Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Joel.Martins 28/05/2021

Mais um clássico precioso ?
Que livro fantástico!
Em Olhai os lírios do campo tive uma experiência ímpar de autoconhecimento, avaliando o sentido da minha vida pessoal e profissional. Meu propósito ??
Assim como alguns personagens do livro, se você não entender a lição de vida que a Olívia dá, ou achar o livro banal, parado, utópico. Sugiro que pare e leia em outro momento, porque a vida vai te ensinar a compreender a mensagem que esse livro tem para nós HUMANOS.
Andrea 06/11/2021minha estante
Exato!




Marianne 28/05/2021

"E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu."
O livro é dividido em duas partes, na primeira Eugenio é nos apresentado como homem covarde, com complexo de inferioridade, que tem vergonha de sua família e despreza a pobreza. Ele está em uma viagem para ir ao hospital para visitar uma amiga, e nessa viagem ele começa a refletir sobre o porquê dele ter se tornado médico, como foi a sua vida e como conheceu a sua amiga que está no hospital.
Nesse momento de reflexão descobrimos e ele também, o carinho que Olivia( que a amiga que está no hospital) tinha um carinho enorme por ele, mesmo ele tendo tantas ações desagradáveis.
Após esses momentos nos vem a segunda parte onde existe discussões sobre politica, vida, empatia, religião e etc. Eugenio começa se tornar um novo homem, com outros pensamentos e almejando outras coisas. Começa a ver o seu passado, suas ganancias anteriores de outra forma e ver outros motivos para ser médico.
A leitura nos proporciona momentos de reflexão sobre nós mesmo, sobre os nossos valores e o que estamos disposto a fazer por coisas materiais.
comentários(0)comente



Millene.Grandemagne 27/05/2021

Trecho
"E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu."
comentários(0)comente



Camilla 23/05/2021

?A vida começa todos os dias.?
Leitura maravilhosa! Foi um dos livros que mais fiz notas e destaquei passagens. É uma história ?despretenciosa? que na verdade traz muita reflexão sobre a vida, a sociedade, a personalidade e sobre nós mesmo...?Tu uma vez comparaste a vida a um transatlântico e te perguntaste a ti mesmo:?Estarei fazendo uma viagem agradável??. Mas te asseguro que o mais descente seria perguntar:?Estarei sendo um bom companheiro de viagem??.
comentários(0)comente



Ana - @edicaodebolso 21/05/2021

Que saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo...
Eu sabia que iria gostar de Olhai os lírios do campo, mas não imaginava que iria desenvolver por esse livro uma espécie de admiração e carinho, não sabia que iria terminar com vontade de voltar a página um e degustar cada palavra mais uma vez.

Fiz uma nota mental para que de tempos em tempos relê-lo, sinto que será meu companheiro ao longo da vida, e espero que em todas as releituras suas palavras me marquem como na primeira vez.

Profundo, reflexivo, sensível, filosófico até ; vai muito além da história contada, acho que ela é apenas a linha condutora para todas as questões existenciais que o livro traz.

Eugênio que de início me pareceu egoísta e ganancioso, aos poucos suas fraquezas vão se mostrando simplesmente humanas , moldado por uma sociedade cada vez mais ambiciosa e materialista, e não seríamos nós todos frutos dessa sociedade? não teríamos nós todos nossos sonhos materiais?

Talvez o que diferencia sejam os meios para atingir os objetivos, ou talvez toda essa ânsia seja desnecessária e até prejudicial, talvez na angústia para conquistar o mundo muitos estejam cegos para os pequenos e simples acontecimentos diários, que fazem a vida ser e acontecer, o momento, o presente, o agora: que no fim das contas é o que temos de garantido.

Olhai os lírios do campo é um livro que conversa intimamente com o leitor, fazendo-o refletir sobre sua própria existência.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Faby 19/05/2021

Uma das melhores leituras que já fiz.
Tentando me recompor dessa leitura. Foi com certeza, um dos livros que mais me fizeram refletir sobre temas como: a ganância, a sociedade, a felicidade, a busca por status e reconhecimento e sobre como vivemos nossas vidas. O livro foi um choque de realidade a cada página.

