Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo




Resenhas - Incidente Em Antares


548 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Shuvia 25/03/2024

Reler esse livro após algumas décadas me trouxe uma perspectiva completamente diferente sobre a obra. Minha primeira leitura, quando ainda era adolescente apenas achei o livro divertido e agora resolvi reler pelas lembranças de ser um livro engraçado ...
O que não esperava era encontrar uma leitura tão profunda, onde o autor usa do sobrenatural, e personagens alegóricos pra fazer uma dura crítica á regimes autoritários e sobre como quem está no poder é capaz de tudo para parecer no poder. Repleto de ironias bem-humoradas, uma obra atemporal e que se enquadra em qualquer sociedade.
comentários(0)comente



Clarissa 16/03/2024

Preciosa essa leitura!
Minha Genteeee, que livro é esse? A escrita desse autor é ma-ra-vi-lhooo-sa!!! O homem dá uma aula de história, o que poderia parecer cansativo ou pouco palatável para alguns, mas a gente nem sente de tão potente e divertida que é a escrita do Érico Veríssimo. Chocaaaada! Ele vai contando a história fictícia desse livro e trazendo como pano de fundo fatos reais da história do Brasil e do mundo e fazendo os personagens fictícios interagirem com esses fatos reais. Que RIQUEZA que esse homem entrega nesse livro. Uma crítica importantíssima aos regimes totalitários, ditatoriais, a corrupção, ao coronelismo, as hipocrisias nossas de cada dia. Os personagens lindamente humanos. Trechos fantásticos sobre a nossa mortalidade (Pag 117), sobre as teorias conspiratórias que são criadas ao nos depararmos com o estranho, o de fora, o outro, estrangeiro, que tbm somos todos nós a depender da perspectiva que nos encontramos (Pag 141). Sobre as monstruosidades que habitam tbm em nós, como ele diz: "o troglodita adormecido" em todos nós. (Pag 156/157). Imensamente atual esse livro. Cheio de ironias, com personagens interessantíssimos. O realismo fantástico dessa história cospe em nossa cara a podridão que tbm é inerente as sociedades e a nossa humanidade. Um livro publicado em 1971 que grita sobre a sociedade de 2023. É Érico, seguimos repetindo, meu filho. Como vc escreveu: "A gente esquece com facilidade. As gerações se sucedem. Cada governo escreve a História de acordo com as suas conveniências..." Estou indo para a história do incidente em si. Animadíssima para seguir ouvindo essa história tão honesta, sensível, criativa. É um livro sobre algo muito sério, mas o autor consegue trazer alívio cômico para embalar o peso dessa história fictícia, mas tão real. Fabuloso esse livro. Publicado em 1971 e tão atual. Chocaaaada!!!

Foi pra minha lista de preciosidades.
comentários(0)comente

Lelê 15/05/2023minha estante
Nossa me levou a 1993 quando li essa livro e na época adorei, apesar das muitas páginas kkkk


Clarissa 24/05/2023minha estante
Esse livro foi uma experiência maravilhosa, Lenia! A edição não faz jus a obra. Rsrs. Mas saiu uma nova edição. O olho da cara. Rs?


Rafa 24/05/2023minha estante
Eu adorei a minissérie!!!


Clarissa 24/05/2023minha estante
Eu vi e gostei também, Rafael. Mas o livro é muiiiiito melhor. ?




Dirlene Piagio 16/03/2024

Cenas fortes, mas presentes na História...
O livro é dividido em duas partes:
Parte I: inicialmente, a origem de Antares, o cenário político de cidade pequena e as personagens principais são apresentadas. A rixa entre as famílias Vacariano e Campolargo é apresentada desde a sua origem. Cenas brutais de violência de ambos os lados são descritas com detalhes surreais, a sensação é de estar presenciando a cena. As duas famílias são influentes e controlam a maioria das decisões políticas, econômicas e sociais de Antares. Estes e outros coronéis são representantes fiéis do falso moralismo e da hipocrisia humana da classe econômica abastada.
Parte II: A segunda parte apresenta o "Incidente" sobrenatural que é principado por uma disputa entre a classe trabalhadora e os detentores do capital da indústria culminando em uma greve épica e cheia de consequências para todo o povo.
O livro traz uma série de reflexões sobre o nosso cenário político e econômico, há a presença de fatos históricos como a política de Café com Leite, o governo e o suicídio do presidente Getúlio Vargas, a transferência da capital brasileira do Rio para Brasília, o governo de João Goulart, a instabilidade política e social presente durante o início da década de 60- o que preparou o cenário para uma intervenção militar (a famosa Ditadura Militar) severa e marcada por repressões violentas e brutais contra qualquer movimento que expressasse ideias contrárias aos ideias do governo...
Enfim, não foi uma leitura fácil: o livro é muito denso e cheio de descrições bem ricas em detalhes de coisas tremendas e aterrorizantes, mas é muito bem construído do início ao fim.
comentários(0)comente



