O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1098 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |


Marcelo H S Picoli 19/02/2023

O amor nos tempos do cólera
?Gosto de você não por quem você é, mas por quem sou quando estou contigo.?

?Ninguém merece tuas lágrimas, e quem as merece não te fará chorar.?
comentários(0)comente



Vic 18/02/2023

Pra levar pra vida inteira
Lendo mais um clássico do Gabo e esse me pegou de jeito, desde o modo como ele escolheu começar o primeiro capítulo até as inquietações de Florentino Ariza e a dedicatória linda e curta para sua esposa Mercedes. É o amor em todas as suas formas, paciente, perseverante, uma bagunça, confuso, inquietante e às vezes parecido com o cólera. Recomendo muito a leitura e com certeza já estou ansiosa para ler novamente, minha única ressalva é que os capítulos são extremamente longos, o que não gosto muito mas isso nem me incomodou tanto na jornada que essa novela me levou. Digo jornada porque além do livro te levar por uma vida inteira, mais de meio século, ele também te mostra diferentes faces dos protagonistas a todo momento, o que eu amei muito e me deixou ainda mais envolvida na história.
comentários(0)comente



argni 17/02/2023

Toda a vida
Uma história de amor que ultrapassa as barreiras do tempo e é paciente e perseverante como nenhuma outra coisa jamais foi.
Principalmente na época em que se passa o livro, muito mais castigada por preconceitos e instituições sociais capazes de aprisionar qualquer pessoa, foi muito bonito chegar ao final com um desfecho à altura do amor de Florentino Ariza.
Entretanto, não se pode negar que o formato do livro é bem exaustivo para a leitura. Tem umas divisões (que não são exatamente capítulos) a cada 60 páginas mais ou menos, e nesse meio muitas palavras em parágrafos muito longos.
E me perdi várias vezes no que estava sendo contado, porque o tema muda de repente dentro de um mesmo parágrafo. Tudo isso tornou o livro cansativo, e pessoalmente me fez demorar um pouco mais para ler. Mas vale a pena mesmo assim.

Recomendo!
comentários(0)comente



Tiago 16/02/2023

Garcia Márquez, um grande contador de histórias
"Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas recordava-lhe sempre o destino dos amores contrariados."

É assim que começa este grande romance de Gabriel Garcia Márquez. Uma história de amor que dura mais de meio século com personagens que se tornaram marcantes na literatura sul-americana (Florentino Ariza, Firmina Daza e Juvenal Urbino). A história é contada de uma forma não linear no tempo. O início começa no tempo presente e depois começa um flashback até o ponto em que voltamos ao tempo presente. A história faz jus ao título do livro, uma vez que a Colômbia passava por uma grave epoidemia de cólera durante o desenrolar da trama. Também temos como pano de fundo histórico as inúmeras guerras civis pelas quais a Colômbia passou. Garcia Márquez consegue enquadrar estes acontecimentos históricos muito bem ao longo do livro. Além disso, o dom que Garcia Márquez tem de contar histórias aparece mais uma vez e consegue cativar o leitor.

O "herói" da trama e, sem dúvida alguma, o favorito do narrador do livro é Florentino Ariza. Eu, pessoalmente tive alguma dificuldade em simpatizar com o personagem. Apesar de se dizer eternamente apaixonado, Florentino parece ser movido apenas a relações carnais ao longo da história (chegando em certa parte do livro a cometer alguns atos no mínimo abjetos).

O narrador, entretanto, tolera tais comportamentos e sempre faz questão de lembrar que Florentino nunca deixou de ser um "menino apaixonado" mesmo às portas da velhice. Aliás este menino apaixonado aparece desde a primeira carta que ele envia:

?? enquanto aguardava pela resposta à sua primeira carta, a ansiedade complicou-se-lhe com diarreias e vómitos esverdeados, perdeu o sentido de orientação começando a padecer de desmaios súbitos. A mãe entrou em pânico pois o seu estado não se parecia com os desarranjos provocados pelo amor mas sim com os efeitos da cólera."

Creio que junto com "Crônica de uma Morte Anunciada", "O Amor nos Tempos de Cólera" é uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer a obra de Gabriel Garcia Márquez.
comentários(0)comente



Ivania 16/02/2023

Incrível
Essa sem dúvidas foi a história de amor mais bonita que eu já li, pelo simples fato de comportar outras centenas nela e por se despir totalmente de qualquer pré concepção literária que temos sobre como histórias de amor devem ser escritas e vividas.
comentários(0)comente



Leninha38 14/02/2023

Tudo menos amor
Apesar das ressalvas que tenho contra esse livro foi uma experiência única lê-lo, Gabriel Garcia Marquez precisa ser experimentado e eu fui mt feliz nesse meu primeiro contato com o autor. Adorei a zombaria e a nojeira misturada com esses ditos amores. Leia esse livro sabendo que ele é sobre o cólera nos tempos do cólera. Esse não é um romance convencional.
comentários(0)comente



Tiago.Cecconello 06/02/2023

A vida é a cólera
Com seu estilo sensual, caribenho e mágico, Gabo nos presenteia com uma história brilhante sobre o amor, a vida e a velhice.