No início do livro cheguei a odiar Eugênio decido às suas atitudes. No desenrolar da história, ele conseguiu conquistar minha simpatia e com isso comecei a sofrer junto a ele e torcer por suas vitórias. Os diálogos entre Eugênio e o Dr. Seixas são os mais interessantes e profundos.

O livro também apresenta um arcaísmo literário porém, de uma forma suave sem deixar a leitura pesada ou cansativa.
É muito forte a presença da cultura brasileira (típico de livros nacionais). A escrita, a história, a narração são bem diferentes de qualquer livro estrangeiro.

Além da reflexão, me identifiquei com diversos momentos da história. E até associei uma determinada passagem ao conto O Alienista de Machado de Assis.

Quando criança ganhei esse livro na escola e nunca havia lido. Acabei me desfazendo dele. Quase 20 anos depois, resolvi compra-lo e iniciar sua leitura. Não imaginava o que estava por vir. Foi uma das melhores leituras que já fiz.
comentários(0)comente



Yara 19/05/2021

Olhai os lírios do campo
- Olha as estrelas e tem coragem.

Ô livro lindo! Olívia é uma personagem ímpar, que mesmo ausente ecoa em toda a narrativa, fazendo quase esquecermos das penúrias de Eugênio.
comentários(0)comente



Emilly 14/05/2021

MALDITO COMPLEXO DE VIRA-LATA
Nas aulas de sociologia eu sempre ouvi falar sobre o tal "complexo de vira-lata", sobre como achamos tudo que é brasileiro inferior às demais culturas, como a gente se coloca numa posição de subserviência, mas é a primeira vez que me sinto PROFUNDAMENTE IRRITADA com isso.

'Olhai os lírios do campo' é um dos livros mais lindos que eu já vi, é real, é sensível, faz doer na gente, cada personagem traz uma sensação diferente em quem tá lendo e não é à toa que é considerado a obra-prima de Erico Verissimo.

Acompanhar Eugênio desde criança, seus medos, vergonhas e inseguranças e perceber como isso o moldou no adulto em que se transformou foi a coisa mais linda e impactante que vi. E, depois disso, reparar o efeito que se abrir a outras pessoas trouxe pra vida do personagem, de maneira mágica e verossímil, faz da leitura uma experiência familiar. A forma como Verissimo, de forma tão bem trabalhada, escreveu um romance sem romantizações me deixa embasbacada.

O legado que fica, pra mim, é o de que a literatura brasileira não é inacessível, não é erudita. A literatura brasileira só precisa de brasileiros que a recebam de braços abertos porque existem obras maravilhosas para ainda serem descobertas por nós - e eu quero MUITO embarcar nessa jornada do descobrimento.
comentários(0)comente



bowieschild 13/05/2021

Beleza, Erico, para de coisar meu coração
"E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu"
O próprio Erico Verissimo, no prefácio, nos apresenta sua insatisfação para com o livro, o que me fez ter ainda mais vontade de aproveitar essa história, e gostar dela.
Mas eu não precisei de fazer esforço para me emocionar com essa história, para ser esmagada por essas palavras e para ter meu coraçãozinho de paçoca despedaçado a cada cena.
Não posso negar que concordo com as críticas feitas pelo próprio autor no prefácio, mas, não tem algo de fabuloso em pensar em Verissimo, já consagrado como um dos maiores autores do país, voltando para o romance que, em suas palavras, o possibilitou de "fazer profissão da literatura"?

