Emily Amaral @artesdeler 10/04/2021
Olhai os lírios do campo, como eles crescem...
OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO - ERICO VERISSIMO
?E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham e nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.? Mateus 5:28-29
Olhai os lírios do campo é um livro que vai contar a história de Eugênio Pontes, da infância até a vida adulta, na Porto Alegre da década de 30. O livro apresenta-se, primeiramente, com duas linhas narrativas, o presente e o passado, que começam a se entrelaçar a partir de um evento importante e, de certa forma, traumático que ocorre na vida do protagonista.
A infância de Eugênio é permeada de conflitos existenciais. O fato de vir de uma família pobre faz com que procure constantemente um culpado por sua condição, seja os pais, a sociedade, ou até a providência. Isso, somado às inúmeras situações de ridicularização que sofre na escola, faz com que cresça nele um grande complexo de inferioridade.
À medida que vai crescendo, Eugênio tem como principal objetivo conseguir acumular fortuna e viver uma vida diferente da de seus pais. Por conta do trabalho da sua mãe no melhor internato da cidade, tem a oportunidade de concluir seus estudos com destaque e consegue entrar na faculdade de medicina.
Eugênio é aquele protagonista egoísta e egocêntrico que, por vezes, causa raiva e é difícil de nos fazer sentir empatia, enquanto, em outros momentos, podemos nos identificar fortemente com seus sentimentos; pelo menos foi esse o meu caso.
Logo após a conquista do diploma, Olívia aparece, a adorável colega de turma de Eugênio. Olívia enriquece a narrativa com diálogos incríveis, e busca pôr os pés de seu amigo no chão em diversas questões (quase todas hahah). ?Procurar a riqueza por amor é fugir da vida.? é uma de suas frases. Olívia é calma, admirável, humilde, o ponto de equilíbrio de Eugênio, que talvez perceba tarde demais o tesouro que teve em sua vida.
A busca por prestígio social e riqueza faz com que Eugênio se case com Eunice Cintra, herdeira de uma das famílias mais ricas da cidade. Com esse casamento, e o afastamento da amizade com Olívia, ele percebe que talvez estivesse errado o tempo todo, que a ambição pela riqueza não pode ser seu único objetivo de vida, que casar por interesse não o faria feliz e que estava se sentindo mais inferior do que nunca.
A segunda parte do livro vai mostrar essa virada nas atitudes de Eugênio, a mudança de suas prioridades e percepções do mundo, creio que é a parte que mais me identifiquei com suas reflexões e torci para ele achar seu caminho.
Olhai os lírios do campo é um livro incrível, recheado de questões sociais, existenciais e políticas. Como todo bom livro, nos faz refletir sobre o presente, sobre os nossos papéis na sociedade, sobre nosso objetivo no mundo.