Todo mundo que já teve um relacionamento amoroso, bem como as famosas paixões platônicas, vai se identificar com os personagens e suas histórias, pois trata-se de uma história humana. Gabi ressignifica o conceito de amor, tirando a importância da duração.


O cólera, pano de fundo do livro, não é propriamente uma doença, mas a própria vida. Viver é estar em um constante estado de cólera, a um passo da decepção, da tristeza, da velhice e da morte. Porém, entre todas essas coleras, sempre existem brechas para o amor. Uma semana de amor em um navio é uma brecha que deixa passar um raio solar em uma vida cinza. Mas a energia e vida que esse raio traz são capazes de fazer tudo ter valido a pena.
comentários(0)comente



Grazi 04/02/2023

Amores questionáveis?
Esse livro me deixou um sentimento controverso. Por um lado a escrita do autor e a forma como ele constroe a historia é muito interessante e única, disso eu gostei. Mas por outro lado, me deu muitos gatilhos em relação a traições, estupros e pedofilia (um velho de +60 com uma menina de 14). Posso dizer que gosto da história no geral, mas detesto com todas as forças muitos personagens.
comentários(0)comente



02/02/2023

O amor em todos os tempos
Nunca fui muito entusiasmada com histórias de amor. Entretanto, Gabo sempre consegue chamar a nossa atenção, com uma forma única, de humor ácido e irônico ao tratar a ambiguidade entre o amor e a cólera (sendo este último, válido tanto para o sentimento, quanto para a doença que se alastra em Cartagena de las Índias, na parte caribenha da Colômbia).
No início, o protagonista Florentino Ariza chama a atenção por ser um "emocionado", em relação a sua amada Fermina Daza. E consegue esperar por mais de 50 anos para que ela enviuvasse de Juvenal Urbino, ilustre médico que consegue erradicar a cólera naquela região.
É um romance que te faz rir, suspirar e até mesmo se compadecer com todos os personagens, que apresentam qualidades e defeitos ao longo da trama.
comentários(0)comente



Juluzsg 30/01/2023

O amor de verdade
Quando eu coloco esse título, não estou querendo falar da espera de Florentino Ariza, mas da capacidade de todos os personagens encontrarem o amor em todos os momentos, daqueles mais felizes aos mais tristes.
Nenhum personagem é perfeito, todos tem atitudes mais que questionáveis, às vezes até criminosas se ambientar nos tempos atuais, e por isso também são interessantíssimos, mesmo eles acham o amor em todos os momentos, mesmo entre uma das maiores calamidades do mundo.
Amor nos tempos do cólera é sobre o amor real, o que envolve, quais os riscos e consequências, mas só vai entender e apreciar esse livro quem já tiver experimentado o amor.
comentários(0)comente



Clara 30/01/2023

53 anos esperando o amor
Bom, quando eu ganhei "O amor nos tempos do cólera", eu esperava algo grandioso, estamos falando de um livro de Garcia Maquez! Contudo, meu desapontamento foi grande!
Florentino Ariza passou a vida toda a esperar pelo amor de Fermina Daza, é a história do cotidiano deles, obviamente que um longe do outro. Realmente, tive a sensação de ter envelhecido junto com os personagens, cinquenta e três anos passado por mim.
Enfim, a escrita é boa, Marquez trabalha bem, contudo, a história tinha potencial e não se desenvolveu.
comentários(0)comente



Juliana 29/01/2023

Queria fazer longos comentários, mas preferi vir aqui no calor do momento e dizer que esse livro é inebriante de lindo, cada página eu ficava mais maravilhada com a escrita do Gabriel Garcia Marquéz. Com certeza um dos livros mais bonitos que já li na vida
comentários(0)comente



Mariana113 28/01/2023

ao contrário do que o título pode sugerir, esse não é um livro sobre amor, mas sobre amores em todas suas contradições. essa foi minha primeira experiência literária com as obras do gabo e senti como se tivesse um tesouro em mãos. como pode a literatura acessar fragmentos inconscientes, não ditos, cravados na minha alma? esse livro coloca em evidência aquilo que é oculto nas grandes histórias de amor: a sua crueza. há poucos que conseguem enxergar beleza naquilo que é real, e por isso esse é um livro que incomoda, porque toca no que muitas vezes imaculamos.
ao gabo, só posso agradecer por esse presente.
comentários(0)comente



Let 28/01/2023

Que presente é a escrita do Gabo. Não é daqueles livros que você lê rápido esperando o desfecho. Pelo contrário. A escrita é tão excepcional e as frases tão cheias de significados que você quer ler devagarzinho e com calma, pra extrair tudo que conseguir dali.

Amei os paralelos traçados, como por exemplo, o fato de o livro começar com a história de um personagem que preferiu morrer a encarar a velhice, e terminar com dois personagens (re)encontrando o amor no auge da velhice.

Algumas partes são difíceis de ler, por narrarem situações reprováveis e que causam muito incômodo. Mas consigo entender essa escolha do autor, já que são situações que também ocorrem na vida real.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1098 encontrados | exibindo 331 a 346
23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 |