o leitor tem certeza que aconteceu de fato. Só um grande escritor e romancista pode provocar um impacto tão grande nos leitores. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Arieska 04/06/2024

Olhai os lírios do campo
Terminei esse livro com uma sensação bem agridoce. Eugênio é um rapaz que cresceu muito pobre e observando a riqueza de seus colegas e amigos bem de perto, o que lhe fez nascer sentimentos tais como a ganância, ambição e a inveja. Ele decide por se dedicar aos estudos para sair dessa pobreza, mas a baixa autoestima e o sentimento de inferioridade continuam o acompanhando. Em diversos momentos eu achei ele um chorão, ranzinza, ingrato e insuportável. Mas como diz minha mãe, Deus ensina, a vida ensina. E ele vai aprender na experiência do que se trata o trecho bíblico "Olhai os lírios do campo". Passei sim raiva e frustração em boa parte da obra, mas finalizei com um sentimento grato e achei a história muito bela. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



caelis 04/06/2024

Que seu coração seja forte para ler esse livro!
''Olhai os lírios do campo'' traz a história de Eugênio: um homem com raízes pobres e amargas e desacreditado de que a vida teria algo de bom e de belo. Para ele, a pobreza e viver à margem da sociedade é motivo de vergonha, desprezo e repugnância. Com isso, a sua sede insaciável por status, sucesso e dinheiro foi o que traçou o rumo de seus primeiros anos aqui na Terra, passando por indas e vindas que só comprovavam ainda mais o nível de ganância e egoísmo que o seu coração levava consigo. Portanto, será que o amor é capaz de mudar a mente e o coração de um homem?
Confesso que acompanhar a trajetória de Eugênio faz da leitura ser um tanto intensa, triste e desafiadora para o leitor, mas ainda sim faz-se belo acompanhar o seu crescimento pessoal. Por várias vezes tive que para a leitura em razão da profundidade que as palavras carregavam; às vezes não estamos preparados para ler/ouvir coisas, sobretudo, tão óbvias, até alguém falar ou registrá-las num papel. Erico conseguiu traduzir, por meio desse livro, a imensidão e as partes doces e amargas que compõem a alma, ''tradução'' que até então, particularmente falando, só fazia-se encontrada nas palavras de Rubem Alves.
''Só a vida ensina a viver, Genoca. É preciso a gente ver primeiro tudo que a vida tem de mau e de sórdido para depois podermos descobrir o que ela tem de belo e de bom, de profundamente bom.''
Sem dúvidas, essa leitura trouxe profundas lições e mostrou-se mais que necessária para as nossas vidas!
comentários(0)comente



valmir 21/05/2024

Olhai...
" A vida começa todos os dias", costumava dizer Olivia.

Dentro do seu tempo, com seu estilo, me agradou , apesar de algumas vezes ser cansativo para mim, sem desmerecer o livro.

Apesar de algum moralismo religioso, é um livro que apresenta boas discussões, alguns diálogos interessantes.
Foi bom mas poderia ser melhor, foi a sensação que tive. ( opinião exclusivamente pessoal de leitor amador).
Porém, curioso estou por outras obras de Érico.
comentários(0)comente



GabrielaTabita 21/05/2024

Olhai os lírios do campo
Comecei o livro por uma recomendação de um amigo, que insistia que eu e Olívia tínhamos muito em comum. Logo no início da leitura, percebi que teria que ser paciente, já que a primeira parte do livro foca bem mais na infância de Eugênio. Porém, que grata surpresa foi perceber que a primeira parte me prendeu tanto quanto, ou até mais, do que a segunda! É bem verdade que o livro possui muitos trechos de puro idealismo, como o próprio Érico Veríssimo escreve anos depois da sua publicação, porém, foi uma leitura que me salvou ao fornecer um alimento espiritual. Bem escrito, com diálogos extremamente simples e paradoxalmente complexos, virou um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



Thevis 20/05/2024

Tocando o coração
É um livro bom que toca teu ser, não posso dizer que merece um Nobel, mas ele mostra um jeito novo de abordar os problemas e dificuldade da vida (Pq a vida do homi é fod*, o autor não ajudou o protagonista kdkdk).
comentários(0)comente



Michela Wakami 19/05/2024

Razoável
Confesso que ainda não descobri se gosto ou não da escrita do autor.
Sempre termino os livros dele, achando que falta algo, principalmente no que se diz respeito aos coadjuvantes, eles simplesmente desaparecem e eu fico aqui a ver navios.
E olha que muitos desses coadjuvantes, apresentavam grandes potenciais a brilharem ao lado dos protagonistas, mas o autor simplesmente da um chá de sumiço neles.

