gissaxp 08/10/2024
Olhai para os lírios do campo, veja como eles crescem
Olhai os lírios do campo sem dúvidas é o título mais lindo que eu já vi, em parte porque traz como base o versículo lindíssimo, e em parte porque o significado ao longo do livro é incrível!!!
Esse livro é profundo e ao mesmo tempo simples, fácil e gostoso de ler, mas admito que na primeira parte, foram algumas das páginas em que eu mais passei raiva lendo!!!
O Personagem principal Eugênio, junta tudo, absolutamente tudo o que eu acho de mais repugnante no caráter de um homem, ele é egocêntrico, vitimista, irresponsável, imaturo, inconsequente, completamente um coitado da vida! ?Ah porque tudo de ruim NO MUNDO acontece comigo, ah porque a vida é injusta e não vale a pena, ah porque eu não merecia passar por tudo isso, ah porque fulano tem aquilo e ciclano isso, e eles merecem tão menos que eu, ah porque eu sou assim por culpa desse, daquele e aquele outro? JURO eu não suporto pessoas assim, Deus que me perdoe, porque também chega em uma idade que deu de culpar os outros pela vida que nós mesmos levamos não é?
Enfim, vemos que eu realmente não estava suportando Eugênio. Em contrapartida, temos uma personagem linda e maravilhosa: Olívia, em que na sua pouca idade, mostra maturidade e senso! Pois bem, eles se conhecem e desse relacionamento vão surgindo pontos para refletirmos. Olívia tenta fazer com que Eugênio olhe, realmente veja, os lírios no campo, as estrelas no céu, o outro lado da vida em que ele nunca parou para ver, por estar sempre reclamando e chorando as pitangas por aí. Olívia é dona das citações mais lindas desse livro, como por exemplo:
?Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?
Quero que abras os olhos, Eugênio, que acordes enquanto é tempo.?
Olha isso???? ou então:
?O dia mais importante da minha vida foi aquele em que, recordando de tô dos os meus erros, achei que já chegara a hora de procurar uma nova maneira de ser útil ao próximo, de dar novo rumo às minhas relações humanas. Que era que eu tinha feito senão satisfazer os meus desejos, o meu egoismo? Podia ser considerada uma criatura boa apenas porque não matava, porque não roubava, porque não agredia? A bondade não deve ser uma virtude passiva. No dia em que achei Deus, encontrei a paz e ao mesmo tempo percebi que de certa maneira não haveria mais paz para mim. Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrificio da paz exterior: Era preciso fazer alguma coisa pelos outros. O mundo está cheio de sofrimento, de gritos de socorro. Que tinha eu feito até então para diminuir esse sofrimento, para atender a esses apelos??
Enfim, o livro é absurdo, não quero dar nenhum tipo de spoiler, pois amo ler não sabendo nada sobre a história, e sempre vou recomendar isso!! Então o máximo que busco fazer, é mostra a beleza! E foi o que mais me atraiu nesse livro.
Esse chamado para olhar além do rotineiro, para fazer da nossa própria única vida, a melhor versão, uma versão mais leve e bela, e aqui por favor, não estou falando que os problemas sumirão, ou algo do tipo, não estou falando com relação a essas coisas materiais. O livro traz algo mais simples, mas que realmente faz diferença! Olhar as pequenas coisas boas que sempre estiveram na rotina, mas que nunca damos atenção, pois preferimos aumentar os problemas e as coisas ruins.