Tudo bem, depois dessa, estou indo deitar em posição fetal e chorar.
comentários(0)comente



Karla 10/05/2021

Lembro que li quando tinha uns 15 anos e amei muito. Com certeza será relido muito em breve.
comentários(0)comente



Fernanda.Marques 02/05/2021

12/12 livros para 2021
Um dos meus favoritos da vida, logo atrás de o tempo e o vento do mesmo autor.
Amei tanto esses personagens que fiquei triste em lembrar que eles não existem, que são apenas personagens de uma história criada por esse homem maravilhoso Erico Verissimo.
Ah, CUIDADO com o prefácio dessa edição pois quem escreveu-o deu um spoiler sim, adiantando um fato que só ocorre no final da primeira parte!
comentários(0)comente



Lolo 12/04/2021

Evolução
Comecei o livro pensando que seria só mais um lido na estante, 0 expectativa.
Demorei por causa disso porém, a cada página os personagens me prendem de uma maneira inexplicável.
Nos momentos que queria esganar e ao mesmo tempo acolher Eugênio e tambem naqueles momentos que ficava emotiva e carinho pela querida Olivia só crescia.
Espero reler e poder viver novos sentimentos ao ler esse livro mais tarde.
(4/5?)
comentários(0)comente



Emily Amaral @artesdeler 10/04/2021

Olhai os lírios do campo, como eles crescem...
OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO - ERICO VERISSIMO

?E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham e nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.? Mateus 5:28-29

Olhai os lírios do campo é um livro que vai contar a história de Eugênio Pontes, da infância até a vida adulta, na Porto Alegre da década de 30. O livro apresenta-se, primeiramente, com duas linhas narrativas, o presente e o passado, que começam a se entrelaçar a partir de um evento importante e, de certa forma, traumático que ocorre na vida do protagonista.

A infância de Eugênio é permeada de conflitos existenciais. O fato de vir de uma família pobre faz com que procure constantemente um culpado por sua condição, seja os pais, a sociedade, ou até a providência. Isso, somado às inúmeras situações de ridicularização que sofre na escola, faz com que cresça nele um grande complexo de inferioridade.

À medida que vai crescendo, Eugênio tem como principal objetivo conseguir acumular fortuna e viver uma vida diferente da de seus pais. Por conta do trabalho da sua mãe no melhor internato da cidade, tem a oportunidade de concluir seus estudos com destaque e consegue entrar na faculdade de medicina.

Eugênio é aquele protagonista egoísta e egocêntrico que, por vezes, causa raiva e é difícil de nos fazer sentir empatia, enquanto, em outros momentos, podemos nos identificar fortemente com seus sentimentos; pelo menos foi esse o meu caso.

Logo após a conquista do diploma, Olívia aparece, a adorável colega de turma de Eugênio. Olívia enriquece a narrativa com diálogos incríveis, e busca pôr os pés de seu amigo no chão em diversas questões (quase todas hahah). ?Procurar a riqueza por amor é fugir da vida.? é uma de suas frases. Olívia é calma, admirável, humilde, o ponto de equilíbrio de Eugênio, que talvez perceba tarde demais o tesouro que teve em sua vida.

A busca por prestígio social e riqueza faz com que Eugênio se case com Eunice Cintra, herdeira de uma das famílias mais ricas da cidade. Com esse casamento, e o afastamento da amizade com Olívia, ele percebe que talvez estivesse errado o tempo todo, que a ambição pela riqueza não pode ser seu único objetivo de vida, que casar por interesse não o faria feliz e que estava se sentindo mais inferior do que nunca.

A segunda parte do livro vai mostrar essa virada nas atitudes de Eugênio, a mudança de suas prioridades e percepções do mundo, creio que é a parte que mais me identifiquei com suas reflexões e torci para ele achar seu caminho.

Olhai os lírios do campo é um livro incrível, recheado de questões sociais, existenciais e políticas. Como todo bom livro, nos faz refletir sobre o presente, sobre os nossos papéis na sociedade, sobre nosso objetivo no mundo.
comentários(0)comente



marcolino451 08/04/2021

Olhai os Lírios do Campo
Aguentar o Eugênio na primeira parte do livro foi difícil, mas a segunda parte lavou a alma e deu pra entender a existência dessa divisão. O livro é o sobre o amadurecimento de Eugênio de um homem para um humano. Gostei muito que o livro é bem vasto nos temas em que se propõe a discutir: fé, miséria/riqueza, sucesso, felicidade, morte/vida, socialização da saúde, humanidade, entre outros. Foi uma ótima leitura, recomendo.
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |