O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1098 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Hiária 04/08/2024

Amor visceral
O amor nos tempos do cólera chega a ser viceral, talvez por isso que Florentino Ariza tinha problemas gastro intestinal.

Um amor que atravessa décadas, é persistente e sinceramente é uma linha muito tênue entre amor e obsessão, mas enfim, depois de cinqüenta e três anos, sete meses e onze dias com as respectivas noites, Florentino Ariza tinha a resposta preparada havia:
? Toda a vida ? disse.

Esta obra me faz lembrar que o Gabriel gosta de longas datas, tal qual ocorreu em Macondo, regado pela chuva torrencial que haveria de durar anos. Choveu por 4 anos, 11 meses e 2 dias.

Li ambos livros com a mesma sensação que tava ouvindo uma história contada por um senhor ou senhora contadores de histórias, daqueles que contam ?causos? de antigamente e ficamos de olhos vidrados, aguardando o desfecho.

Por fim, a única parte que não gostei e sentir ânsia, na minha percepção, há pedofilia, mas naquela época 14 anos era ?permitido?. Tanto que no Brasil, uma das leis contra exploração e abuso sexual, lei 9970/00, foi instituída em 18/05/2000.
comentários(0)comente



Maria.Gabrielly 03/08/2024

Finalmente e que livrão!!
Terminei esse livro maravilhoso!
O Gabo realmente sabe escrever e descrever. O amor é quase tangível nessas páginas, um amor real, inscrito numa realidade difícil e, por vezes, nojenta.
Amei as imperfeições dos personagens, os detalhes vividos e os sentimentos descritos com uma mestria nunca vista antes por mim.
Vale a pena demais e já estou com vontade de reler.
Não é um livro fácil, se posso dar um conselho, leia devagar e com calma
comentários(0)comente



maicon.frasson 31/07/2024

O amor nos tempos do cólera
A história é muito boa. Os personagens são bem construídos e mostram tanto qualidades quanto defeitos. Tenho que confessar que, para mim, os limites entre amor e obsessão se misturavam com frequência. O final também foi bem construído. Como outros livros do Gabo, eu recomendaria.
comentários(0)comente



Alinebm 31/07/2024

Amor de travessia?
Primeira obra do Gabo que eu li foi Cem anos de solidão que me impactou profundamente?

Resolvi ler Amor em tempos de cólera pois me disseram que era melhor que o anterior.
Hoje posso falar que ambos são incríveis, mas de forma distinta.

Amor em tempo de cólera fala do amor de Florentino Ariza por Firmiza Daza que atravessa décadas sem esmorecer e culmina no amor da velhice que pode ser indecente para os limitados na linguagem do amor.
Esse livro é uma narrativa descrita em pura poesia com metáforas surpreendentes.
A descrição dos personagens, cenas e cenários é minuciosa que enriquece a estória em nossas mentes de forma avassaladora.
É uma escrita visceral e sinestésica onde
consigo sentir os aromas, ver as cores e ouvir os acontecimentos de uma forma que só o Gabo consegue fazer?

Ao final me lembrou muito a música dos Los Hermanos ?Conversas de botas batidas?

Nota 5/5
comentários(0)comente



Patricialima02 31/07/2024

Amo o Gabriel!
Mesmo sendo bem diferente do que eu imaginei, o enredo desse livre é completamente bom de ler, são tantas idas e vindas que em alguns momentos eu fiquei perdida, mas com toda certeza foi maravilhoso ler e descobrir mais sobre Gabriel García Márquez.
Amei!
comentários(0)comente



Jeanpaia 30/07/2024

O Amor nos Tempos do Cólera.
Um livro lindo, que fala sobre o amor em todas as suas faces.
uma obra de arte que toca o coração profundamente, e nos faz sentir e viver o amor.
Gabriel, você foi uma jóia rara.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Elton.Oliveira 29/07/2024

Mais uma fantástica narrativa de Gabo
Ler essa preciosidade de Gabo foi um enorme prazer ! Tive a felicidade de lê-lo em LC com uma amiga aqui do Skoob , Regis ? !

Uma história que tem como pano de fundo uma guerra civil e uma epidemia de cólera, doença essa, que o autor nos fez confundir seus sintomas com os delírios românticos do nosso personagem!

Uma história que teve um início arrebatador , um meio trágico e um fim apaziguador ! Um amor alimentando com afinco , por apenas uma das partes , de forma platônica e solitária.

Gabo utiliza de vários recursos, foca em poucos personagens principais , mas nos encanta com suas particularidades, evolução e amadurecimento. Nos apegamos à uns , desgostamos de outros , nos apegamos de volta ....

Depois de ter lido , descobri que a história teve inspiração nos seus pais , que me deixou ainda mais extasiado com a magia criada pelo livro!

Depois de ter lido Cem Anos de Solidão, não tive nenhuma decepção com essa segunda escolha do autor , que venham mais e mais livros de GaBo !!!!

Recomendo à todos !!!
Regis2020 30/07/2024minha estante
Adorei a resenha, Elton, assim como a experiência de fazer essa leitura com você! ???


Elton.Oliveira 31/07/2024minha estante
Obrigado Régis! ???


CPF1964 31/07/2024minha estante
?????


CPF1964 31/07/2024minha estante
Regis e Elton.....LC


Elton.Oliveira 31/07/2024minha estante
Só alegria!!! ??