Infelizmente achei esse livro, um pouco monótono, algumas partes não me convenceram e outras não me agradaram.
Mas com certeza teve coisas relevantes que me conduziram a conclusão da leitura.
comentários(0)comente

anoca 19/05/2024minha estante
esse livro não é um dos melhores do érico?. gosto bastante de clarissa


Michela Wakami 19/05/2024minha estante
Uma pena, Anoca. Se eu for arriscar outro livro do autor, depois de ler a série O tempo e o vento, será Clarissa, obrigada pela dica.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



banana20 11/05/2024

O que dizer sobre o livro se ele ja diz tudo sobre si?
Esse é o segundo livro de Erico Verissimo que eu tive a honra de ler, percebo como ele se dedicou nesse livro, como ele evoluiu do primeiro que li (Clarissa) pra esse. O próprio olhar crítico dele ficou mais aguçado e maduro e a forma como ele introduziu no romance foi sucinta.

Vou recomendar pra minha mãe.
comentários(0)comente



lulukamartins 08/05/2024

A vida começa todos os dias!
Eu li o livro pelo Kindle, seguindo o clube do Raul Martins (que por sinal, indico de olhos fechados).
A história é dividida em duas partes: a primeira é bem mais envolvente que a segunda?

São abordados vários temas como: ascensão social, complexo de inferioridade, ódio aos judeus, etc.
Eu acho interessante identificar o período em que o livro foi escrito, o que pra mim explica ele ter sido um sucesso de vendas. (Contexto da Revolução de 1930, e do Nazismo).
As aspirações da sociedade na época foram retratadas de uma forma explícita, até caricata demais:
Ricos fúteis x Pobres coitados, sem nuances de personalidades e camadas.
Uma relação amorosa de amor incondicional que o público adora pois sabe que é tão inverossímil quanto desejável. Mas pra quem está apaixonado da pra se identificar hahaha
Uma passagem com certeza inesquecível do protagonista em relação a seu pai é bem chocante. Ponto alto do livro?
Achei que o final ?jogou? alguns acontecimentos que deviam ter sido mais elaborados, além de ?esquecer? de finalizar o arco sobre o irmão do protagonista.
No nosso contexto atual, a moral da história me soou meio ingênua, mas marquei várias frases que gostei.

?? ele sabia ? se sabia! ? que um dia, não muito remoto, ele ainda beijaria com amor essa mesma vida incoerente, sórdida, brutal e apesar disso, ou talvez por isso mesmo, bela.?
comentários(0)comente



Silvia87 08/05/2024

Sensível, lindo.
Esse é um dos livros mais bonitos e tocantes que eu já li. A maneira como Verissimo transmite a mensagem central da obra é magistral e o crescimento de Eugênio é algo que, apesar de lotado de sofrimentos, nos aquece o coração ? especialmente porque ele não surge como um personagem que inspira pena, mas sim raiva num primeiro momento. Ver o caminho de amadurecimento dele traz uma torcida inevitável pelo seu sucesso. O VERDADEIRO sucesso.

O pecado do livro é se estender demais em algumas partes, que ficam um pouco cansativas. Alguns momentos de questionamentos internos feitos por Eugênio soam repetitivos depois de um tempo, o que poderia ter sido evitado. Apesar disso, é uma leitura que, com toda a certeza, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Loli.carol 06/05/2024

Simplesmente sensacional!
Meu primeiro contato com Érico Veríssimo e surpreendi com quantos sentimentos esse livro foi capaz de causar em mim?
Foi um pouco assustador me identificar com o Eugênio mas acredito que essa tenha sido a intenção do autor, porque através de uma nação muito crua e íntima dos pensamentos do personagem é impossível o ser humano não se identificar com alguns deles.
Foi uma verdadeira viagem no tempo (Brasil de 1930) e de introspecção? recomendo muito!
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR