Zé - #lerateondepuder 24/05/2020
1001 Livros para Ler Antes de Morrer
Parafraseando Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”, esta é a primeira e acertada abordagem que o fantástico livro 1001 Livros para Ler Antes de Morrer descreve já em sua primeira orelha. Um livro que conta, talvez, as melhores e universais histórias, começa ressaltando em seu prefácio, que a leitura molda as pessoas e que o crescimento espiritual tem origem na leitura. É um verdadeiro tesouro de novecentos e sessenta páginas, de autoria de Peter Boxall e tradução de Marcelo Mendes e Paulo Polzonoff, sendo publicado no Brasil, no ano de 2007 pela Editora Lisma e no ano 2010 pela Editora Sextante.
Uma compilação de resenhas escritas por mais de uma centena de especialistas, conta com a descrição sucinta de três ou quatro parágrafos acompanhados, até trezentas palavras, e de boas e relevantes imagens que irão bem elucidar a obra. Procura realizar uma classificação em ordem cronológica que leva em conta o nome do autor, nascimento, morte, bem como os aspectos essenciais da obra, como a data da primeira edição, a editora original, sua cidade e país, bem como o título original daquele livro.
Das milhares de obras escolhidas, conta com os clássicos de todos os tempos, como estas descritas em sua contracapa: “Dom Quixote, de Cervantes, e Os Lusíadas, de Camões, até os mais recentes e inovadores, como Almoço nu, de William Burroughs, e Tudo se ilumina, de Jonathan Safran Foer”. Permite, assim, uma consulta bem eclética de livros que marcaram cada época, ao seu estilo e gostos diferenciados. Há, também, inclusão dos principais autores nacionais e respectivas produções, referências como Machado de Assis, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José de Alencar e outros.
Como forma de consulta aos principais clássicos de todos os tempos, facilita a busca por autores ou pelo título, já que conta com esses dois tipos de índices, além de um índice geral que contabiliza todas as obras. Quanto aos autores dessas resenhas apresentadas, há a descrição de um míni currículo para conhecer esses especialistas, contando com a contribuição de mais de cem especialistas, entre jornalistas, leitores, escritores, professores e críticos literários de diversas nações.
Para quem gosta de leitura, é uma ferramenta de pesquisa que muito contribui. Como é uma coletânea em que o processo de seleção de seu conteúdo foi realizado por diversos participantes, pode ser considerada como uma referência para classificação dos livros de todos os tempos, em que pese que algumas obras clássicas ficaram de fora, como a Divina Comédia de Dante Alighieri e obras de Shakespeare, por exemplo. Entretanto, é notório que boa parte dos melhores livros do mundo nela se encontram, para consultar seus aspectos mais relevantes.
Particularmente, acredito que ler uma resenha sobre uma determinada obra estimula sua leitura, na medida em que permite uma entrada ao universo daquele livro e daquela narrativa. Como, graças as Deus, há uma infinidade de livros para leitura, muitos não serão possíveis de lê-los ao longo da vida. Assim, faz todo o sentido consultar uma resenha e, pelo menos, conhecer aquela narrativa, aquele momento histórico em que foi escrita e aquele determinado autor, com sua visão de mundo.
É claro que, no mundo altamente conectado e cada vez mais digital em que vivemos, é natural e necessário ao leitor proceder uma pesquisa por obras, em mecanismos de busca, como sites especializados de leitura, em redes sociais de leitores como o Skoob ou, até mesmo, na Wikipedia, tendo como retorno todas as características que permitirão elucidar a obra, como sinopses ou comentários. Só que nada se compara à sensação de manusear este calhamaço impresso. Para mim, é como se toda a verdade do mundo estivesse resumida em quase mil páginas, apenas a um passo de abri-lo e de ter a possibilidade de tomar conhecimento.
Enfim, por ser uma pérola e não mais haver novas ou recentes edições em nosso país, até onde pesquisei, ele tem sido comercializado apenas em suas versões usadas, que não são muito acessíveis em termos de preço. É possível encontrá-lo a partir de R$ 80,00 até R$ 300,00, dependendo do sebo e estado de conservação. Não encontrei versões digitalizadas oficiais, mas procedendo uma busca rápida na internet, é possível verificar versões não oficiais convertidas no formato PDF. É fácil encontrar a lista com apenas as 1001 obras abordadas, sendo possível baixá-la em: https://contudoeentretanto.com.br/wp-content/uploads/2018/08/livrosparaler.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020.
Paz e Bem!
site: https://lerateondepuder.blogspot.com/2020/05/1001-livros-para-ler-antes-de-morrer.html