T.N.T.Rock 13/03/2024

Assombrado com à atualidade da obra.
Em princípio, uma viagem sobre a história do Brasil, fatos históricos como A Guerra dos farrapos, Império, Era Vargas, JK etc, vão sendo retratados tendo a pequena cidade de Antares como centro de disputas políticas, evoluindo de um coronelismo tradicional para o moderno.
A caminhada para o Incidente que dá título a obra parece acontecer a passos curtos, mas é nesse trajeto que vamos conhecer cada aspecto e personagens notáveis da cidade. Quando o fatídico dia em uma sexta-feira 13 de dezembro de 1963, os 7 mortos se levanta de seus caixões, vamos compreender quando eles assombram e apontam a hipocrisia e sujeira que Antares vive.
Os mortos vivos de Antares não vão nos assustar, mas vamos ficar aterrorizados com à atualidade do texto da obra, temas como: conspiracionismo, negacionismo, alienação midiática, conservadorismo, violência política e policial, etc seguem a mesma dinâmica dos nossos dias.
Finalmente, fico bastante surpreso dessa obra ter sido lançada em pleno regime militar, mesmo Veríssimo não tendo poupado críticas a violência do estado bem como a outras esferas sociais. Incidente em Antares apesar de momentos espinhosos, é uma leitura muito divertida e agradável, sem dúvidas, um dos maiores clássicos da nossa literatura.
comentários(0)comente



Geisi.Ferla 28/02/2024

Sátira
Em Incidente em Antares, Erico Verissimo faz uma sátira política contundente e hilariante que, mesmo lançada em 1971, em plena ditadura militar, não teve receio de abordar temas como tortura, corrupção e mandonismo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 24/02/2024

Um dos livros mais curiosos que já li em toda a minha vida. Vale muito a pena descobrir os mistérios dessa narrativa
comentários(0)comente



Alana 22/02/2024

Um livro repleto de críticas sociais e políticas à sociedade da época; no entanto, apesar de seu caráter político, revela-se uma leitura envolvente, profunda e permeada por sarcasmo. Me impressiona o fato de ter sido publicado nos primeiros anos da década de 70, período da ditadura militar, pois aborda temas e ideias polêmicas para a época, o livro denuncia o uso de torturas pelo estado e expõe as mazelas do sistema político brasileiro.
comentários(0)comente



Gatos&Livros 22/02/2024

Para quem gosta de história
Incidente em Antares é uma obra para quem gosta de política e história do Brasil. Não são temas que me agradam, então eu não recomendo o livro para pessoas como eu.

Entretanto, se você tem interesse no período da ditadura brasileira, o livro é uma crítica ácida e criativa dessa época.

Vale dizer que eu pensava que o livro inteiro era sobre o "incidente", mas na verdade, metade da obra é somente a construção do cenário da cidade. Um prato cheio para os fãs de história, já que Érico Veríssimo descreve a cidade fictícia como se ela realmente existisse  durante a ditadura.
comentários(0)comente



Dudu Menezes 21/02/2024

Sátira da Ditadura Militar - obra prima
Ontem concluí a leitura desta obra prima. Incidente em Antares terá uma resenha à altura, muito em breve, no canal do Sujeito Literário no YouTube. Mas quero fazer algumas observações, aqui, além das que já fiz em outras postagens enquanto lia a obra.

Érico Veríssimo foi, acima de tudo, um escritor corajoso. Em sua sátira política, usou de elementos do realismo mágico e do absurdismo para criar uma alegoria do processo histórico pelo qual o Brasil passou, desde a proclamação da República (1889), até chegar no nefasto regime político pós-1964, com a Ditadura Militar.

Érico é brilhante ao fazer isso e, para a minha surpresa, não pôde nem mesmo ser parado pelos censores, quando seu livro foi publicado, em 1971 - época que estava em vigor o AI-5, que só foi revogado sete anos depois. Os extras, que estão inclusos nesta edição da @companhiadasletras contam detalhes deste acontecimento e trazem estudos importantes sobre a obra, sendo uma edição que realmente faz jus a esse grande escritor.

