spoiler visualizarGabriel1994 18/09/2023
O Senhor d... *A Dança da Morte!*
Terminado mais um livro do mestre do terror e da escrita, Stephen King. Finalizei esse calhamaço repleto de conteúdo de Fantasia, Terror, Suspense, Drama, Ação, Aventura e muito mais em um cenário Pós-apocaliptico provocado por uma epidemia que aniquilou 99% da população!
O livro é dividido em alguns núcleos. No primeiro, Stephen King vai nos introduzir a esse universo epidêmico e devastado. Conheceremos o caos, através das mortes e do escancarado purgatório que se forma por causa da gripe que devasta 99% da população! Pessoas com uma vida normal vendo seus entes queridos adoecer, ficarem acometidos por uma doença devastadora, o mundo acabando diante de seus olhos, pesadelos acontecendo dormindo e acordado, toda tensão, aflição, angústia e terror causado pelo cenário promovido pelo homem escuro!
No segundo núcleo ainda teremos a tensão e aflição persistente, além de um suspense bem interessante que deixa a leitura fluida, combinado com a aventura da incursão dos personagens principais e grupos se mobilizando, vagueando e buscando um destino. Os sobreviventes começam a sonhar com um homem escuro, um andarilho, chamado Randall Flagg e uma velha respondendo pelo nome de Mãe Abigail. Randall Flagg representa o mau e sua missão é devastar o mundo por inteiro. Mãe Abigail representa o bem e a esperança depositada nela por Deus para salvar a humanidade.
Chegando no terceiro núcleo da história nos deparamos com dois grupos. Um a leste (o do bem com Abigail) e o grupo do oeste (com Randall Flagg e o puro mau) e uma política sendo instaurada em casa um dos lados, tensões políticas, estrategias sendo pensadas e uma breve missão a ser concluída... acabar com o homem escuro e sua pura maldade!
O quarto núcleo é a missão definitiva e a conclusão de tudo.
Esse livro tem um ponto muito positivo e uma característica, ou melhor, um dom que é a cara do Stephen King: sua maestria em conseguir criar excelentes personagens!!!
De maneira geral... o vilão e os sub-vilões são excelentes! Randall Flagg é um personagem inspirado (claramente inspirado!) em Sauron e trabalhado de uma maneira que serviu como a dosagem do suspense e terror por todo o livro. A heroína principal ou a primeira, Mãe Abigail, seguindo essa linha comparativa, seria o Gandalf... Preparando heróis...
Os personagens principais Stu, Glen, Larry, Lloyd, Frannie, Harold, Nadine, Jon (Leo), Ralph, Lata de Lixo e outros, além dos coadjuvantes que acrescentaram muito durante a jornada foram escritos com excelência! Bem distribuídos e entregando ao leitor a dinâmica adequada com o cenário para promover uma leitura fluida e agradável. Claro que tem personagens que eu gostaria de ter visto mais, outros menos, mas isso são percepções dadas durante a leitura e o envolvimento e que não comprometem. Os arcos de cada um foram bem trabalhados, confesso isso, independentemente dos desfechos aceitáveis ou não por mim ?.
Meu favoritos nessa jornada foram Stu, Glen e Harold. A amizade de Stu e Glen é como a de Sam e Frodo. Algo bonito! Harold foi um sub-vilão que me causou raiva, repulsa, ódio e outros sentimentos de repreensão. E isso foi bom, pq ele foi criado para gerar isso no leitor! Portanto ele foi uma pedra no sapato bem interessante nessa jornada!
Para mim, Glen é o Robert Neville do Stephen King! É o inteligente que busca uma compreensão além do inexplicável, tendo uma epifânia natural sobre a estranha realidade de maneira condensada e consciente! Um personagem frio e objetivo, determinado e surpreendente. Ele pode não ter tido o destaque de Stu, mas o seu começo e fim foi o melhor de todos! Digno de uma lenda!
Um coadjuvante que marcou na história foi Lata de Lixo. Ele é a prova da eficiência de criar personagens que o autor tem! Teve sua construção, atenção e destaque dadas no devido tempo! É um verdadeiro piromano doidaça que arrebentou a boca do balão!
Um detalhe interessante e legal nesse livro são os Easter Eggs. A Dança da Morte foi inicialmente publicado em 1978, porém teve de ser cortadas 400 páginas do livro por ordem editorial, sendo reduzido a 800 páginas. Em 1988, Stephen King publicou essa edição aqui de 1248 páginas e nessa reedição do livro, ele inseriu as referências. Vemos Easter Eggs de livros como O Iluminado, Cujo, Salem, Christine e outros que talvez eu tenha deixado passar...
O único ponto crítico que tenho a dar sobre A Dança da Morte é um defeitozinho que o mestre King tem... estender finais e ser prolixo até o limite e acabar estrapolando. O livro poderia ter 1100 páginas que estaria perfeito, mas nessa reedição ficou na cara que ele inseriu coisas a mais e acho que deu uma cansada em algumas partes. Essa sensação foram poucas vezes, logo retomava a fluidez por conta dos personagens viciantes e a curiosidade em saber o desfecho!
Talvez esse não seja o único ponto, pois lembrei de outro... ?. Sinceramente acho que, ou o King reuniu os grupos cedo demais ou ele se atentou a politicagem com exagero. Senti que por umas 250 páginas ele pecou nisso. O que me fez sentir falta de um "tempero" ou da "porradaria" ter começado um pouco mais cedo. Faltou um vampiro, zumbi, capangas ousados... a política é interessante, adoro esse elemento na literatura. A sociologia também é um elemento que eu curto. Mas quando a sociologia e a política estão ligadas a "tensão" dá uma sobrecarregada, fecha a bolha... a sociologia e política com ação é bem mais interessante e não deixa perder a fluidez.
O final do livro foi nota 1000/10 (o final principal)!! King fez um plot ali que me fez escorrer lágrimas em vão... mas não cobrarei isso, pois ele é o mestre e como um bom mestre fez um final digno de Óscar, BAFTA, Globo de ouro ou qualquer outra premiação que você conheça! Cinematográfica!
O "segundo final" é mais como um pósfacio, espaço do autor. King transmitiu sua filosofia e visão. Não acho descartável! Mas a emoção de finalizar o livro faz a gente querer acelerar as coisas...
Foi uma excelente leitura! O meu maior livro lido até agora e mais um livraço lido do mestre S.K!!
Nota 4.5, justíssima!
Recomendo muito a leitura e aproveitem cada "porcento" desse livro sem pressa do mundo acabar amanhã! Fica essa dica-critica para os amigos leitores.
Não tenha medo de calhamaços... Ou tenha deste? Ou dele*?? Cuidado com o homem escuro!! Ele tem muitos nomes...