Nicole Fabri 01/03/2021A assombração dentro de nós Pra mim, a Volta do Parafuso não é foi livro fácil de gostar. Os personagens em si não são muito carismáticos e a narrativa não me envolveu tanto. Porém, ele tem o seu valor, que na minha opinião está no subtexto.
A começar pelo título, que foi traduzido ao pé da letra e não fez muito sentido no Brasil. O termo “the turn of screw” seria algo como o nosso “a gota d’água”, ou seja, aquele ponto de virada que muda tudo. Nesta obra acredito que existem vários momentos de tensão, que aos poucos vão levar ao final trágico. Vale ao leitor tentar perceber qual foi o momento que assinou a sentença dos personagens.
Além disso, Henry James, constrói sua personagem principal de forma a você ter duas opções: ela é muito boa e quer proteger essas crianças, ou, ela não está batendo bem e criou toda uma história de fantasmas para se tornar a grande protetora da moral e bons costumes. Você escolhe se vai para um viés mais psicológico ou sobrenatural e essa é a graça da coisa.
A série A Maldição da Mansão Bly (The Haunting of Bly Manor - 2020) se baseou na premissa, mas criou algo bastante novo, com novos personagens e personalidade mais aprofundada dos que já existiam. A série é menos sutil que o livro, deixa claro que o sobrenatural existe e cria um romance, lindíssimo por sinal (mas que não existe no livro). Enfim, gosto das duas obras, mas a série é com certeza mais simpática e fácil de engolir, enquanto o livro precisa de um olhar mais cuidadoso.
*Texto publicado na minha página do instagram @red_coven_
site:
https://www.instagram.com/red_coven_/