O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1097 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Gotas de leitura 28/06/2020

O amor nos tempos do cólera. Gabriel García Márquez. 1985.
“Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois a mãe para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera.”

Alguns dos principais sintomas do cólera são diarreia, vômitos, dor abdominal e febre, levando o paciente a desidratação e, nas formas graves, a óbito. Esses sintomas nada românticos, são os mesmos do amor!
É com o realismo de García Márquez, nessa obra menos fantástico que no clássico Cem Anos de Solidão, que acompanhamos histórias de amor em tempos do cólera (doença) e da cólera (guerra).

Após receber o Prêmio Nobel e passar um ano sabático em Cartagena, Gabo começou a escrever esse livro tomando como ponto de partida a história de amor dos próprios pais. Um telegrafista que enfrenta a oposição do pai da moça e cria uma rede de comunicação para alcançar a amada.
Florentino Ariza é o telegrafista que consegue declarar seu amor a Fermina Daza, usando a rede de telégrafos e cartas apaixonadas. No momento que Fermina volta da viagem planejada pelo pai e revê Florentino, se dá conta que não corresponde ao amor dele. Casa-se então com Juvenal Urbino e fica com ele mais de 50 anos.

A duração do casamento de Fermina é a mesma da espera de Florentino. Ele, no entanto, preenche essa espera com muitos “amores”, alguns bem controversos.
Com a morte de Juvenal, surge outra possibilidade de viver esse amor interrompido na adolescência. Já idosos, Florentino e Fermina embarcam numa aventura de amor e cólera.

Mais um livro incrível de Gabriel García Márquez, com escrita profunda, poética e fantástica!

site: https://instagram.com/gotasdeleitura
Isadora1232 28/06/2020minha estante
Excelente resenha!


Gotas de leitura 28/06/2020minha estante
Obrigado!




Ana Carolina 13/05/2021

"Os fracos não entram jamais no reino do amor. "
"Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois à mãe para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera."
Não espere um livro com uma ideia super inovadora. Muito longe disso. Pelo mesmo motivo não faça comparações com o realismo mágico de "Cem Anos de Solidão". Talvez por comparar o incomparável, foi um livro lento para mim. Por vezes a beira do enfadonho. É um belo livro. Poético na verdade (quem lê grifando frases de efeito vai se esbaldar- eu me esbaldei).
Leia sem pressa. Mais do que a história de amor o que importa aqui é a forma que ela foi escrita.
comentários(0)comente



Ana 10/07/2022

E mais uma vez, a América Latina faz tudo!
Se eu ganhasse um real pra cada pessoa que me disse que eu ia amar Gabo e que era bom eu dar uma chance logo...

Sendo assim, dei prioridade ao livro mais belo da estante - esteticamente, eu pensei. Ao finalizar a leitura, posso afirmar que por dentro ele é tão lindo quanto.

Demorei um pouco para me adaptar à escrita do Gabo, só lá pra uns 30% do livro eu me vi realmente envolvida na história. E que história, tá? Fico feliz de ter pego sem saber nada sobre ela, apenas que seria uma história de amor. Embora a minha visão sobre relações seja um ~pouco~ diferente da que nos é apresentada aqui (rs), me vi completamente envolvida na história, e foi impossível não ser tocada por ela. Pra mim, foi um livro muito visual e muito profundo. Sinto que é pouco escrever "envolvida na leitura", porque Gabo faz muito mais do que isso. Ele nos apresenta toda uma vida desses personagens, e você se sente ali, como se todo o amadurecimento e evolução de 50 anos tivessem passado por você também. Parece que qualquer coisa que eu vá escrever sobre esse livro não chega nem perto da experiência de lê-lo, então eu recomendo que você dê uma chance IMEDIATAMENTE a essa história. Não é "melosa" ou "melodramática", eu garanto!

Pra ser sincera, ao terminar esse livro eu quis imediatamente ler Cem Anos De Solidão porque fiquei viciada no jeitinho do Gabo de contar histórias, mas prefiro me permitir absorver essa leitura e pensar sobre ela para depois iniciar outro livro dele. Fico muito contente em confirmar que sua escrita e suas histórias são assim, do meu jeito favorito: marcantes o suficiente para nos fazer pensar sobre durante algum tempo, e ter certeza que mesmo depois de anos da leitura concluída, sempre vamos lembrar dela de uma forma especial. Mais uma vez eu digo: recomendo o livro pra todo mundo, não importa o seu gosto literário: só lê e agradece depois, viu?

site: https://www.instagram.com/_literariana/
comentários(0)comente



Karla :) 27/04/2022

Só Garcia Marquez supera Garcia Marquez
O livro que levava a coroa de meu favorito era 100 Anos de Solidão até eu ler dez páginas de O Amor nos Tempo do Cólera.
Tem um milhão de argumentos que eu poderia escrever aqui - desde a escrita belíssima, até o assunto em si, passando por como a experiência latina bate forte na gente - mas no fim do dia esse livro é meu livro favorito da vida até agora porque eu sou eu e porque esse livro é esse livro. Eu amo o amor desde que comecei a ler e provavelmente nada que não fale sobre o amor com esse mesmo senso de realidade vai me fazer sentir isso de novo. Fazia muito tempo que eu não chorava lendo e esse me fazia chorar o tempo todo, sem nem ter tragédias que expliquem esse tanto de lágrimas, ou de sentimentos por trás delas. Te amo Gabo, te amo.
carlosdeangelis 29/04/2022minha estante
Falar o que né? Esse é mais uma das incríveis obras do Gabo. Amei esse livro. Mas ainda 100 anos é meu xodó...


carlosdeangelis 29/04/2022minha estante
*essa é




Kety 17/04/2022

Um livro de amor, sobre o amor. Gabriel Garcia Márquez consegue passar de uma forma tão natural e entrelaçada as alterações que ocorrem na cidade de Cartagena e em seus arredores com as mudanças que ocorrerem nas fases da vida humana e principalmente no amor com o passar do tempo, as diferentes fases do amor, da sua nascença até a maturidade, passando pela juventude, a desilusão, o arrebatamento, as paixões?. Tudo muda, menos a certeza e o amor de Florentino Ariza por Fermina Daza.
comentários(0)comente



Kaiã 10/01/2023

Primeiro do ano. Acabo o livro com a certeza que o amor é muito doido, deveria ser simples e, aparentemente, nunca é. A vida sempre é cheia de surpresas e dramas. Vale a pena.
comentários(0)comente



Rodrigo 01/11/2012

Favorito
Tão lindo. Tão simples e tão subjetivamente universal. É algo que de tão profundo parece inato a todos nós. São descrições de sentimentos, de amores que de tão verdadeiros parecem nossos. Amores diversos e ao mesmo tempo únicos. Um livro espetacular que arranca lágrimas e faz o leitor parar e deglutir em diversos trechos, tamanha a perfeição literária.
comentários(0)comente



Karen Silva 22/07/2020

É baseando-se na história de amor de seus pais – Gabriel e Luiza – que Gabriel García Márquez descreve o amor e seus sintomas. A história se passa em um não definido país da America Latina, no século XIX, marcado por disputas políticas e surtos epidêmicos, dentre eles o Cólera.

Ali vive o jovem Florentino Ariza, aprendiz de telegrafista que se apaixona perdidamente por Fermina Daza quando vai entregar um telegrama ao seu pai, Lorenzo Daza.

Fermina recebe o galanteio com desinteresse e até certo desprezo. Enquanto isso, Florentino padece de amores por ela e sua mãe chega a crer que ele poderia ter contraído cólera. Quando se recupera, Fermina finalmente o corresponde. Mas o romance é impedido pelo pai da jovem, que a envia em uma viagem para esquecer o rapaz.

O livro segue então narrando os encontros e desencontros dos dois personagens. A ascensão profissional e os numerosos casos de Florentino, a vida doméstica de Fermina e a influência social do Dr. Juvenal, seu esposo. E somente passados mais de 50 anos Florentino tem a oportunidade de tentar reconquistar Fermina e viver o amor que sonhou por toda a vida.

O Amor Nos Tempos do Cólera é um livro que fala sobre o poder do amor em todas as suas formas. E o faz lindamente através da escrita poética do autor. Contudo, não fui capaz de me conectar com os personagens e nem admirar suas ações. Não há como negar o quão complexo e bem desenvolvido é Florentino Ariza, mas para mim ele teve pouquíssimo apelo e foi até difícil torcer por sua felicidade.

Apesar de não ter minhas expectativas atendidas nessa leitura, pretendo ler outras obras do autor e espero ter uma perspectiva diferente das mesmas.
comentários(0)comente



Lucas 31/05/2020

Tino tino se não te acerto te escarabino
A linda e um tanto trágica história de amor que vai além dos personagens principais, perfazendo-se em cada aventura correlata, mostrando as belezas e amarguras de vidas que se entrelaçam, desconectam-se e voltam a se encontrar. Enquanto uns dão seu último sopro, outros fazem sua estreia no espetáculo desse universo cheio de emoções e sentimentos.
Felipe.Siqueira 05/06/2020minha estante
Essa capa é maravilhosa!


Lucas 05/06/2020minha estante
Bonita mesmo




Gláucia 07/02/2011

O amor é para sempre...
Uma história de amor inesquecível, para figurar ao lado de Romeu e Julieta, Tristão e Isolda, Gilliat e Deruchette, Cyrano e Roxanne...
E para os rapazes que se aborrecem por ter que esperar mais 15 minutos para que sua amada termine de ajeitar o cabelo, espelhem-se no exemplo de Florentino, que esperou por Fermina durante 51 anos 9 meses e 4 dias.
comentários(0)comente



@ciduart 23/09/2020

O amor nos tempos do cólera
Eu amei e confesso que tive aversão a alguns personagens, pois assim como na vida real, eles têm atitudes e pensamentos tão medonhos que nos fazem questionar: como assim?

A escrita do Gabriel Garcia Marquez é envolvente com várias tiradas cheias de humor e ironias. Não se engane, não tem nada de amorzinho enfeitado, assim como na vida real. Dei muitas risadas.
comentários(0)comente



Ana Rohrer 27/09/2020

O amor é uma peste. Corrói, desassossega, e vence barreiras.
Escrita perfeita e apaixonante.
comentários(0)comente



Rod. 19/04/2021

Uma bela definição de amor.
Não foi meu livro favorito de Gabo. Porém, preciso reconhecer a beleza da escrita dessa obra. A história desse casal, nos mostra o amor de uma forma tão resignada e pura, que encanta todos aqueles que tem o prazer de concluir essa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paloma 14/04/2021

O amor nos tempos do cólera
Gabo como o genuíno contador de história que é, nos conduz pela narrativa sobre o amor entre Fermina Daza e Florentino Arizo. De um lado, uma jovem de classe média, estudante da melhor escola da cidade, que vive acompanhada da tia e precisa obedecer meticulosamente as ordens do pai. Do outro, um jovem telegrafista, humilde, romântico, poeta e sonhador. E antes que qualquer coisa mais seja dita, um alerta, isso está muito longe de ser um romance sobre uma história de amor convencional... Esse amor não tem nada de platônico, passageiro ou habitual, ele dói e machuca, pode até ser confundido com os sintomas do cólera.
Essa história de amor demora um bom tempo a se desenvolver e Gabo com sua maestria narrativa nos envolve nesse romance e na vida dos personagens (e são muitos ein!). Uma história que só poderia ter sido contado por Gabo mesmo; uma pitada de realismo, romance, ironia, comédia e muito sentimento envolvido.
É um livro que nos deixa marcas...
comentários(0)comente



1097 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR