Hildeberto 05/09/2015"1001 livros para ler antes de morrer" é uma obra de referência contendo indicações de livros de ficção (romances). É um livro esplendoroso no qual pode-se encontrar desde obras mais famosa até algumas mais obscuras - e, ao meu ver, a descoberta de livros que nem imaginávamos a existência é a experiência mais proveitosa que o livro proporciona.
Cabe ressaltar que o projecto deste livro é oriundo da Grã-Bretanha, de modo que a literatura em língua inglesa é mais privilegiada e destacada. Isto não reduz a utilidade do livro, mas por esse motivo provavelmente muitas obras interessantes não escritas em inglês ficaram de fora da selecção. De qualquer modo, ao se propor escolher 1001 obras literárias, os autores assumiram o desafio de criar uma lista que, por suas próprias características, possuiria algumas exclusões.
Li o livro em duas semanas, e a leitura foi um desafio. Constituído por verbetes, cada um contêm a explicação de uma obra e merece atenção. Pode-se ler o livro de várias formas, seguindo ou não uma ordem estabelecida. Resolvi ler de traz para frente, começando na literatura do século XXI e encerrando na de antes dos anos 1800. Foi um trabalho contínuo e cansativo, embora divertido. Resolvi anotar os livros que mais me interessavam e que estou disposto a ler em algum momento no futuro. O resultado: 18 páginas completas (folha A4). Alguns livros não agradarão todos os gosto, por isso aconselho os futuros leitores a fazerem algo semelhante.
Obs: Gostei muito das fotos e ilustrações, na maioria das vezes interessantes e em alguns casos, belas.