Jon Linneker 29/07/2024

Que obra linda...!
Tantas partes tão tocantes e encantadoras nessa obra, que fica difícil escolher uma parte favorita pra mencionar aqui!
A montagem russa emocional é garantida!
comentários(0)comente



dani ð 29/07/2024

O amor sobrevive ao tempo
"O Amor nos Tempos do Cólera", de Gabriel García Márquez, é uma história épica de amor que se estende por mais de meio século. O romance segue a vida de Fermina Daza e Florentino Ariza, que se apaixonam na juventude, mas são separados por circunstâncias sociais e pessoais. Fermina casa-se com um médico bem-sucedido, enquanto Florentino dedica sua vida a construir uma carreira e a diversos casos amorosos, mas nunca esquece seu amor por Fermina. Quando o marido de Fermina morre, Florentino vê a oportunidade de finalmente reconquistar seu amor de juventude. Com a narrativa rica e detalhada de García Márquez, o livro explora temas de amor, tempo e perseverança, criando uma obra memorável e cativante.
comentários(0)comente



Mari 26/07/2024

A história de um amor doentio
De todos os livros escritos por Gabriel García Márquez de que já ouvi falar, ?O Amor nos Tempos do Cólera? era o que eu mais tinha curiosidade de conhecer. Sendo um autor muito prestigiado, premiado com o Nobel da Literatura, minhas expectativas eram altas.

Em síntese, o enredo conta a saga do amor doentio de Florentino Ariza por Fermina Daza, de modo que ele aguarda a viuvez da amada por cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias para ter uma nova oportunidade de se declarar.

A premissa me cativou, gostei muito do início. Há momentos de alívio cômico que realmente me arrancaram sorrisos. A leitura flui como se eu estivesse ouvindo um avô contando uma história que ele sabe em detalhes. O amor do protagonista se tornou uma obsessão e a trajetória dele desperta reflexões interessantes sobre o envelhecimento e o valor que damos à vida. O paralelo entre os sintomas do cólera e do amor tornam o título icônico e muito apropriado.

Posso dizer que amei o estilo de narrativa e o fato de ele ser bastante consciente da importância de transmitir a noção de passagem do tempo em uma história que se estende por tantos anos. Porém, a forma como alguns temas são abordados pelo narrador me incomodou profundamente. Sem dúvidas, a abordagem que mais me desagradou envolve a pedofilia do protagonista em um certo momento avançado de sua vida. Dessa parte em diante, a leitura ficou amarga e não consegui mais ter empatia por ele.

Então, digamos que valeu a pena a leitura, mas esperava um desenvolvimento que fosse mais condizente com a boa fama do autor. Compreendo a importância de abordar temas polêmicos na literatura, mas a forma como isso é feito faz toda diferença na recepção do leitor e na mensagem que se deseja passar adiante. Na minha percepção, uma abordagem problemática sobre um assunto tão sério comprometeu a conclusão de uma história que poderia ter me conquistado do início ao fim.
comentários(0)comente



Jão Victor 25/07/2024

Não se engane...
Esse livro não é só sobre amor. É sobre o tempo, família, amigos, casamento. É sobre amadurecer, persistir, amar quando não houver mais o fogo da paixão e, principalmente, sobre envelhecer.

No início tive bastante dificuldade com a lírica do Gabo (foi meu primeiro livro dele), mas, depois que me acostumei, sua maneira poética de descrever pessoas e situações era o que eu mais admirava. Um livro tão bem escrito e uma história tão envolvente que me peguei suspirando e sorrindo pro Kindle como se estivesse recebendo uma mensagem de amor pelo whatsapp.

Fantástico!!
comentários(0)comente



Yasmine.jasserand 23/07/2024

O amor nos tempos do cólera
É gratificante poder ler o livro favorito de uma das minhas pessoas favoritas no mundo.
Primeiro livro que leio do -Gabo- e posso dizer que vai ficar marcado por muito tempo.
Gostei tanto da escrita dele, como dos personagens e da saga de amor entre o Florentino Ariza e Fermina Daza. Que são dois personagens complexos, cheios de falhas e contradições.
Não é mais possível encontrar uma história assim nos dias de hoje...
Que além de explorar as diferentes fases e formas que um amor pode se tornar ao longo da vida, também mostra a constante reflexão do inevitável destino do envelhecimento e a passagem de tempo que nos cerca em nossos dias.
São dois temas que quando estão juntos e são bem desenvolvidos - que é o caso- não teria como dar errado
Said Honczaryk 24/07/2024minha estante
Top top te amo


Said Honczaryk 24/07/2024minha estante
Eh 4.5?.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rony 16/07/2024

O Amor nos Tempos do Cólera
Eu não consigo descrever bem a maneira como eu me sinto lendo os livros do Gabriel García Marquez. Eu fico encantado de uma forma singular. Nesse livro, me encantou a forma como a história era tecida sem seguir uma linha bem reta. Parecia de fato que o leitor navegava um rio e por vezes precisava voltar à cidade anterior para entender melhor porque uma coisa estava acontecendo. Fermina Daza é uma personagem muito curiosa, assim como o doutor Juvenal e o Florentino. Os últimos capítulos do livro são de uma genialidade incrível. Do nada você encontra uma frase e pensa: "meu deus, é exatamente isso" ou "como isso é lindo" ou mesmo choque por algo tão interessante e que igualmente põe o leitor à distância por um estranhamento forte. Mas não era de se esperar outra coisa do Gabo mesmo. Um livro sensacional e que sempre me lembra da Cecília, não só por ela sempre me recomendar vários livros do Gabo, como também por ter me presenteado com essa edição belíssima. Muito obrigado por sempre me levar à literatura e me lembrar da paixão que ela nos desperta.
comentários(0)comente



1098 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR