@vcdisselivros 13/10/2020Bem-vindo a mansão BlyEscrito por Henry James, A outra volta do parafuso foi dividido e publicado em doze partes, apresentadas ao público por meio de uma revista no ano de 1898. Com o passar do tempo a história foi reeditada e consequentemente chegou ao que nós conhecemos hoje.
O EMPREGO DOS SONHOS
Na trama, uma jovem é contratada para ser tutora de Flora e Miles, duas crianças órfãos que vivem na mansão Bly, nos arredores de Londres.
Tudo parece ir bem, as crianças são educadas e o imóvel é um verdadeiro sonho, no entanto, duas aparições atribuídas a antigos criados já mortos entram em cena, assombrando todos.
TERROR PSICOLÓGICO
O grande mistério em torno das aparições é que elas parecem chegar somente quando a nova tutora se muda para a mansão. Desse modo, o leitor precisa esmiuçar os mínimos detalhes e confrontar todos para checar a veracidade do que é falado em cada situação.
DESNECESSÁRIO
Durante o desenvolvimento do enredo, as crianças são descritas como angelicais, perfeitas. Ainda assim, fica claro que o autor tenta romantizar a imagem do menino que tem somente 14 anos, sugerindo que algo poderia acontecer entre ele e a governanta que indica ter 24 anos.
Apesar do incômodo que isso transmite, o raciocínio faz sentido se o leitor seguir um dos caminhos apresentados no livro, dito isso, Henry James criou uma obra extremamente dúbia, no sentido de que o leitor escolhe no que e em quem acreditar.
ADAPTAÇÕES
Ainda que a obra possua muitas adaptações, as mais recentes são Os órfãos, que esteve nos cinemas brasileiros em janeiro de 2020 e A maldição da mansão Bly, que chegou agora em outubro e já está disponível no catálogo da Netflix.
POR FIM
Não tenho vergonha nenhuma ao dizer que tive certa dificuldade ao ler A outra volta do parafuso. Os diálogos repletos de devaneios e a linguagem clássica demandam um maior tempo do leitor, que por ingenuidade, pensa que essa pode ser uma leitura rápida.
A verdade é que quanto mais lemos, mais descobrimos que se torna impossível desvendar o mistério criado por Henry James, sendo necessário aceitar o desfecho aberto a interpretações.
site:
https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/