O livro se divide em duas partes. A primeira nos descreve o cenário onde se desenvolverá o acontecimento, situando o leitor não só nas particularidades de Antares - uma cidade dividida entre as disputas de poder de duas famílias de latifundiários: os Campolargos e os Vacarianos -, mas, também, localizando estas disputas políticas no cenário real da época, já que a Proclamação da República impacta diretamente no interesse dos grandes estancieiros gaúchos.

Assim tem início a Revolução Federalista, de 1893, com desdobramentos em 1923, opondo federalistas e republicanos (maragatos e chimangos), na busca pelo poder - uma disputa das elites, é bom que se diga! E, assim, vamos conhecendo, também, o perfil psicológico dos personagens da história do Brasil, tanto os reais quanto fictícios.

Na segunda parte, quando 7 mortos se levantam de seus túmulos devido ao impasse gerado entre as autoridades de Antares e os coveiros, que estavam em greve, temos o testemunho que só os mortos podem dar. Como se os desaparecidos políticos, da ditadura militar, tivessem, enfim, a chance de dizer algumas palavras sobre o falso moralismo daqueles que dizem agir em nome de "Deus, da pátria e da família".
Lilly46 21/02/2024minha estante
Ótima resenha, fiquei com receio de ler na íntegra e perder a vontade de ler o livro, mas não foi o caso. Vc escreve muito bem, aquele texto que você postou sobre a parceria estava impecável. Não é puxa saquismo são elogios sinceros. Sinto que te devia isso, sobre o texto.




Ana Caroline 13/02/2024

"Incidente em Antares" é uma obra fascinante que mistura elementos de fantasia, suspense e crítica social de maneira magistral. O autor, Érico Veríssimo, tece uma trama envolvente ambientada em uma cidade fictícia do sul do Brasil, onde os mortos se levantam dos túmulos após uma greve no cemitério local. A narrativa é repleta de personagens cativantes e complexos, e Veríssimo utiliza o retorno dos mortos como uma metáfora inteligente para explorar questões como corrupção, injustiça e hipocrisia na sociedade brasileira. A leitura é instigante do início ao fim, e a habilidade do autor em criar um universo tão rico e multifacetado é verdadeiramente impressionante. Recomendo este livro a todos que buscam uma história envolvente e reflexiva sobre a natureza humana e a sociedade.
comentários(0)comente



Lucas2086 05/02/2024

Excelente leitura
Meu segundo livro de Érico Veríssimo!
O livro é dividido em duas partes: a primeira conta a história da região de Antares e a outra conta o incidente em sí.
Recomendo, excelente leitura.
comentários(0)comente



Liliane32 31/01/2024

Interessante
Gostei da escrita de Érico Verissimo. Achei o tema extremamente atual, o pano de fundo é com certeza uma baita crítica a nossa sociedade.
A mini-série da Globo, foi inteiramente baseada na segunda parte do livro, que é onde efetivametnte se retrata o incidente.
comentários(0)comente



fabricio.furlan 28/01/2024

Começo incrível, mas se perdeu um pouco no caminho
Achei uma boa experiência no geral. O começo do livro é incrível, o modo como o autor conta a formação de Antares e das famílias protagonistas me prendeu à história. Porém, do meio para o final a história se arrasta bastante, com muitos momentos desnecessários ou pouco interessantes.
Alê | @alexandrejjr 20/02/2024minha estante
Interessante que tu achasse a segunda parte menos agradável... a maioria diz isso sobre a primeira.




beatrzzz 27/01/2024

Essa história traz um enredo que trata da formação política do Brasil como república e das contradições do tradicionalismo, que desfila em cima de tapetes onde verdadeiros escândalos se escondem. O autor tece críticas sociopolíticas através de uma narrativa histórica, divertida e de fácil leitura, contada pelos habitantes da fictícia "Antares" e pelos mortos que revelam os segredos dos vivos.

Aviso que o autor dedicou quase metade do livro a uma grande contextualização da cidade, se demorando em aspectos como o coronelismo, a rivalidade entre famílias, os costumes e principais figuras de Antares. Isso pode atrair a atenção de alguns leitores ou desagradar outros.

Para mim, a leitura desse livro foi muito prazerosa. Totalmente recomendo!
comentários(0)comente



548 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR