Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo




Resenhas - Olhai os Lírios do Campo


784 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Iago.Messias 24/06/2022

O ponto de virada
A estória de um garoto pobre que se converteu em médico à custa do esforço dos pais, dos quais ele se envergonhava, também é uma estória de amor e de mudança. Vivendo de maneira confortável, talvez nem tanto, o protagonista é obrigado a se defrontar com uma situação que o faz repensar sua vida e escolhas.
O livro é profundamente sensível e emocional, com um entendimento psicológico sofisticado das próprias personagens, sobretudo a respeito do protagonista. Em alguns momentos a mensagem religiosa se entendeu demais para o meu gosto pessoal, mas de qualquer maneira é um bom livro com questionamentos interessantes sobre a sociedade brasileira da década de 30, muitos dos quais ainda se fazem pertinentes.
comentários(0)comente



Cris SP 13/06/2022

12.06.2022
Adorei ter lido essa história tão linda. Iniciei pois tinha visto uma indicação de que lembrava a Cidadela que tinha lido recentemente. Ambas as histórias falam sobre a profissão de médico que pode-se ganhar muito dinheiro, ser importante, mas os personagens escolheram, após degustarem desse luxo, abrir mão e cuidar das pessoas carentes. Fazer o bem para a humanidade e levar uma vida ética era o que realmente os faziam felizes.
comentários(0)comente



a.lida 06/06/2022

O que é felicidade?
Eugênio de família humilde e coração egoísta tem um sonho: ser rico e sucedido. No entanto, ao cruzar o caminho com Olívia percebe que a vida tem outros significados! E é assim que a trama de Erico se desenrola, nesse aprendizado sobre a vida. A narrativa revela uma boa conjuntura em fluir entre diversos tempos na história, retrata a política da época, conversa sobre as desigualdades sociais e ainda utiliza a filosofia para falar sobre Deus.
É um texto incrível que merece ser lido e relido, pois toca em sua ferida e te faz pensar sobre o seu caminho. É uma escrita sensacional.
comentários(0)comente



ViHh 05/06/2022

O que é a vida?
Iniciei a leitura de Olhai os Lírios do Campo com expectativas sobre uma história grandiosa, afinal havia aprendido que essa obra lançou a carreira do escritor Érico Veríssimo. Me deparei, no entanto, com uma narrativa fluída de um enredo simples, nada de grandes acontecimentos, nada de personagens marcantes e ainda assim capaz de apresentar uma mensagem sutil, porém poderosa: a inquietação interior do ser humano que aspira por algo maior do que uma vida materialista e que deseja o bem estar não só dos seus, mas de toda a humanidade.
Boa leitura, especialmente em relação a primeira parte com a construção da personagem de Eugênio, protagonista, que nos faz refletir o quanto compartilhamos de sua visão de mundo, suas aflições e seus desejos e no entanto, quão cegos estamos e quão fúteis são esses nossos anseios. O livro nos propõe, em forma de romance, um despertar para nossa própria natureza humana e para os valores atemporais de bondade, amor, beleza e cooperação.
comentários(0)comente



Beatriz.Alves 04/06/2022

Olhai os lírios do campo
Livro lindo, leve , necessário,doce, pesado, tudo ao mesmo tempo! Fala sobre o quanto é fácil e o quanto é difícil ser feliz!
comentários(0)comente



Denise Ximenes 03/06/2022

Melhor trecho do livro!
"Estive pensando na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época.

Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles? (...)

É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções.

E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu."
comentários(0)comente



samuca 30/05/2022

Meditar aquela passagem...
Faz muito tempo que queria ler esse livro, pelo título e os comentários positivos e de fato gostei da obra.

Essa história retratada na década de
1930. O olhar do autor que escreveu nessa época. Na obra, conhecemos Eugênio, homem de origem humilde, estudante de medicina e ambicioso com o sonho de mudar de vida.

Um médico e sua jornada, suas experiências vividas, seus medos. Um livro cheio de sentimentos.
Carolina.Gomes 30/05/2022minha estante
Ahhhh! Eu amei essa leitura!


samuca 30/05/2022minha estante
Favoritei!!!


Carolina.Gomes 30/05/2022minha estante
Eu tb!!


DANILÃO1505 29/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




DoAprisco 23/05/2022

Olhai os lírios do campo
Primeiramente, eu amo o título deste livro.

Aqui, Erico nos conta a história de Eugênio, um médico ambicioso que detesta sua vida de pobreza e de como esta vida foi impactada por Olívia.

Após abrir mão do amor para usufruir do dinheiro, ele se vê infeliz. Agora ele mora numa bela casa, tem um ótimo consultório com pacientes da alta sociedade, assina papéis na fábrica do sogro e tem uma bela esposa - a qual ele não ama. Será que valeu a pena trocar o pouco que tinha para ganhar uma felicidade enraizada na ambição?

Esse romance é sobre um homem que recebeu uma nova chance para encontrar a felicidade, e esta está em servir aos outros - ele descobre posteriormente. Foi exatamente nisso que Olivia mudou sua vida e visão: ele passou a olhar os lírios do campo.

Amo reler livros e até pouco tempo considerava Erico Veríssimo meu autor preferido -talvez ele ainda seja. Esse foi seu terceiro livro, sendo o segundo romance e o primeiro grande sucesso. É uma boa história. Claro que eu não sou otimista como Eugênio (sou do grupo mais pessimista do dr. Seixas), porém é interessante ver um homem deixando de lado seu materialismo e aprendendo a dar valor ao que tem valor.

Obs.: O prefácio dessa edição contém SPOILERS.
comentários(0)comente



Gaby 22/05/2022

Olhai os lírios do vale.
Livro polêmico que dá o que falar, o próprio autor no começo do livro diz que não se orgulha dessa obra. Minha experiência foi boa, gostei bastante do livro, nada que me impacte, gostei bastante da construção do livro. Só que na 2 parte o livro deixou a desejar, mostrou um Eugênio transformado, no meu conceito, foi algo do dia para noite, uma mudança súbita e repentina, só por causa da Olívia, não sei, talvez eu não tenha entendido o conceito. Mas em geral, foi um livro muito bom, que tem como tema principal o sermão da montanha que Cristo deu, e mais precisamente nessa fala dele: Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?.
comentários(0)comente



Arruda 20/05/2022

Tristeza e melancolia
Apesar de ter sido um best seller o texto ficou abaixo das expectativas. História triste que se desenvolve com alguns devaneios e termina sonolento.
comentários(0)comente



Ananda.Bergamo 09/05/2022

Olhai os lírios do campo
Eugênio é uma criança pobre e almeja crescer de classe social, sua missão de vida torna-se a ascensão.
Infelizmente só entende sua verdadeira missão após um
casamento fracassado, várias mortes e uma órfã.
Eugênio vive uma vida toda pensando em ser rico e após tornar-se ainda não se sente plenamente feliz.Diversas abordagens fazem com que o leitor reflita sobre as ambições de Eugênio e se colocar no lugar do personagem.

A obra é bem boa e a leitura muito fluída.
comentários(0)comente



Vee 09/05/2022

Um livro que te prende, pelo enredo, e com certeza, pelo ódio por Eugênio, que cara insuportável. Mais um do Érico lido, e que eu recomendo demais.
comentários(0)comente



sebasia 03/05/2022

Me emocionei tanto com a história, apesar da diferença temporal e cultural com os personagens, eu como um jovem apaixonado me identifiquei demais, é uma história simples, fácil de entender mas que desperta muitas sensações ao longo da leitura
comentários(0)comente



Patricia.Lima 01/05/2022

Tema marcante, conteúdo firme e direto!
Não é um livro maravilhoso, que prende a atenção do início ao fim, mas traz um universo existencial de maneira tão sincera, tão direta, que promove uma sucessão de reflexões muito valiosa.
Por isso o livro deve ser lido, ainda hoje!

"E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu. "
comentários(0)comente



Carlos Nunes 24/04/2022

Que nunca deixemos de observar os lírios do campo
Concluída mais uma grande obra do Erico Veríssimo, curiosamente um de seus "filhos" menos amado pelo próprio, mas um dos favoritos pelo público leitor.
Embora nitidamente inferior a outros livros do autor, mesmo assim já traz muito do que Erico traria em suas obras posteriores, personagens marcantes, fortes, atormentados pelos dilemas da vida e imersos nos acontecimentos sociais e históricos.
Um livro sensível, com muita coisa para refletirmos: ética, família, preconceito de raça e classe, ganância, aborto, religião, extremismo político e muitos outros assuntos sempre atuais.
comentários(0)comente



784 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |